1 - Não nos podemos furtar a
tão numerosa multidão, mas também não devemos onerar sua fraqueza. Pedimos
silêncio e tranquilidade, para que nossa voz, depois do esforço de ontem,
encontre forças para ir até o fim. Acredito que V. Caridade hoje compareceu em
maior número apenas no intuito de rezar pelos que se ausentam devido a
sentimentos alheios e maus. Pois, não falamos de pagãos, nem de judeus, mas de
cristãos; nem se trata de catecúmenos, mas de muitos já batizados, de quem não
vos diferenciais pelo batismo, mas pelo coração. Pensamos em quantos são hoje
nossos irmãos, e, contudo, lastimamos que procurem vaidades e loucas mentiras,
negligenciando sua vocação! Se, por acaso, no circo eles se horrorizam por
alguma coisa, logo fazem o sinal da cruz, mas permanecem de pé, trazendo-o na
fronte, num lugar de onde deviam se afastar se o trouxessem no coração. Seria
mister suplicar a misericórdia de Deus que lhes desse entendimento para
condenar estas coisas, sentimento para delas fugir, e misericórdia para
perdoar. Oportunamente o salmo que hoje foi cantado é penitencial. Dirigimo-nos
também aos ausentes. Vossa memória fara junto deles o papel de nossa voz. Não
negligenciais os feridos e debilitados, mas para mais facilmente curá-los,
deveis manter-vos com saúde. Corrigi argüindo, consolai discorrendo, oferecei
um exemplo vivendo honestamente. Assista-os quem vos assistiu. Pelo fato de que
já atravessastes estes perigos, não foi cortada a ponte da misericórdia de
Deus. Eles chegarão ao ponto a que chegastes, e passarão por onde passastes.
Certamente é molesto, sumamente perigoso, ou antes, pernicioso, sem dúvida
mortal, pecar conscientemente. Uma coisa é alguém que despreza a voz de Cristo
correr para estas vaidades, e outra alguém não saber o que deve evitar. Mas o
presente salmo mostra que nem destes se deve desesperar.
2 - Este é o teor do título: "Salmo de Davi. Quando veio ter
com ele o profeta Natan, depois que se unira com Bersabéia". Era mulher
casada. Devemos falar com dor e tremor; todavia, Deus não quis se calasse o que
fez ser escrito. Direi, portanto, não exortando à imitação, mas instruindo para
incutir temor. O rei e profeta Davi, a cuja estirpe, segundo a carne,
pertenceria o Senhor, seduzido pela beleza dessa mulher, desposada a outro, com
ela cometeu adultério. Este salmo não o narra, mas alude a isto o título. No
livro dos Reis, porém, conta-se tudo por extenso. Ambas as Escrituras são
canônicas, ambas sem dúvida alguma devem ser utilizadas pelos fiéis. O pecado
foi cometido e isso está escrito. Davi mandou matar o marido de Bersabéia na
guerra. Acrescentou um homicídio ao adultério. Depois de cometer este pecado
foi-lhe enviado o profeta Natan, da parte de Deus, que o arguiu de tão grande
crime.
3 - Declaramos o que devem os homens evitar. Ouçamos a quem hão de
imitar se tiverem caído. Muitos querem cais com Davi, mas não querem se
levantar com ele. Não é exemplo de queda que te é proposto, e sim de como te
reerguer se tiveres caído. Cuidado para não cair. A queda dos grandes não deve
dar prazer aos menores, mas sirva a sua queda para incutir temos aos que estão
abaixo. Foi para isto que foi proposto, que foi escrito, para isto na Igreja
frequentemente é lido e cantado. Escutem os que não caíram, a fim de evitar a
queda, ouçam os que caíram para se levantarem. Não se calou o pecado de tão
grande varão. É anunciado na igreja. Os maus ouvintes escutam e procuram nisso
uma defesa de seus pecados. Prestam atenção no modo de defender o pecado que
decidiram cometer, ao invés de se precaverem do que não cometeram, e dizem a si
mesmos: Se Davi assim agiu, por que não posso também eu? Por esta razão, a alma
se torna pior do que Davi, querendo agir assim visto que Davi o fez; seu pecado
é pior do que o de Davi. Vou explicar melhor, se puder. Davi não tomara a outro
por exemplo, como tu. Caíra por ceder à concupiscência, e não por pretexto de
não ser pecado, porque ele é santo, mas a fim de pecares. Não imitas a sua
santidade, mas imitas sua queda. Amas em Davi o que ele mesmo odiou em si.
Preparas-te para pecar, decides pecar. Examinas o Livro de Deus para pecar.
ouves as Sagradas Escrituras a fim de praticar aquilo que desagrada a Deus. Não
foi assim que agiu Davi. Foi repreendido pelo profeta, mas não caiu como
profeta. Alguns, contudo, escutam de modo salutar, e vendo a queda de um forte
medem melhor a sua fraqueza; desejosos de evitar o que Deus condena, com
segurança moderam seus olhares. Não fixam os olhos na beleza carnal, imaginando
por perversa simplicidade que estão firmes. Não dizem: Olhei com boa intenção, olhei
por amizade, com benevolência olhei longamente. Pensam na queda de Davi.
Reconhecendo que são pequenos não querem ver o que pode fazê-los cair, por veem
que o grande caiu. Reprimem os olhos da insolência, não se reúnem facilmente
com as mulheres dos outros, não se detém no meio delas, não dirigem os olhos
para as sacadas e terraços vizinhos. Pois, Davi viu de longe aquele que o
prendeu. A mulher estava longe, mas a concupiscência estava perto. Fora dele
estava o que ele via, mas dentro de si tinha o que o faria cair. Faz-se mister
precaver-se desta fraqueza da carne, recordando-se do que disse o Apóstolo:
"O pecado não impere mais em vosso corpo mortal" (Rm 6,12). Não
disse: Não exista, mas: "não impere". O pecado está aí, quando sentes;
mas só impera se consentires. Há de ser refreada e não seguida a deleitação
carnal, principalmente quando se estender a objetos ilícitos e alheios. Deve
ser domada pela vontade, e não se tornar voluntária. Olha sem receio, se não
atinge teus sentimentos. Mas, podes replicar: Fico firme. Acaso és mais forte
do que Davi?
4 - Tal exemplo serve de aviso, para que ninguém se orgulhe na
prosperidade. Muitos receiam a adversidade, mas não temem a prosperidade. No
entanto, a prosperidade é mais perigosa para a alma do que a adversidade para o
corpo. A prosperidade primeiro corrompe a alma e depois a adversidade a
encontra num estado de fragilidade. Meus irmãos, vigiai atentamente contra a
felicidade. Por isso, vede como a palavra de Deus nos previne contra a
segurança em nossa felicidade: "Servi ao Senhor com temor e exultai diante
dele com temor" (Sl 2,11). Com exultação, demos graças; com temor de cair.
Davi não pecou enquanto sofria a perseguição de Saul. Quando o santo profeta
Davi sofria a inimizade de Saul, quando estava angustiado por suas
perseguições, quando fugia por diversas regiões para não cair nas mãos do rei,
não desejou a mulher do próximo, nem matou o marido depois de ter cometido
adultério com a mulher (1Rs 24,5; 26,9). Na fraqueza de sua tribulação estava
tanto mais atento ao que Deus manda quanto mais infeliz se via. Determinadas
tribulações são úteis. É útil a ferramenta do médico. Muito mais do que a
tentação do diabo. Davi se tornou seguro de si depois de vencer os inimigos; a
angústia passou e o orgulho cresceu. Valha-nos, pois, este exemplo para termos
receio da felicidade. Diz o salmista: "Encontrei a tribulação e a dor e
invoquei o nome do Senhor" (Sl 114,3.4).
5 - Mas isto sucedeu. Diria tais coisas aos que não cometeram tal
pecado para que guardem vigilantes sua integridade e vendo a queda de um
grande, os pequenos sintam medo. Todavia, se alguém houver caído e ouve estas
coisas, tendo na consciência uma culpa, preste atenção às palavras deste salmo:
verifique o tamanho da ferida, mas não perca a esperança no poder do médico.
Cair no desespero por causa do pecado é morte certa. Por conseguinte, ninguém
diga: Se cometi algum mal já estou condenado. Deus não perdoa esta espécie de
pecados; porque não continuarei a pecar? Gozarei com delícia neste mundo, com lascívia,
com desejos impuros; tendo já perdido a esperança de conversão, tenha ao menos
o que vejo, uma vez que não poderei ter o que creio. Este salmo, no entanto,
como previne os que não caíram, igualmente não quer que desesperem os que
pecaram. Quem quer que sejas que pecaste, e hesitas em fazer a penitência por
teu pecado, desanimado relativamente a tua salvação, escuta Davi a gemer. Não
te foi enviado o profeta Natan, mas o próprio Davi. Escuta-o a clamar, e clama
com ele; escuta-o a gemer simultaneamente; escuta-o a chorar, e une as tuas
lágrimas às dele; escuta-o emendado, e alegra-te com ele. Se não impediste o
pecado, não se encerre para ti a esperança do perdão. A Davi foi enviado o
profeta Natan. Observa a humildade do rei. Não repeliu as palavras de ordem;
não repelei: Como ousas falar assim ao rei, que sou? Rei sublime, que ouviu a
profeta, o povo humilde ouça a Cristo.
6 - Escuta, portanto, estas palavras, e repete com ele:
"Piedade de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia". Quem
suplica grande misericórdia confessa sua enorme miséria. Procurem menor
misericórdia os que pecaram por ignorância. "Piedade de mim, ó Deus,
segundo a tua grande misericórdia". Socorre ao gravemente ferido, com teus
enérgicos medicamentos. Grave é minha doença, mas refugio-me no Onipotente.
Perderia a esperança por causa de meu ferimento mortal se não encontrasse tão
grande médico. "Piedade de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia;
e com a abundância de tuas comiserações apaga a minha iniquidade. A paga a
minha iniquidade" corresponde a "Piedade de mim, ó Deus". E
"a abundância de tuas comiserações" equivale a "segundo a tua
grande misericórdia"; e desta grande misericórdia derivam as muitas
comiserações. Olhas os que desprezam para corrigi-los, voltas-te para os
ignorantes para ensinar-lhes, atendes os pecadores para perdoá-los. Cometeu
pecados por ignorância? Alguém os cometera, praticando muitos males: "Mas
obtive misericórdia, porque agi por ignorância" (1Tm 1,13). Davi não pôde
dizer: "Agi por ignorância". Não ignorava que grande pecado era tocar
na mulher do próximo, e ainda matar o marido que desconhecia o fato, e por isso
nem podia se encolerizar. Mas, conseguem a misericórdia do Senhor os que agem
por ignorância, enquanto os que pecam conscientemente obtêm não qualquer uma,
mas uma grande misericórdia.
7 - "Lava-me cada vez mais de minha
injustiça". Por que razão: "cada vez mais?" Porque
estava muito manchado. Cada vez mais lava os pecados de quem está ciente,
enquanto lavas os pecados de quem está na ignorância. Nem assim deve-se
desesperar de tua misericórdia. "E purifica-me de meu pecado". Por
mérito de quem? Ele é médico e oferece a graça; é Deus, oferece o sacrifício. O
que darás para seres purificado? Vê a quem hás de invocar. Invocas o justo, que
odeia o pecado, pelo fato mesmo de ser justo. Pune o pecado, se é justo. Não
podes subtrair de Deus a sua justiça. Implora a misericórdia, mas espera a
justiça. É próprio da misericórdia perdoar o pecador e peculiar à justiça
castigar o pecado. E então? Buscas a misericórdia e o pecado ficará impune?
Responderá Davi, responderão os decaídos, responderão com Davi para merecerem a
mesma misericórdia que ele, e digam: Não Senhor, meu pecado não ficará impune.
Conheço a justiça daquele cuja misericórdia procuro. Não ficará impune, mas não
quero que tu me castigues, porque me arrependo de meu pecado. Peço que perdoes,
porque reconheço meu pecado.
(CONTINUA
NO PRÓXIMO DOMINGO).
Fonte: https://santo-agostinho-salmos.blogspot.com/2016/08/salmo-50-miserere-1.html
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