domingo, 22 de novembro de 2020

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 22 DE NOVEMBRO DE 2020

34.º DOMINGO DO TEMPO COMUM

SOLENIDADE DE JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO!

OLÁ!

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM
NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei). Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.

A primeira leitura utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens. A imagem sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história; e sublinha, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo.

O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulos acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os fracos, os desprotegidos. A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não tem lugar no Reino de Deus. Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino.

Na segunda leitura, Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação nesse “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz. Nesse Reino definitivo, Deus manifestar-Se-á em tudo e atuará como Senhor de todas as coisas (vers. 28).

O tempo da pandemia e da crise social, pela qual passamos, são fatos importantes para contextualizar a celebração de Cristo Rei neste ano de 2020. Celebrar a preocupação de Deus em relação à nossa vida humana assumindo a atitude de Bom Pastor para cuidar de tantos ferimentos que atingiram e machucaram nossas vidas. Celebrar também o compromisso da Igreja diante das ameaças de morte entendendo que o poder da Igreja é sempre poder pastoral, semelhante ao Pastor divino que se faz servidor da vida humana. 

A Liturgia ao proclamar Jesus Cristo como Rei do Universo o apresenta como Bom Pastor. O pastor é alguém que se preocupa com a vida do rebanho e com a vida de cada ovelha. Quem cuidar da vida machucada do outro será um bendito no julgamento final.

Oremos
Deus eterno e todo poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do Universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente.

O SB SABENDO BEM de hoje e desta semana traz as seguintes temáticas:

01- LEITURAS DO 33.º DOMINGO DO TEMPO COMUM E LITURGIA DA SEMANA;

02- REFLEXÃO DOMINICAL;

03- UMA PALAVRA SOBRE “IDEOLOGIA DE GÊNERO” À LUZ DA FÉ CRISTÃ;

04- IDA DE BOULOS AO SEGUNDO TURNO EM SÃO PAULO SINALIZA AVVANÇO DE ESQUERDA JOVEM PELO PAÍS;

05- SAÚDE: AUMENTA O NÚMERO DE INTERNAÇÕES POR COVID-19 EM SP

06- HISTÓRIA INSPIRADORA: O PADRE QUE FRACASSOU;

07- SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO DÁ DATA PARA INÍCIO DO ANO LETIVO EM 2021;

08- A IMPORTÂNCIA DE REZAR, DE ACORDO COM O PAPA FRANCISCO;

09- SANTA CECÍLIA, A SANTA PROTETORA DOS MÚSICOS;

10- DISSE SANTO AGOSTINHO;

11- PENSE NISSO: A POLÍTICA NA VISÃO DE ALGUNS FILÓSOFOS.

BOA LEITURA E BOA REFLEXÃO DESTE SB SABENDO BEM DA ÚLTIMA SEMANA DO TEMPO COMUM: 22 A 28 DE NOVEMBRO.

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno.

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. FAÇA COMENTÁRIOS AO BLOG E ATÉ FAÇA SUGESTÕES DE TEMAS A SEREM ABORDADOS. Agradeço. 

Sérgio Bonadiman

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário