sexta-feira, 26 de agosto de 2022

ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO DE UM AGOSTINIANO RECOLETO

 

ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO DE UM AGOSTINIANO RECOLETO

 

• Aspirantado. O objetivo próprio do aspirantado é ajudar a pessoa com inquietude vocacional a estudar mais facilmente os sinais de uma possível vocação e, mediante uma sólida formação, prepará-los para seguir a Cristo com um espírito generoso e um coração puro. Pode ser feito em uma casa da Ordem ou por monitoramento externo do candidato com reuniões periódicas. Sua duração depende do perfil de cada vocacionado.

 

• Postulantado. O postulantado é o período imediatamente anterior ao noviciado, que já ocorre em uma casa da Ordem. Traz consigo certa experiência de vida comunitária e convivência com os membros da comunidade, a fim de ter um conhecimento mútuo conveniente. Normalmente esta fase coincide com os estudos de Filosofia. Sua duração depende do perfil pessoal.

 

• Noviciado. O objetivo do noviciado é que a pessoa conheça melhor a vocação divina e precisamente dos agostinianos recoletos, experimente o modo de vida da Ordem, adapte sua mente e coração ao espírito da Recoleção e prove sua intenção e adequação. Esta etapa tem duração de um ano.

 

• Profissão simples. Com a profissão simples começa o período que o novo professo enriquece sua vida consagrada com uma intensa dedicação à oração e ao estudo. Esta dedicação ajuda-o a amadurecer a sua vocação, para o seu compromisso definitivo com Deus na profissão solene, e a preparar-se adequadamente para o seu futuro apostolado.

 

• Teologado. Na etapa da profissão simples, o estudo da teologia é desenvolvido junto com outras disciplinas agostinianas, como a história e a espiritualidade da Ordem dos Agostinianos Recoletos.

 

• Experiência de inserção comunitária. Depois de concluírem os estudos em Teologia, os professos realizam uma experiência de inserção comunitária colaborando em alguns dos ministérios da Ordem.

https://www.agustinosrecoleetos.com/ser-ar/itinerario-jar/?lang=pt-pt

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário