sexta-feira, 25 de julho de 2025

BEM-VINDO AO SB SABENDO BEM DE 27 DE JULHO DE 2025- DIA DOS IDOSOS E AVÓS

 

Sabendo Bem

A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. (I Coríntios 1, 18).

27 DE JULHO DE 2025 – TEMPO COMUM

 

17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO C

Ano Jubilar 2025 - Peregrinos de Esperança

Dia Mundial dos Avós e Idosos "Bem-aventurado aquele que não perdeu a esperança" (Eclo 14,2)

 

SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR!

 

NADA TE ASSUSTE NEM TE PERTURBE

https://youtu.be/JIappkyFiAg?si=iP2IN1ex9NmGompS

 

HINO OFICIAL DO JUBILEU 2025

https://youtu.be/Fv5igRi1rkc

SEJA BEM-VINDO!

17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

 

Como eu não uso anúncios publicitários, mas gostaria de continuar este Blog SB SABENDO BEM todos os Domingos, se você puder e quiser ajudar com qualquer valor, deposite  neste Pix sbsabendobem@gmail.com para Sérgio Bonadiman Banco do Brasil

II- SB SABENDO BEM DAS LEITURAS DO 17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2.1- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

II-       SB SABENDO BEM DAS LEITURAS   DO 17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

2.1- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

Sejam todos bem-vindos! Neste dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, somos chamados a viver em comunhão com Deus e com os irmãos. Que esta celebração molde o nosso coração.

Neste domingo, somos convidados a reacender a chama da oração em nossos corações na certeza de que a oração é a respiração da alma. Por isso, neste dia a liturgia nos chama a colocar o nosso coração em comunhão com Deus. Celebramos também o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos com o tema: “Bem-aventurado aquele que não perdeu a sua esperança”. Estas palavras expressam a bemaventurança dos idosos e indicam na esperança depositada no Senhor o caminho para uma velhice cristã e reconciliada. Rezaremos de forma especial com todos os idosos e avós que estão nesta celebração e testemunham para nós a esperança

Irmãos e irmãs, aqui nos reunimos para celebrar o Mistério da Morte e Ressurreição do Senhor. Por esta Eucaristia, o Senhor, Esposo da Igreja, renova sua aliança de amor conosco e nós com Ele. Viemos para dialogar com Ele; ouvir sua Palavra e respondê- la; comungar seu Corpo e Sangue e assim entrar em comunhão mais profunda com Ele. Celebramos hoje o Dia Mundial dos Avós e Idosos, que eles possam enraizar a vida em Deus e ser para suas famílias e nossas comunidades um sinal da esperança cristã, que jamais decepciona (INTRODUÇÃO DO FOLHETO POVO DE DEUS EM SÃO PAULO).

2.2- NOTÍCIAS DO VATICANO E DA IGREJA DO BRASIL:SÃO PAULO, REGIÃO IPIRANGA E PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SA

 

2.2- NOTÍCIAS DO VATICANO E DA IGREJA DO BRASIL:SÃO PAULO, REGIÃO IPIRANGA E PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SA

 

Ø  Jubileu dos Jovens: o mundo em Roma para o “momento mais esperado” do Ano Santo

Apresentados na Sala de Imprensa do Vaticano os eventos dedicados às novas gerações, que serão realizados de 28 de julho a 3 de agosto com participantes de 146 países. Dom Fisichella: “abraço” ideal, em particular às zonas de guerra. Mantovano: ajudemos os jovens nas suas “escolhas importantes”. Prefeito Gualtieri: “o maior evento italiano em termos de equipamentos tecnológicos”.

Edoardo Giribaldi - Vatican News

“O momento mais esperado” do Ano Santo, que verá Roma se abrir “ao mundo”, mesmo às zonas tragicamente marcadas por conflitos. Para que cada jovem, ao se confrontar com seus coetâneos, possa sentir “um abraço” e manter a fé naquele apelo de ser “sentinelas da manhã” que o Papa João Paulo II havia relançado há 25 anos. Sob esses auspícios, foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 23 de julho, na Sala de Imprensa da Santa Sé, os eventos do próximo Jubileu dos Jovens, programado de 28 de julho a 3 de agosto.

https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2025-07/jubileu-dos-jovens-coletiva-de-imprensa-23-julho-2025.html

Ø  Vicariato da Caridade Social melhora a articulação das ações caritativas na Arquidiocese 

Instituído em julho de 2024 pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, o Vicariato Episcopal da Caridade Social tem conseguido articular de modo mais adequado as ações caritativas já realizadas pelas paróquias e organismos da Arquidiocese de São Paulo. 

A avaliação é do Cônego Marcelo Álvares Matias Monge, Vigário Episcopal da Caridade Social. Ao O SÃO PAULO, ele enfatizou que as ações de caridade já ocorriam de modo organizado nas paróquias, associações, movimentos, hospitais, escolas e faculdades ligadas à Igreja Católica, e que o Vicariato tem contribuído para a articulação e conhecimento dessas iniciativas que tornam a cidade “mais humana, solidária e fraterna”. 

Ao anunciar a instituição do Vicariato – um dos frutos do 1º sínodo arquidiocesano (2017-2023) –, Dom Odilo projetou que por meio dele se fortalecerá “a identidade cristã das instituições e das ações sociais e caritativas promovidas pela Igreja Católica nos seus diversos setores, favorecendo, ao mesmo tempo, o testemunho público da fé, mediante as obras de misericórdia, de caridade e de justiça, sem as quais ninguém entrará na vida eterna (cf. Mt 25,31-46), a valorização da vida e da dignidade humana, tendo como referência fundamental o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja”. 

Fonte: Jornal O São Paulo

Ø  Secretários executivos dos 19 regionais da CNBB se reúnem em Salvador para encontro nacional

eve início na segunda-feira, 21 de julho, em Salvador (BA), o Encontro dos Secretários Executivos dos 19 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Realizado até o dia 25, o evento reúne representantes de todas as regiões do país para momentos de escuta, planejamento e partilha de experiências pastorais.

Ø  A Eucaristia de abertura aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia da Ressurreição do Senhor, em Ondina, e foi presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, cardeal dom Sergio da Rocha.

Ø  Concelebraram a Eucaristia dom Dirceu de Oliveira Medeiros, presidente do Regional Nordeste 3; dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB; o padre Jânison de Sá, subsecretário de Pastoral da CNBB; além de padres do clero arquidiocesano e de outras dioceses.

Ø  COMUNHÃO ECLESIAL

Ø  Na homilia, dom Sergio ressaltou a relevância do serviço prestado pelos secretários executivos como expressão concreta da comunhão eclesial e do compromisso com a missão evangelizadora da Igreja no Brasil. “A atuação de cada um de vocês contribui decisivamente para que a vida e a missão da Igreja se realize com unidade, organização e espírito de serviço”, afirmou o Cardeal.

Ø  A realização do encontro em Salvador representa um marco para o Regional Nordeste 3, que acolhe, com alegria e espírito fraterno, os representantes de todo o país, reforçando os laços de comunhão entre os regionais e a CNBB.

Fonte: CNBB

Ø  Ipiranga: Congregação fundada por Santa Paulina inicia Ano Capitular 

 

Com o tema “Irmãzinhas: Mulheres profetisas, tecendo esperança e sinodalidade no cuidado com a vida” e o lema “O Espírito do Senhor está sobre nós. Vamos! Anunciemos a Esperança!” (cf. Lc 4,18), teve início no dia  17de julho, o Ano Capitular da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. 

Ipiranga: Fiéis lotam missas no dia de Santa Paulina, a padroeira dos pobres e doentes

Crismas e Missão dos Seminaristas são destaques no Ipiranga

Boulevard São Judas e missas com Crismas são destaques no Ipiranga

4 de julho de 2025Região Ipiranga

Ipiranga: com relíquias de santos, Pastoral da Saúde leva fé e esperança aos enfermos

Ipiranga: Apostolado da Oração regional realiza retiro

 

https://osaopaulo.org.br/autores/regiao-ipiranga/

 

 

 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Ø  Congresso Nacional da Federação Agostiniana do Brasil (FABRA)

 

Aconteceu em Itaici-SP, o XVI Congresso Nacional da Federação Agostiniana do Brasil (FABRA) .Teve início na semana passada e terminou no dia 25 de julho (sexta-feira).Nesta edição especial, será celebrado o Jubileu de Ouro do Primeiro Congresso da FABRA, realizado em 1975.

Houve diálogos e reflexões sobre o tema “Santo Agostinho: Doutor da Graça, Peregrino da Esperança”. Foram dias de encontro fraterno, partilha de experiências e vivência intensa do carisma e da espiritualidade agostiniana.

Nossa comunidade estará representada pelo nosso pároco Frei Alcimar, OAR (membro do conselho fiscal da FABRA) e de paroquianos pertencentes à Fsar (Fraternidade secular agostiniana recoleta).

Ø Mutirão de limpeza da igreja Nossa Senhora da Saúde

No dia 08, por volta das 17h30, começou um incêndio no interior da igreja, no quartinho embaixo do altar de Nossa Senhora da Consolação, onde havia vários objetos guardados. Com a ajuda dos bombeiros, o fogo foi controlado. Infelizmente, muito do que estava lá se queimou… Como consequência, nossa igreja ficou com um cheio forte de fumaça e muita fuligem por toda parte. Muitos paroquianos voluntários compareceram na manhã de quinta-feira na igreja para, juntos, formarem um animado mutirão de limpeza!

Não houve vítimas, ninguém se queimou e o altar não foi atingido pelo fogo. Pessoas presentes no momento logo acionaram nossos vizinhos, os bombeiros, que chegaram prontamente para apagar o incêndio!

Frei Alcimar agradeceu a todos! Isto é ser comunidade: viver em comunhão, cada um com seu dom, a serviço do bem comum.

https://senhoradasaude.org.br/mutirao-de-limpeza-da-igreja-nossa-senhora-da-saude/

III- LEITURAS DO 17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

 

III-       LEITURAS  DO 17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

O Senhor quer dialogar conosco. Fiquemos atentos ao que Ele nos dirá e esforcemo-nos por responder a esta palavra com a nossa vida.

 

PRIMEIRA LEITURA (Gn 18,20-32)

 

 Leitura do Livro do Gênesis.

 

Naqueles dias, 20o Senhor disse a Abraão: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”. 22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23Então, aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso irias exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?” 26O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”. 27Abraão prosseguiu dizendo: “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?” O Senhor respondeu: “Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos”. 29Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?” Ele respondeu: “Também não o faria, se encontrasse trinta”. 31Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”. 32Abraão disse: “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”.

 

 - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

 SALMO 137(138)

 

 Naquele dia em que gritei, / vós me escutastes, ó Senhor!

 

1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, * porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos * e ante o vosso templo vou prostrar-me.

2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, * porque fizestes muito mais que prometestes; / Naquele dia em que gritei, vós me escutastes * e aumentastes o vigor da minha alma.

3. Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres * e de longe reconhece os orgulhosos. / Se, no meio da desgraça, eu caminhar, * vós me fazeis tornar à vida novamente.

4. Quando os meus perseguidores me atacarem * e com ira investirem contra mim, / estendereis o vosso braço em meu auxílio * e havereis de me salvar com vossa destra.

5. Completai em mim a obra começada; * ó Senhor, vossa bondade é para sempre! / Eu vos peço, não deixeis inacabada * esta obra que fizeram vossas mãos!

 

SEGUNDA LEITURA (Cl 2,12-14)

 

 Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

 

Irmãos: 12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz.

 

- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

 ACLAMAÇÃO (Rm 8,15bc)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Recebestes o Espírito de adoção: é por ele que clamamos: Abá, Pai!

 

EVANGELHO (Lc 11,1-13)

 

P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

 P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. T. Glória a vós, Senhor.

 

P. 1 Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2 Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3 Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4 e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”. 5 E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

 

- Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.

IV- LITURGIA DO 17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

 

 

 

IV-     LITURGIA DO 17.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

- Neste Domingo o pedido dos discípulos ecoa em nosso coração: "Senhor, ensina-nos a rezar". Trazemos em nossa humanidade algumas necessidades: a sede de Deus (Sl 42), e também o desejo de aprender. Tudo isso nos ajuda a compreender a liturgia que nos mostra como os discípulos são desejosos de se assemelhar a Jesus, e, por isso, pedem para aprender a ter a mesma comunhão com Deus. A resposta de Jesus é a mais perfeita oração e sinal de sintonia com o Pai e com o próximo. A oração ensinada por Jesus nos aponta essa dimensão relacional. Ela nos encaminha para Deus e automaticamente Deus nos encaminha para o próximo, por isso o mandamento maior é: amar a Deus e amar o próximo. Aquele que de fato aprende a rezar, aprende a viver o que rezou. Jesus nos mostra que a oração não é alienação, mas, prática e regra de vida. Nos primeiros séculos São Bento ensinou em sua regra: Ora et Labora, ou seja, reza e trabalha, recordando-nos que entre uma coisa e outra não existe oposição, mas unidade.

- A fé não pode nos fazer olhar para o céu e esquecer da realidade. A carta aos Hebreus nos diz que a fé é a certeza das coisas que se esperam; ou seja, essa certeza do reino e do amor de Deus já deve ser experimentada no aqui e no agora. Abraão foi capaz de reconhecer a soberania de Deus em sua realidade; é intercessor que reconhece a força da oração. Quanto mais me aproximo de Deus por meio da oração, mais sou capaz de viver a vida nova apresentada na segunda leitura. Por isso, a oração é essa relação viva e pessoal com o Senhor, uma elevação da alma e do coração no amor. Os discípulos desejam viver essa elevação da alma para desempenhar bem a missão. Assim, Jesus aponta o modelo perfeito de toda oração. É perfeito porque de fato nela temos todos os pedidos necessários para nossa comunhão com Deus e com os irmãos.

- O Pai Nosso é a oração dos discípulos de Jesus. Nessa oração, Jesus nos ensina a chamar Deus de Pai, numa relação de proximidade. Na oração que o Senhor nos ensinou, depois de invocar Deus como Pai, elevamos sete pedidos: os três primeiros nos fazem adentrar a glória de Deus e os quatro seguintes nos revelam o caminho para lá chegar, tocando a nossa realidade e a de nossos irmãos.

- Sobre o Pai Nosso, o Catecismo da Igreja Católica (2761) nos diz que "a oração dominical é realmente o resumo de todo o Evangelho". São Tomás de Aquino nos ensina: "A oração dominical é a mais perfeita das orações... Nela, não só pedimos tudo o que podemos desejar corretamente, mas ainda na ordem correta. De modo que esta oração não só nos ensina a pedir, mas também ordena todos os nossos pedidos". Iniciar um caminho de oração é fácil, mas ter perseverança neste caminho, nem sempre é. Por isso Jesus nos alerta com a parábola contada neste dia. É preciso perseverança na oração confiando que nenhuma oração feita com sinceridade é vá. Rezemos sempre com amor, fé e esperança no Deus bondoso que sempre nos ouve.

 

https://diocesedesaomateus.org.br/wpcontent/uploads/2025/06/27_07_25.pdf

V- SUGESTÕES DE MÚSICAS DO TEMPO COMUM ANO C CANTO DE ENTRADA Vamos celebrar Deus esta aqui Fico feliz Hoje é dia de celebração PERDÃO Coração inquieto Senhor tende piedade Como a ovelha perdida GLÓRIA Glória, glória a Deus nas alturasÔ ô, glória Glória......... E paz na terra aos homens.... Glória-Capella SALMO RESPONSORIAL 65 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira ACLAMAÇÃO Meu coração transborda de amor Vai falar no evangelho Ao ouvir tua voz, nosso coração se encheu.... OFERTÓRIO Pão e Vinho Nossa oferta de Amor Vou te oferecer a vida Que mais eu posso te dar- SANTO Várias opções de Santo CORDEIRO Várias opções de Cordeiro COMUNHÃO Vou cantar seu amor 818 Na mesa sagrada-785 Eu sou o pão do céu Fonte de viver PÓS COMUNHÃO Amar-te mais Estou aqui Estava com saudade de ti FINAL Tu és a razão da jornada-796 Seja luz Sou um milagre https://www.folhetosdecanto.com/2017/06/cantos-missa-14-domingo-comum.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IV-     SUGESTÕES DE MÚSICAS DO TEMPO COMUM ANO C

CANTO DE ENTRADA

Vamos celebrar Deus esta aqui

Fico feliz

Hoje é dia de celebração

 

PERDÃO

Coração inquieto

Senhor tende piedade

Como a ovelha perdida

 

GLÓRIA

Glória, glória a Deus nas alturasÔ ô, glória  

Glória......... E paz na terra aos homens....   

Glória-Capella

 

SALMO RESPONSORIAL 65

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira

 

ACLAMAÇÃO

Meu coração transborda de amor

Vai falar no evangelho

Ao ouvir tua voz, nosso coração se encheu....

 

OFERTÓRIO

Pão e Vinho

Nossa oferta de Amor

Vou te oferecer a vida

Que mais eu posso te dar-

 

SANTO

Várias opções de Santo

 

CORDEIRO

Várias opções de Cordeiro

 

COMUNHÃO

Vou cantar seu amor 818

Na mesa sagrada-785

Eu sou o pão do céu

Fonte de viver

 

PÓS COMUNHÃO

Amar-te mais

Estou aqui

Estava com saudade de ti

 

FINAL

Tu és a razão da jornada-796

Seja luz
Sou um milagre

https://www.folhetosdecanto.com/2017/06/cantos-missa-14-domingo-comum.html

CANTO DE ENTRADA

Vamos celebrar Deus esta aqui

Fico feliz

Hoje é dia de celebração

 

PERDÃO

Coração inquieto

Senhor tende piedade

Como a ovelha perdida

 

GLÓRIA

Glória, glória a Deus nas alturasÔ ô, glória  

Glória......... E paz na terra aos homens....   

Glória-Capella

 

SALMO RESPONSORIAL 65

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira

 

ACLAMAÇÃO

Meu coração transborda de amor

Vai falar no evangelho

Ao ouvir tua voz, nosso coração se encheu....

 

OFERTÓRIO

Pão e Vinho

Nossa oferta de Amor

Vou te oferecer a vida

Que mais eu posso te dar-

 

SANTO

Várias opções de Santo

 

CORDEIRO

Várias opções de Cordeiro

 

COMUNHÃO

Vou cantar seu amor 818

Na mesa sagrada-785

Eu sou o pão do céu

Fonte de viver

 

PÓS COMUNHÃO

Amar-te mais

Estou aqui

Estava com saudade de ti

 

FINAL

Tu és a razão da jornada-796

Seja luz
Sou um milagre

https://www.folhetosdecanto.com/2017/06/cantos-missa-14-domingo-comum.html