sábado, 24 de dezembro de 2022

PRA COMEÇO DE CONVERSA...

 

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

Reunidos com fé, irmãos e irmãs, vivemos hoje uma dupla alegria: neste Domingo, Dia do Senhor, celebramos a Solenidade do Natal do Senhor! O Pai do Céu cumpre suas promessas: pela graça do Espírito, nasce para nós o Filho Salvador!

A celebração de hoje é muito mais do que a comemoração do "aniversário" de Jesus. No mistério do Natal contemplamos a imensidão do amor de Deus que não se contenta em olhar para o mundo do seu trono nos céus, mas se abaixa, vem ao nosso encontro, assume nossa humanidade e fala a nós por um coração humano como o nosso. A Encarnação do Verbo é o princípio de uma nova relação de intimidade entre Deus e os seres humanos, que acolhemos na fé e testemunhamos na caridade.

Para nós, o verdadeiro e único motivo das festas destes dias é o mistério divino que celebramos na liturgia: Deus é fiel às suas promessas e nos dá seu Filho, nascido na gruta de Belém. Nascido pobre entre nós, Ele é o Sol da justiça que brilha nas trevas deste mundo; Ele vem trazer paz e salvação para todos; vem renovar a vida. (... Natal, festa de família... troca de mensagens, felicitações porque recebemos a grande mensagem divina: nasce para nós o Salvador... / festa da Sagrada Família, sexta-feira / ...)

 

01- Liturgia do  Domingo de Natal do Senhor –Ano A

1. Aprofundando os textos bíblicos: Isaías 9,1-6; Salmo 96 (95); Tito 2,11-14; Lucas 2,1-14

Celebrando a grande festa do nascimento do Salvador, as leituras nos convidam a glorificar a Deus exultando de alegria e jubilo. O evangelho escolhido faz parte das narrativas da infância. O nascimento de Jesus é situado na história humana e salvífica. O imperador romano César Augusto decreta um censo com a finalidade, sobretudo, de assegurar a arrecadação de impostos. José e Maria peregrinam de Nazaré, na Galiléia, para Belém, na Judéia, pois Belém era a cidade de origem de José. Jesus nasce pobre num lugar afastado do centro poderoso imperial. A Boa Nova da salvação é anunciada primeiramente aos pastores, que representam as pessoas pobres e humildes atentas aos sinais de Deus. Jesus é o Messias esperado pelo povo, o Senhor glorioso, o salvador da humanidade (v.11). O Messias salvador nasce de acordo com o plano de Deus, como um pobre pastor, na cidade de Davi. O rei é lembrado também como pastor. Os pastores acreditam na palavra e reconhecem na criança pobre, o Salvador. O céu e a terra, simbolizados pelos anjos e pastores, adoram e louvam o Salvador que manifesta a glória de Deus e traz a paz. O salvador é a luz que ilumina o caminho do povo oprimido como no tempo descrito pela 1ª leitura. Os assírios dominavam, exploravam e tornavam a vida do povo sombria, difícil. O profeta anuncia a esperança de libertação a ser concretizada no direito, justiça e paz, não na força e poderio militar. As características da realeza descritas no menino não encontraram ressonância nos reis de Judá e Israel, mas em Jesus de Nazaré. Ele manifestou a salvação a todas as pessoas através de sua vida, morte e ressurreição como destaca a 2ª leitura.  A bondade de Deus revelada em Cristo nos orienta a viver com equilíbrio, justiça e piedade.    

2. Atualizando

O nascimento de Jesus Salvador traz alegria, paz e esperança à humanidade. Revela o compromisso solidário do Senhor com a história humana naquilo que nela existe de mais insignificante e pobre. Jesus nasce como a Boa Notícia, a luz que ilumina o caminho do povo excluído. Ele continua nascendo e revelando a bondade de Deus na simplicidade e gratuidade da vida. A solidariedade de Deus manifestada no mistério da encarnação e nascimento de Jesus de Nazaré motiva a nossa caminhada. Em Cristo, somos chamados a manifestar o amor de Deus, construindo a paz e a fraternidade.

     3. A palavra de Deus na celebração

Hoje, celebramos com alegria o encontro do divino com o humano, a aliança que Deus faz conosco. A glória do Senhor nos envolve em luz e ilumina as nossas sombras de morte. Exultamos de alegria num canto de glória a Deus que habita o mais alto dos céus e que está no meio de nós, nos amando e nos entregando a Paz que é seu próprio Filho. A liturgia do natal atinge então seu ponto alto quando, comendo e bebendo da Ceia, celebramos a comunhão total entre o céu e a terra.

 4. Dicas e sugestões 

O círio pascal entra na procissão de entrada e chegando à frente, a pessoa que carrega o círio se volta para a assembléia e proclama a oração: Bendito sejas, Deus da vida, porque fizeste nascer, hoje, para nós, o sol do Oriente, Jesus Cristo, nossa salvação. Todos cantam: A luz resplandeceu em plena escuridão. Jamais irão as trevas, vencer o seu clarão. (Outras sugestões, vejam no Dia do Senhor, Ciclo do Natal, ABC).

            Livro Celebrando o Dia do Senhor – Celebrando o Natal

           Autoras:

          Ir. Neusa Bresiani é Pia Discípula do Divino Mestre, tem especialização em                liturgia, é membro da rede Celebra e contribui
no serviço da formação litúrgica nas comunidades.

        Ir. Helena Ghiggi é Pia Discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica.

 

https://revistadeliturgia.com.br/dia-do-senhor-natal-do-senhor-jesus-cristo-ano-a/

02-ORAÇÃO

D. Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Feliz Natal e novo ano com a alegria anunciada em Belém

. “Que a celebração do nascimento de Jesus ressoe no mundo como promissor anúncio de paz e renove no coração de todos o compromisso de construir uma sociedade educada para a promoção da vida, do amor e da fraternidade em todos os ambientes”

O Natal é uma época de renascimento! É uma data para se renovar, reacender o fogo da vida, reformular ou reafirmar metas e sonhos para o ano que se aproxima e, é claro, de agradecer e comemorar os objetivos e conquistas alcançados. 

A festividade natalina também é um período de celebração da vida, da paz, do amor e união com a família, amigos e todos que você ama.

E, você sendo religioso ou não, pode aproveitar este momento para seguir um dos mais bonitos ensinamentos de Jesus, que é o aniversariante do dia: espalhar amor por onde passar, a quem for e sem pedir nada em troca.

Mais um ano chega ao fim, mais uma vez o espírito de Natal chega para suavizar os nossos dias, e trazer brilho e alegria para as nossas vidas.

Feliz Natal! Para você e toda sua família. Que todos juntos festejem o nascimento de Jesus rodeados de felicidade e harmonia.

Feliz Natal, meus amigos amados, e que o Ano Novo traga muitas felicidades e realizações para todos nós. Boas Festas!

FELIZ ANO NOVO DE 2023!

Deus, em toda sua misericórdia e generosidade, nos concedeu mais um ano de vida. E a Ele devemos agradecer por tudo de bom, e pelo que não foi tão bom também.



Que nesta virada de ano seu coração se encha de gratidão e esperança, pois um novo ano vai começar, e certamente receberá ainda mais bênçãos de Deus.



Que a Palavra do Senhor acompanhe você em cada dia deste novo ano que está chegando.



Que na alegria e na tristeza você saiba demonstrar que merece a confiança que Deus depositou em você, e sua fé seja diariamente fortalecida. Feliz Ano Novo!

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário