6.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B
No episódio que o Evangelho de hoje nos propõe, Jesus continua a cumprir a missão que o Pai lhe confiou e a anunciar o “Reino”. A proposta do “Reino” torna-se uma realidade no mundo e na vida dos homens, não só nas palavras, mas também nos gestos de Jesus.
A cena coloca Jesus frente a um leproso, num sítio e num lugar não nomeado. A primeira leitura deste domingo deu-nos conta da situação social e religiosa do leproso… Para a ideologia oficial, o leproso era um pecador e um maldito, vítima de um particularmente doloroso castigo de Deus. A sua condição excluía-o da comunidade e impedia-o de frequentar a assembleia do Povo de Deus. Tinha que viver isolado, apresentar-se andrajoso e avisar, aos gritos, o seu estado de impureza, a fim de que ninguém se aproximasse dele. Não tinha acesso ao Templo, nem sequer à cidade santa de Jerusalém, a fim de não conspurcar, com a sua impureza, o lugar sagrado. O leproso era o protótipo do marginalizado, do excluído, do segregado. A sua condição afastava-o, não só da comunidade dos homens, mas também do próprio Deus.
Um leproso – isto é, um homem
doente, marginalizado da comunidade santa do Povo de Deus, considerado pecador
e maldito – vem “ter com Jesus”. Provavelmente tinham chegado até ele ecos do
anúncio do “Reino” e a pregação de Jesus tinha-lhe aberto um horizonte de
esperança. O desejo de sair da situação de miséria e de marginalidade em que
estava mergulhado vence o medo de infringir a Lei e ele aproxima-se de Jesus,
sem respeitar as distâncias que um leproso devia manter das pessoas sãs. O
pormenor dá conta do seu desespero e mostra a sua decisão em mudar a sua triste
situação. Uma vez diante de Jesus, o leproso é humilde, mas insistente
(“prostrou-se de joelhos e suplicou-lhe” – vers. 40), pois o encontro com Jesus
é uma oportunidade de libertação que ele não pode desperdiçar. O que ele
pretende de Jesus não é apenas ser curado, mas ser “purificado” dessa
enfermidade que o torna impuro e indigno de pertencer à comunidade de Deus e à
comunidade dos homens («se quiseres podes “purificar-me”» – vers. 40; o verbo
grego “katharidzô” aqui utilizado não deve traduzir-se como “curar”, mas sim como
“purificar” ou “limpar”). Ele confia no poder de Jesus, sabe que só Jesus pode
ajudá-lo a superar a sua triste situação de miséria, de isolamento e de
indignidade.
A reação de Jesus é estranha, pelo menos de acordo com os padrões judaicos. Em
lugar de se afastar do leproso e de o acusar de infringir a Lei, Jesus olha-o
“compadecido”, estende a mão e toca-lhe (vers. 41).
O verbo “compadecer-se” é aplicado, na literatura neo-testamentária, só a Deus
e a Jesus. Habitualmente, é usado em contextos onde se refere a ternura de Deus
pelos homens… Jesus é apresentado, assim, como o Deus com um coração cheio de
amor pelos seus filhos, que Se “compadece” face à miséria e sofrimento dos
homens.
Depois, o amor de Deus tornado presente em Jesus vai manifestar-se num gesto
concreto para com o leproso… Jesus estende a mão e toca-o. É, evidentemente, um
gesto “humano”, que manifesta a bondade e a solidariedade de Jesus para com o
homem; mas o gesto de estender a mão tem um profundo significado teológico,
pois é o gesto que acompanha, na história do Êxodo, as ações libertadoras de
Deus em favor do seu Povo (cf. Ex 3,20;6,8;8,1;9,22;10,12;14,16.21.26-27; etc.).
O amor de Deus manifesta-se como gesto libertador, que salva o homem leproso da
escravidão em que a doença o havia lançado.
Por outro lado, ao tocar o leproso, Jesus está a infringir a Lei. Dessa forma,
Ele denuncia uma Lei que criava marginalização e exclusão. Jesus, com a
autoridade que Lhe vem de Deus, mostra que a marginalização imposta pela Lei
não expressa a vontade de Deus. O gesto de tocar o leproso mostra que a
distinção entre puro e impuro consagrada pela Lei não vem de Deus e não
transmite a lógica de Deus; mostra que Deus não discrimina ninguém, que Ele
quer amar e oferecer a liberdade a todos os seus filhos e que a todos Ele
convida a integrar a família do “Reino”, a nova humanidade.
A resposta verbal de Jesus (“quero: fica limpo” – vers. 41) não acrescenta mais
nada; apenas confirma o seu gesto. Mostra, por palavras, que, do ponto de vista
de Deus, o leproso não é um marginal, um pecador condenado, um homem indigno,
mas um filho amado a quem Deus quer oferecer a salvação e a vida plena.
A purificação do leproso
significa, em primeiro lugar, que o “Reino de Deus” chegou ao meio dos homens e
anuncia a irrupção desse mundo novo do qual Deus quer banir o sofrimento, a
marginalização, a exclusão.
A purificação do leproso significa, também, a desmontagem da teologia oficial
que considerava o leproso um maldito. Não é verdade – parece dizer o gesto de
Jesus – que o leproso seja um impuro, um abandonado pela misericórdia de Deus,
um prisioneiro do pecado, abandonado por Deus nas mãos das forças demoníacas. A
misericórdia, a bondade, a ternura de Deus derramam-se sobre o leproso no gesto
salvador de Jesus e dizem-lhe: “Deus ama-te e quer salvar-te”.
A purificação do leproso significa, finalmente, que o Reino de Deus não pactua com racismos de qualquer espécie: não há bons e maus, doentes e sãos, filhos e enjeitados, incluídos e excluídos; há apenas pessoas com dignidade e que não devem, em caso algum, ser privados dos seus direitos mais elementares, muito menos em nome de Deus.
Consumada a purificação do leproso, Jesus recomenda-lhe veementemente que não
diga nada a ninguém (vers. 44). Esta recomendação de Jesus aparece várias vezes
no Evangelho segundo Marcos (cf. Mc 1,34;5,43;7,36;7,36; etc.).
Provavelmente, é um dado histórico, que resulta do facto de Jesus não querer gerar equívocos ou ser aceite pelas razões erradas. De acordo com Mt 11,5, a cura dos leprosos era uma obra do Messias; assim, o gesto de Jesus define-O como o Messias esperado. No entanto, numa Palestina em plena febre messiânica, Jesus pretende evitar um título que tem algo de ambíguo, por estar ligado a perspectivas nacionalistas e a sonhos de luta política contra o ocupante romano. Jesus não quer deitar mais lenha para a fogueira da esperança messiânica, pois tem consciência de que o seu messianismo não passa por um trono político (como sonhavam as multidões), mas pela cruz. Jesus é o Messias, mas o Messias-servo, que veio ao encontro dos homens para lhes transmitir o projeto salvador do Pai e para os libertar das cadeias da opressão. O seu caminho passa pelo sofrimento e pela morte. O seu trono é a cruz, expressão máxima de uma vida feita amor e entrega.
Ao leproso purificado, Jesus diz para ir mostrar-se aos sacerdotes (vers. 44).
Segundo a Lei, o leproso só podia ser reintegrado na comunidade religiosa
depois de a sua cura ter sido homologada pelo sacerdote em funções no Templo.
No entanto, Jesus acrescenta: “para lhes servir de testemunho”. Dado que a cura
de um leproso só podia ser operada por Deus e era, por isso, um sinal
messiânico, o facto devia servir aos líderes do Povo para concluírem que o
Messias tinha chegado e que o “Reino de Deus” estava já presente no meio do
mundo. O leproso purificado devia, portanto, ser um “testemunho” da presença de
Deus no meio do seu Povo e um sinal de que os novos tempos tinham chegado.
Apesar das evidências, os líderes judaicos estavam demasiado entrincheirados
nas suas certezas, preconceitos e privilégios e recusaram-se sempre a acolher a
novidade de Deus, a novidade do Reino.
O texto termina com a indicação de que o leproso purificado “começou a apregoar
e a divulgar o que acontecera”, apesar do silêncio que Jesus lhe impusera.
Marcos quer, provavelmente, sugerir que quem experimenta o poder integrador e
salvador de Jesus converte-se necessariamente em profeta e em testemunha do
amor e da bondade de Deus.
ATUALIZAÇÃO
• O nosso texto fala-nos de um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que Se faz pessoa e que desce ao encontro dos seus filhos, que lhes apresenta propostas de vida nova e que os convida a viver em comunhão com Ele e a integrar a sua família. É um Deus que não exclui ninguém e que não aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos. Às vezes há pessoas (quase sempre bem intencionadas) que inventam mecanismos de exclusão, de segregação, de sofrimento, em nome de um Deus severo, intolerante, distante, incapaz de compreender os limites e as fragilidades do homem. Trata-se de um atentado contra Deus. O Deus que somos convidados a descobrir, a amar, a testemunhar no mundo, é o Deus de Jesus Cristo – isto é, esse Deus que vem ao encontro de cada homem, que Se compadece do seu sofrimento, que lhe estende a mão com ternura, que o purifica, que lhe oferece uma nova vida e que o integra na comunidade do “Reino” (nessa família onde todos têm lugar e onde todos são filhos amados de Deus).
• A atitude de Jesus em relação ao leproso (bem como aos outros excluídos da sociedade do seu tempo) é uma atitude de proximidade, de solidariedade, de aceitação. Jesus não está preocupado com o que é política ou religiosamente correto, ou com a indignidade da pessoa, ou com o perigo que ela representa para uma certa ordem social… Ele apenas vê em cada pessoa um irmão que Deus ama e a quem é preciso estender a mão e amar, também. Como é que lidamos com os excluídos da sociedade ou da Igreja? Procuramos integrar e acolher (os estrangeiros, os marginais, os pecadores, os “diferentes”) ou ajudamos a perpetuar os mecanismos de exclusão e de discriminação?
• O gesto de Jesus de estender a mão e tocar o leproso é um gesto provocador, que denuncia uma Lei iníqua, geradora de discriminação, de exclusão e de sofrimento. Com a autoridade de Deus, Ele retira qualquer valor a essa Lei e sugere que, do ponto de vista de Deus, essa Lei não tem qualquer significado. Hoje temos leis (umas escritas nos nossos códigos legais civis ou religiosos, outras que não estão escritas mas que são consagradas pela moda e pelo politicamente correto) que são geradoras de marginalização e de sofrimento. Como Jesus, não podemos conformarmo-nos com essas leis e muito menos pautar por elas os nossos comportamentos para com os nossos irmãos.
• Mais uma vez, o Evangelho deste domingo propõe à nossa consideração a atitude dos líderes judaicos. Comodamente instalados no alto das suas certezas e preconceitos, eles perpetuam, em nome de Deus, um sistema religioso que gera sofrimento e miséria e não se deixam questionar nem desafiar pela novidade de Deus. Estão tão seguros e convictos das suas verdades particulares que fecham totalmente o coração a Jesus e não se reveem nas suas propostas. O sem sentido desta atitude deve alertar-nos para a necessidade de nos desinstalarmos e de abrirmos o coração aos desafios de Deus.
• O leproso, apesar da proibição de Jesus, “começou a apregoar e a divulgar o que acontecera”. Marcos sugere, desta forma, que o encontro com Jesus transforma de tal forma a vida do homem que ele não pode calar a alegria pela novidade que Cristo introduziu na sua vida e tem de dar testemunho. Somos capazes de testemunhar, no meio dos nossos irmãos, a libertação que Cristo nos trouxe?
ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS PARA O
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
(adaptadas de “Signes
d’aujourd’hui”)
1. A PALAVRA MEDITADA AO LONGO DA SEMANA
Ao longo dos dias da semana anterior ao 6º Domingo do Tempo Comum, procurar meditar a Palavra de Deus deste domingo. Meditá-la pessoalmente, uma leitura em cada dia, por exemplo… Escolher um dia da semana para a meditação comunitária da Palavra: num grupo da paróquia, num grupo de padres, num grupo de movimentos eclesiais, numa comunidade religiosa… Aproveitar, sobretudo, a semana para viver em pleno a Palavra de Deus.
2. PALAVRA DE VIDA.
“A Deus nada é impossível”, diz o anjo a Maria. É verdade, Deus pode criar, pode salvar, pode santificar… Jesus pode curar os doentes que encontra, mas espera uma palavra de confiança: “Se queres!” O homem submete-se, então, à sua vontade. Diante desta confiança do doente, Jesus tem piedade, porque vê que ele se abandona nas suas mãos para ser re-criado, levantado, salvo, purificado. Deus deixa-Se tocar pelo homem, sua criatura, quando esta se deixa re-modelar por Ele, do mesmo modo que se deixa modelar na manhã da criação. Jesus recomenda para não dizer nada a ninguém, porque não quer aparecer como um taumaturgo que manifesta o sensacional, mas como Aquele que é sinal da parte de Deus. Um único grito toca-O: “Se Tu queres, podes!” Oxalá que as nossas orações de pedido começassem todas com a expressão da nossa submissão à vontade de Deus!…
3. À ESCUTA DA PALAVRA.
Ele toma o nosso lugar… A maldição que atingia os leprosos era total: mortos vivos, excluídos dos lugares habitados, proibidos do Templo e da sinagoga, impuros aos olhos dos homens mas, sobretudo, de Deus. Um deles quebra os interditos e aproxima-se de Jesus que, perturbado até às entranhas, ousa um gesto impensável: estende a mão e toca o infeliz, tornando-se Ele mesmo, imediatamente, impuro. Passa-se, então, algo de extraordinário. Realiza-se a palavra do salmista: “Senhor, viste o mal e o sofrimento, toma-os na tua mão”. Jesus toma nas suas mãos o mal e o sofrimento deste homem. Tira-o da sua lepra, liberta-o da sua exclusão, de toda a impureza. O leproso pode reencontrar a companhia dos outros e de Deus. Mas então, é Jesus que “não podia entrar abertamente numa cidade. Era obrigado a evitar os lugares habitados”. Certamente que era para se proteger da multidão… Mas, de facto, é como se Jesus tivesse tomado o lugar do leproso. Jesus, o bem amado do Pai, toma sobre Ele as nossas faltas e os nossos sofrimentos, Ele toma o nosso lugar para absorver na sua pessoa e no amor do Pai todas as nossas misérias. E, ao mesmo tempo, encontramos toda a nossa dignidade de homens e de mulheres livres, de pé, capazes de entrar de novo em relação uns com os outros e, sobretudo, de nos aproximarmos de novo de Deus, sem qualquer medo.
4. PARA A SEMANA QUE SE SEGUE…
Para a glória de Deus… em família. Que tudo sirva para a glória de Deus! E se, em família, tirássemos tempo para dar glória a Deus? Por exemplo, sobretudo se há filhos jovens, pode-se fazer um “poster para a glória de Deus”: um poster bonito (desenhos, fotos…) que mostre tudo o que, juntos em família, vemos de belo e que é motivo para dar glória a Deus.
Fonte: https://www.dehonianos.org/portal/06o-domingo-do-tempo-comum-ano-b/
Nenhum comentário:
Postar um comentário