SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR 2021 ANO B
O
Evangelho da adoração dos Magos foi objeto das mais belas
reflexões teológico-espirituais ao longo da história: já nos fins do
séc. II, Tertuliano via nas ofertas dos Magos símbolos do
reconhecimento de quem era Jesus: oferecem-lhe «ouro» como Rei, «incenso» como Deus, «mirra» (outra resina aromática, usada na sepultura) como
Homem.
Santo
Ambrósio fixa-se em que os Magos vão por um caminho e voltam por outro, porque
regressam melhores, depois do encontro com Cristo. Santo Agostinho vê nos Magos
as primitiæ gentium, a
par dos pastores que são as primícias dos judeus, etc.. Mas ainda
hoje os comentadores retomam e atualizam os temas do relato: Cristo como
verdadeira luz, o caminho dos pagãos para Cristo, o simbolismo dos presentes, a
fé e perseverança dos Magos, a busca do sentido da Escritura e o sentido de
procura do caminho, etc..
O próprio
relato encerra um grande alcance teológico: Jesus é o verdadeiro «rei» que
merece ser procurado e adorado por todos; a Ele acorrem, vindas de longe,
gentes guiadas por uma estrela e pela Escritura; ainda menino e sem falar, já
divide os homens a favor e contra Ele; a homenagem que Lhe prestam os Magos é a
resposta humana ao «Emanuel, Deus conosco»; n’Ele se cumprem as
profecias que falavam da vinda de reis e de todos os povos a Jerusalém (Is 60 e Salm 72). Mais ainda, ao
nível da própria redação de Mateus, o relato ilustra a teologia específica do
evangelista: sendo este Evangelho dirigido a judeu-cristãos, confrontados com a
Sinagoga, que não aceita Jesus, o episódio dos Magos documenta bem a teologia
do «messias rejeitado», pois Jesus, logo ao nascer, encontra a hostilidade do
poder e a indiferença das autoridades religiosas; é também uma ilustração das
palavras de Jesus, «virão muitos do Oriente…» (Mt 8, 11).
Em face
de tudo isto, o estudioso não pode deixar de se interrogar se não estaremos
perante um teologúmeno, uma
criação de Mateus para dar corpo a uma ideia teológica. A verdade é que em toda
a tradição cristã se deu grande valor à adoração dos Magos e à festa da
Epifania. Se detrás disto não há realidade nenhuma, o significado de tudo fica
privado da sua base mais sólida.
Fonte: https://www.presbiteros.org.br/roteiro-homiletico-solenidade-da-epifania-do-senhor-ano-b/
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