Santo Agostinho (430) dizia: O
Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna
deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão” (A Trindade, 15,26,47).
Só existe um Deus, mas n’Ele há
três Pessoas divinas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não pode haver
mais que um Deus, pois este é absoluto. Se houvesse dois deuses, um deles seria
menor que o outro, e Deus não pode ser menor que outro, ois não seria Deus.
Foi Santo Agostinho
quem deu à tradição ocidental a sua expressão madura e final acerca da
Trindade. Durante toda a sua vida como cristão meditou sobre a Santíssima
Trindade, explicando a doutrina da Igreja aos interessados e defendendo-a
contra os ataques dos opositores. Não obstante ser Santo Agostinho mais
conhecido através de obras como "As
Confissões" ou "A Cidade de Deus", provavelmente sua
obra prima é o tratado conhecido por "De Trinitate", que ele demorou
dezesseis anos para redigir. Conforme suas palavras:
"Sobre a Trindade,
que é o Deus Sumo e Verdadeiro,
principiei alguns livros quando jovem,
editei-os quando velho".
que é o Deus Sumo e Verdadeiro,
principiei alguns livros quando jovem,
editei-os quando velho".
Santo Agostinho aceita sem discussão a
verdade que existe um só Deus que é Trindade, e que o Pai, o Filho e o Espírito
Santo são simultaneamente distintos e coessenciais, numericamente um quanto à
substância; e seus escritos estão repletos de declarações detalhadas quanto a
isto.
Caracteristicamente, em nenhum
lugar Agostinho tenta demonstrar estas afirmações. Trata-se de um dado da
Revelação que, segundo ele, a Escritura proclama em quase toda a página e que a
"fé católica" transmite aos que creem. Seu imenso esforço teológico é
uma tentativa de compreensão, o exemplo supremo de seu princípio de que a fé
deve preceder o entendimento.
Segundo Agostinho, a distinção
das Pessoas se fundamenta nas suas relações mútuas com a Divindade.
Embora consideradas enquanto
substância divina, as Pessoas sejam idênticas, o Pai se distingue enquanto Pai
por gerar o Filho, e o Filho se distingue enquanto Filho por ser gerado. O
Espírito Santo, semelhantemente, distingue-se do Pai e do Filho enquanto
"dom comum" de ambos.
Surge então a questão de o que
são os Três.
Agostinho reconhece que
tradicionalmente eles são designados como Pessoas, mas ele fica descontente com
o termo. Provavelmente a expressão lhe trazia a conotação de indivíduos
separados. No fim, ele consente em usar a expressão, mas por causa da
necessidade de afirmar a distinção dos Três contra o Monarquianismo, e com um
profundo sentido da inadequação da linguagem humana.
Sua teoria positiva, original e
muito importante para a história subsequente da doutrina da Trindade no
Ocidente, foi a de que os Três são relações reais ou subsistentes.
O motivo que levou Santo
Agostinho a esta colocação foi o dilema colocado pelos arianos. Estes,
baseando-se no esquema aristotélico das categorias, afirmaram que as distinções
na Divindade, se elas existissem, teriam que ser classificadas ou na categoria
de substância ou na de acidente. Na categoria dos acidentes não poderia sê-lo,
porque em Deus não há acidentes; se o fossem, porém, na categoria da
substância, então a conclusão seria que existem três deuses.
Agostinho nega ambas as
alternativas, explicando que a categoria da relação é uma alternativa possível.
Os Três, prossegue ele, são
relações, tão reais e eternas como o gerar, o ser gerado e o proceder, que
fundamentam as relações, são reais dentro da Divindade. O Pai, o Filho e o
Espírito Santo são assim relações, no sentido de que o que quer que cada um
dEles seja, o é em relação a um ou a ambos dos demais.
Santo Agostinho também procurou
explicar o que é a processão do Espírito Santo, ou em que ela difere da geração
do Filho.
Ele considerou como certo que o
Espírito Santo é o amor mútuo do Pai e do Filho:
"A caridade comum pela qual
o Pai e o Filho se amam mutuamente".
Assim, Agostinho coloca que
"O Espírito Santo não é
Espírito de um d’Eles,
mas de ambos".
mas de ambos".
Desta maneira, em relação ao
Espírito Santo o Pai e o Filho formam um único princípio, o que é inevitável,
pois a relação de ambos para com o Espírito Santo é idêntica e onde não há
diferença de relação sua operação é inseparável. Santo Agostinho, pois, mais
inequivocamente do que qualquer dos Padres Ocidentais antes dele, ensinou a
doutrina da dupla processão do Espírito Santo do Pai e do Filho, doutrina que,
alguns séculos mais tarde, por questões circunstanciais, passaria a ser
conhecida como o "Filioque", palavra latina que significa `e do Filho'.
Segundo Agostinho,
"O Pai é autor da processão do Espírito Santo
porque Ele gerou um tal Filho,
e ao gerá-lo tornou-o também
fonte a partir do qual o Espírito procede".
"Já que tudo o que o Filho tem,
o tem do Pai,
do Pai tem também
que d’Ele proceda o Espírito Santo".
Daqui, porém não se deve
concluir, ele nos adverte, que o Espírito Santo tenha duas fontes ou
princípios. Ao contrário, a ação do Pai e do Filho na processão do Espírito é
comum, assim como é a ação de todas as três Pessoas na Criação.
Além disso, não obstante a dupla
processão, o Pai permanece a fonte primordial, na medida em que é d’Ele que
deriva a capacidade do Espírito Santo de proceder do Filho. Ainda segundo
Agostinho,
"Do Pai de modo principal, ... ,
o Espírito Santo procede
de ambos em comum".
Chegamos àquela que é
provavelmente a contribuição mais original de Santo Agostinho à teologia
trinitária, o uso de analogias tiradas da estrutura da alma humana. A função
destas analogias, deve-se notar, não é demonstrar que Deus é Trindade, mas
aprofundar nosso entendimento do mistério da absoluta unidade e também da
distinção real dos Três.
No sentido estrito, de acordo com
Santo Agostinho, há vestígios da Trindade em todo o lugar, porque as criaturas,
na medida em que existem, existem por participação nas ideias de Deus;
portanto, tudo deve refletir, embora timidamente, a Trindade que as criou. Para
buscar a Sua verdadeira imagem, entretanto, o homem deve olhar primeiramente
dentro de si, porque a Escritura representa Deus dizendo
"Façamos", - isto é, os Três -,
"o homem à Nossa imagem
e à Nossa semelhança".
Mesmo o homem exterior, isto é, o
homem considerado em sua natureza sensível, fornece "uma certa figura da
Trindade".
O processo de percepção, por
exemplo, fornece três elementos distintos que são ao mesmo tempo intimamente
unidos, do qual o primeiro, em um certo sentido, gera o segundo, enquanto que o
terceiro une aos outros dois. Por exemplo, o objeto externo (a coisa que
vemos), a representação sensível da mente (a visão), e a intenção ou ato de
focalizar a mente (a intenção da vontade).
Quando o objeto externo é
removido, temos uma segunda trindade, que lhe é superior, pois é localizada
inteiramente dentro da mente. Neste sentido, Agostinho fala da impressão da
memória (a memória), a imagem interna da memória (visão interna), e a intenção
da vontade.
Para a imagem real, entretanto,
da Divindade Triuna, devemos olhar no homem interior, ou alma. Frequentemente
tem sido dito que a principal analogia trinitária do De Trinitate é a do
amante, do objeto amado e do amor que os une. Porém a discussão de Santo
Agostinho desta trindade é bastante curta, e é apenas uma transição para aquela
que ele considera sua verdadeiramente importante analogia, a da atividade da
mente enquanto dirigida para si mesma ou, melhor ainda, para Deus.
Esta última analogia fascinou
Santo Agostinho por toda a sua vida, as trindades resultantes sendo:
A. A mente,
seu conhecimento de si mesma e seu amor de si mesma;
B. A
memória, ou, mais propriamente, o conhecimento latente da mente de si mesma; o
entendimento, isto é, sua apreensão de si mesma à luz das razões eternas; e a
vontade, ou amor de si mesma, pela qual este processo do ato de conhecimento é
posto em movimento;
C. A mente,
enquanto lembrando, conhecendo e amando ao próprio Deus.
D. Santo
Agostinho considera que somente quando a mente focalizou a si mesma com todas
as suas potências de lembrança, entendimento e amor em seu Criador é que a
imagem de Deus que ela traz em si, corrompida como está pelo pecado, pode ser
plenamente restaurada.
Embora demorando-se nestas
analogias, Santo Agostinho não tem ilusões quanto às suas imensas limitações.
Em primeiro lugar, a imagem de Deus na mente humana é em qualquer caso uma
imagem remota e imperfeita. Em segundo lugar, embora a natureza racional do
homem exiba as trindades acima mencionadas, elas representam faculdades ou
atributos que o ser humano possui, enquanto que a natureza divina é
perfeitamente simples. Em terceiro lugar, a memória, entendimento e vontade
operam no homem separadamente, enquanto que as três Pessoas divinas co-inerem
mutuamente e Sua ação é perfeitamente una e indivisível. Finalmente, na
Divindade os três membros da Trindade são Pessoas, mas o mesmo não ocorre na
mente humana. Segundo as palavras do próprio Agostinho,
"A imagem da Trindade é uma pessoa,
mas a suprema Trindade é Ela própria três Pessoas:
o que é um paradoxo,
quando alguém reflete que,
não obstante isso,
os Três são mais inseparavelmente um
do que a trindade da mente".
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