domingo, 23 de maio de 2021

HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA

ORIGEM, FUNDAÇÃO E MISSÃO DA IGREJA. O MISTÉRIO DA IGREJA (1.ª Parte) 

CATECISMO DA IGREJA:758-780

INTRODUÇÃO

Os doze números que se referem à origem, a fundação e a missão da Igreja (758-769) são organizados em seis pontos:

1. A Igreja nascida no coração do Pai (759);
2. A Igreja prefigurada na criação do mundo;
3. A Igreja preparada na Antiga Aliança (761-762);
4. A Igreja instituída por Cristo Jesus (763-766);
5. A Igreja manifestada pelo Espírito Santo (767-768);
6. A Igreja consumada na glória (769).

Como se pode notar, a Igreja existe como fruto, efeito e resultado da realização histórica do desígnio criador e salvador de Deus. Ela faz parte de um desígnio nascido do coração do Pai (759). A Igreja não nasce da vontade associativa do homem. Sua origem mais radical (mais fundamental, básica, originária) está no mistério da Trindade. Nesse sentido, a Igreja está em relação íntima com o mistério da criação (760), da redenção (761-768) e da glorificação (769).

A Igreja foi fundada por Jesus Cristo?

Essa questão é respondida pelo Catecismo da Igreja Católica que apresenta a Igreja como parte integrante da obra de inauguração do Reino de Deus por Jesus Cristo. A Igreja tem sua origem em Jesus no sentido de que suas raízes se fundam na missão de Cristo. Essa missão compreende: o chamado feito aos discípulos e a escolha dos doze e de outros discípulos para partilhar de seu próprio ministério. Assim a fundação da Igreja, em última análise, consiste no “dom total de Cristo para nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na cruz” (766).

Qual é a essência da Igreja? O que ela é? O Catecismo procura responder a essa questão de maneira sintética. Para isso, faz recurso a uma palavra tradicional e muito significativa: a Igreja é mistério-sacramento (770-776).

PRIMEIRA PARTE SEGUNDA SEÇÃO: A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ
CAPÍTULO III: CREIO NO ESPÍRITO SANTO ARTIGO
ARTIGO 9: CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA
 PARÁGRAFO 1: A IGREJA NO DESÍGNIO DE DEUS.

II. ORIGEM, FUNDAÇÃO E MISSÃO DA IGREJA

758. Para perscrutar o mistério da Igreja, convém meditar primeiro sobre sua origem no desígnio da Santíssima Trindade e sobre sua realização progressiva no curso da história.
Parágrafo relacionado 257

Um projeto nascido no coração do Pai

759. “O Pai eterno, por libérrimo e arcano desígnio de sua sabedoria e bondade, criou todo o universo; decidiu elevar os homens à comunhão da vida divina”, à qual chama todos os homens em seu Filho: “Todos os que crêem em Cristo, o Pai quis chamá-los a formarem a santa Igreja”. Esta “família de Deus” se constitui e se realiza gradualmente ao longo das etapas da história humana, segundo as disposições do Pai. Com efeito, “desde a origem do mundo a Igreja foi prefigurada. Foi admiravelmente preparada na história do povo de Israel e na antiga aliança. Foi fundada nos últimos tempos. Foi manifestada pela efusão do Espírito. E no fim dos tempos será gloriosamente consumada”.
Parágrafo relacionado 293

A Igreja prefigurada desde a origem do mundo

760. “O mundo foi criado em vista da Igreja”, diziam os cristãos dos primeiros tempos. Deus criou o mundo em vista da comunhão com sua vida divina, comunhão esta que se realiza pela “convocação” dos homens em Cristo, e esta “convocação” é a Igreja. A Igreja é a finalidade de todas as coisas, e as próprias vicissitudes dolorosas, como a queda dos anjos e o pecado do homem, só foram permitidas por Deus como ocasião e meio para desdobrar toda a força de seu braço, toda a medida de amor que Ele queria dar ao mundo:
Parágrafos relacionados 294, 309

Assim como a vontade de Deus é um ato e se chama mundo, assim também sua intenção é a salvação dos homens e se chama Igreja.

A Igreja preparada na Antiga Aliança

761. O congraçamento do povo de Deus começa no instante em que o pecado destrói a comunhão dos homens com Deus e a dos homens entre si. A convocação da Igreja é por assim dizer a reação de Deus ao caos provocado pelo pecado. Esta reunificação realiza-se secretamente dentro de todos os povos: “Em qualquer nação, quem o teme e pratica a justiça lhe é agradável” (At 10,35).
Parágrafo relacionado 55 762.

A preparação longínqua da reunião do Povo de Deus começa com a vocação de Abraão, a quem Deus promete que será o pai de um grande povo. A preparação imediata tem seus inícios com a eleição de Israel como povo de Deus. Por sua eleição, Israel deve ser o sinal do congraçamento futuro de todas as nações. Mas já os profetas acusam Israel de ter rompido a aliança e de ter-se comportado como uma prostituta. Anunciam uma nova e eterna Aliança. “Esta Aliança Nova, Cristo a instituiu.”
Parágrafos relacionados 122, 522, 60, 84

A Igreja - instituída por Cristo Jesus

763. Cabe ao Filho realizar, na plenitude dos tempos, o plano de salvação de seu Pai. Este é o motivo de sua “missão”. “O Senhor Jesus iniciou sua Igreja pregando a Boa Nova, isto é, o advento do Reino de Deus prometido nas Escrituras havia séculos”. Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou o Reino dos Céus na terra. A Igreja “é o Reino de Cristo já misteriosamente presente”.
Parágrafo relacionado 541

764. “Este Reino manifesta-se lucidamente aos homens na palavra, nas obras e na presença de Cristo”. Acolher a palavra de Jesus é “acolher o próprio Reino”. O germe e o começo do Reino são o “pequeno rebanho” (Lc 12,32) dos que Jesus veio convocar em torno de si, dos quais ele mesmo é o pastor. Eles constituem a verdadeira família de Jesus. Aos que assim reuniu em torno dele, ensinou uma “maneira de agir” nova e também uma oração própria.
Parágrafos relacionados 543, 1691, 2558

765. O Senhor Jesus dotou sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze, com Pedro como seu chefe. Representando as doze tribos de Israel, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém. Os Doze e os outros discípulos participam da missão de Cristo, de seu poder, mas também de sua sorte (cf. Mt 10,25; Jo 15,20) . Por meio de todos os esses atos, Cristo prepara e constrói sua Igreja.
Parágrafos relacionados 551, 860

766. Mas a Igreja nasceu primeiramente do dom total de Cristo para nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na Cruz. “O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado”. “Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja”. Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração traspassado de Cristo morto na Cruz.
Parágrafos relacionados 813, 610, 1340, 617, 478

A Igreja manifestada pelo Espírito Santo

767. “Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizará na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente”. Foi então que “a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação.” Por ser “convocação” de todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionária enviada por Cristo a todos os povos para fazer deles discípulos.
Parágrafos relacionados 731, 849

768. Para realizar sua missão, o Espírito Santo “dota e dirige a Igreja mediante os diversos dons hierárquicos e carismáticos”. “Por isso a Igreja, enriquecida com os dons de seu Fundador e empenhando-se em observar fielmente seus preceitos de caridade, humildade e abnegação, recebeu a missão de anunciar o Reino de Cristo e de Deus e de estabelecê-lo em todos os povos; deste Reino ela constitui na terra o germe e o início”.
Parágrafo relacionado 541

A Igreja - consumada na glória

769. “A Igreja... só terá sua consumação na glória celeste quando do retomo glorioso de Cristo. Até aquele dia, “a Igreja avança em sua peregrinação por meio das perseguições do mundo e das consolações de Deus.” Aqui na terra, sabe que está em exílio, longe do Senhor e aspira ao advento pleno do Reino, “a hora em que ela será, na glória, reunida a seu Rei”. A consumação da Igreja e, por meio dela, a do mundo, na glória, não acontecerá sem grandes provações. Só então “todos os justos, desde Adão, em seguida Abel, o justo, até o último eleito, serão congregados junto do Pai na Igreja universal”.
Parágrafos relacionados 671, 2818, 675, 1045

Fonte: http://www.arquisp.org.br/sites/default/files/arquivos/regiao-lapa/estudo_catecismo_40_tema_758-780.pdf

 

(CONTINUA NO PRÓXIMO DOMINGO).

 

 

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