SANTO AGOSTINHO
Sobre o
Sermão do Senhor na Montanha
Santo Agostinho viu no Sermão da Montanha o modelo perfeito da vida
cristã, contendo todos os seus preceitos.
Jesus apresenta a Lei Nova, a segunda aliança, como uma adição aos
preceitos anteriores e a Aliança da Arca. A lei antiga não é revogada e o
Cristianismo incorpora o Antigo Testamento, incluindo livros não aceitos pelos
judeus. O Cristianismo é colocado em patamares mais elevados.
Jesus cria é uma religião de natureza misericordiosa, misericórdia que
não existe na pessoa do Deus judaico. No Cristianismo, o mais importante é a
intenção – temos isto no âmbito da justiça no episódio das Eumênides,
quando se passa de Têmis para Dike. O Cristianismo é mais humano
por desviar o eixo da moral do cumprimento de regras rígidas para o eixo da
intenção. Jesus não descarta a fórmula anterior para permitir o contraste que
produz a misericórdia – não tenho a possibilidade do colorido se eu houver o
incolor.
No conceito da lei anterior é olho por olho e dente por dente. Fez, está
errado. Não fez, está certo. Na nova lei de Jesus Cristo, você desejou o mal,
já está errado, mesmo que não o tenha feito. Você desejou o bem e o fez, aquele
mal feito anteriormente pode merecer misericórdia. A diferença da velha para a
nova lei está na sua intenção.
No Cristianismo vale a intenção, não somente a ação. Os maus
pensamentos, mesmo que não gerem ação negativa, precisam ser extirpados do
coração. Pode parecer muito rígido, mas é preciso recordar que Deus não nos
pede para sermos santos, mas sim para buscar a santidade. O Cristianismo
foi trazido para os pecadores. Dizer que os cristãos pecam é uma platitude. A
nossa vida humana é um conjunto de imperfeições que, no entanto, precisam ser
bem intencionadas em princípio.
Deus não nos exige santidade, mas sim boa vontade e dedicação em
busca-la. Por isso é perfeitamente possível não estar dentro do padrão das
normas sugeridas pelo Sermão da Montanha e mesmo assim ser aceitável e amável
perante os olhos de Deus. O Inferno é não querer e não conseguir sair do
pecado.
Santo Agostinho percebeu uma sintonia entre as sete bem-aventuranças e
os sete pedidos do Pai-nosso:
- Bem-aventurança: pobre de espírito. Qual o sentido: ser
humilde, desapegado da própria opinião. Qual a virtude que nasce disso:
o temor a Deus. Na oração: Pai-nosso que estais no céu, santificado
seja o vosso nome. Significado do Pai-nosso: o filho reconhece a
autoridade do Pai.
- Bem-aventurança: ser manso. Qual o sentido: não
resistir, respeito e consideração para com Deus Qual a virtude que
nasce disso: a piedade, ser pio, quere imitar Deus Na oração: Venha
a nós, o vosso reino. Significado do Pai-nosso: entre em nós a
sua ordem, aceitamos a ordem do céu.
- Bem-aventurança: lamentadores. Qual o sentido:
saudosos dos bens terrestres. Qual a virtude que nasce disso:
ciência, compreenda-se consciência. Na oração: Seja feita a vossa
vontade, assim na terra como no céu. Significado do Pai-nosso: a
terra submete-se ao céu mesmo que tenhamos quer perder com isso. É o
casamento do céu (pai-espírito-homem) e a terra (mãe-matéria-mulher) –
família no microcosmo (viabilização da humanidade). Caminho natural do ser
humano, história da nossa existência.
- Bem-aventurança: famintos e sedentos. Qual o sentido:
famintos e sedentos do terreno do vizinho, rejeitar bens falsos e querer
os bens verdadeiros Qual a virtude que nasce disso: fortaleza. Na
oração: O pão nosso de cada dia, nos daí hoje. Significado do
Pai-nosso: precisamos do pão espiritual contra a ilusão.
- Bem-aventurança: misericordiosos. Qual o sentido: os
que perdoam porque se compadecem da dor alheia. Miséria no sentido de
compaixão, o misericordioso se coloca no lugar do outro. São os que
perdoam porque sentem compaixão. Daí nasce a fortaleza. Qual a virtude
que nasce disso: conselho, vem de conselheiro, na sua origem significa
aquilo que é o certo. Na oração: Perdoai as nossas dívidas,
assim como nós também perdoamos os nossos devedores. Significado do
Pai-nosso: Perdão das dívidas dos nossos devedores, e das nossas por
Deus.
- Bem-aventurança: limpos de coração Qual o sentido: ser
simples, ter inteligência no sentido da palavra grega nous, é mais
do que entendimento, é olhar e ver o que é, sem que precise fazer um
raciocínio. Qual a virtude que nasce disso: inteligência Na
oração: E não nos deixeis cair em tentação. Significado do
Pai-nosso: não é um pedido para que não tenhamos tentações, mas é um
pedido para não cairmos nela. Ter tentação é fundamental, pois como
mostrar o mérito de não ter caído nela? A pior tentação é quere fazer um
mundo melhor do que este que Ele criou.
- Bem-aventurança: pacíficos. Qual o sentido: ser
reordenados, ordenam os movimentos da alma, submetendo-a a razão (nous-espírito
+ episteme-razão = sophia-sabedoria / razão sem a luz da
verdade leva aos maiores enganos, e.g. a palavra mentira vem de mente) Qual
a virtude que nasce disso: é obter o dom, sabedoria. Na oração:
Livrai-nos do mal. Amém. Significado do Pai-nosso: Para nos
livrar do mal precisamos apelar, pedir para não sermos confusos, que
tenhamos vista clara para entender as coisas. Ser pacífico é acreditar que
algo tem sentido mesmo quando você desconhece a totalidade da conjuntura.
Aceitar o que está a sua volta com uma confiança cega de que Deus fez
aquilo por alguma razão e que você vai esperar o tempo certo até que a
razão seja revelada.
Seguem comentários de Agostinho sobre determinados excertos do Sermão da
Montanha:
- “Possuir a terra” é encontrar sentido na vida
sobre o mundo material, significa encontrar sentido nessa vida no mundo
manifestado.
- “Melhor é que se perca um de seus membros”
simboliza extirpar o mal, e.g. que o alcoólatra deixe o alcoolismo, e não
que corte a língua para não sentir o gosto do álcool.
- “Não se ponha o sol sobre a vossa ira”
significa que você não pode dormir com ira sobre alguém. Não deve guardar
rancor de ninguém. Pedir desculpas falando com Deus é válido, mesmo que
não o faça diante da pessoa em questão. Reconciliar-se com Jesus é tirar o
ódio do coração.
- Sic
transit gloria mundi
diziam os antigos – a glória terrena é transitória. Nenhum sucesso
material ou pessoal terá valor no Juízo Final. O que valerá é o quanto
você amou de fato. Por isso que de todas as regras, ser misericordioso é a
mais relevante.
- Nunca jure algo para alguém. Jurar só responde
a insegurança e descrença do interlocutor na sua palavra.
- Levar um “tapa na face esquerda” é menos grave
que na face direita, porque simbolicamente a face direita representa as coisas
do céu e a esquerda, as coisas da terra.
- Tradicionalmente
o lado direito trata do céu e o esquerdo trata da terra. O olho é
contemplação e a mão é ação. O olho direito é o olho que vê as coisas do
espírito e a mão direita é a que faz as coisas do espírito. O olho
esquerdo e a mão esquerda estão associados às coisas da terra. Exemplo: Mas
quando dás a esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita.
– não se te imiscua na consciência o desejo de louvor humano, quando
mediante a esmola pretenderes cumprir o preceito divino.
- Se alguém o obrigar a ir carregado “mil
passos”, dê ainda mais outros “2 mil”, porque a soma remete ao número 3,
número que denota perfeição.
- “E alguma vez lhe darás algo melhor que o que
se te peça” significa, por exemplo, que se lhe pedem dinheiro para comprar
um revólver e matar o vizinho, você lhe dá um conselho no lugar do
dinheiro. Pois o que vale é a intenção, essa é a regra central da nova
Lei.
- Não orar pelos pecados contra o Espírito
Santo. Propostas demoníacas não devem receber sua oração. Não se deve orar
por todos, e não se deve contra alguém.
- “Ninguém pode servir a dois senhores: porque
ou há de aborrecer um, e amar outro: ou há de acomodar-se a este, e
desprezar aquele. Não podeis servir a Deus, e às riquezas.” Aquele que
está servindo o processo temporal é filho do diabo. Quem se interessa
exclusivamente por dinheiro está fazendo o jogo do príncipe deste mundo.
Interpretar este versículo da bíblia como um repúdio ao capitalismo é
fazer o jogo do demônio, que é aquele que não quer que se veja que a
matéria está abaixo do espírito, e não o contrário.
- “Não queirais julgar, para que não sejais
julgados.” Jesus pede que julguemos apenas os atos manifestos e deixemos
para Deis os ocultos. Não queiramos presumir entender os Grandes Mistérios
e no atenhamos aos Pequenos Mistérios.
- Há uma diferença entre ira e ódio. A ira pode
ser positiva quando reação amorosa a um objeto. Não julgue o outro com
ódio, mas com preocupação amorosa. A ira de Jesus contra os vendilhões do
templo é um exemplo de ira positiva. Hamlet diz que às vezes é preciso ser
mau para ser bom.
- “Guardai-vos os falsos profetas, que vêm a vós
com vestidos de ovelha e dentro são lobos roubadores.” Estes são os
verdadeiros anticristos. Anticristo não é uma pessoa, mas sim o conjunto
de doutrinas anticristãs. O reino do anticristo não é a existência da
ignorância, da perversidade e da maldade, mas o fato de dar-lhes
autoridade como acontece nos dias de hoje
Notas
- Aurelius Augustinus (354-430) nasceu em Tagaste
(hoje Souk-Ahrás na Argélia). Filho de romano pagão casado com berbere
cristã (Mônica, mais tarde Santa Mônica).
- Professor de retórica interessou-se por
filosofia, maniqueísmo e neoplatonismo antes de converter-se ao
cristianismo em 386.
- Testemunhou o desmoramento do Império Romano
simultaneamente com a construção da Igreja. Talvez o principal doutrinador
entre os Doutores da Igreja.
- Em sua extensa obra destacam-se: A Cidade de
Deus (primeira obra de filosofia da história), Da Trindade, Sobre o Sermão
da Montanha, Da Doutrina Cristã e De Libero Arbítrio.
- Diferentemente do Islã, que possui apenas uma
versão do Corão, o Cristianismo é extremamente complexo. Apenas com Santo
Afonso de Ligório, personagem do século XVIII, chegou-se a uma teologia
moral cristã.
- O Cristianismo nasce como relato biográfico
narrado por testemunhas oculares. Para transforme-se em doutrina religiosa
foi preciso muito trabalhado de pessoas excepcionais ao longo de quase
dois mil anos.
- Santo Agostinho é o primeiro dos grandes pensadores
da Igreja Católica, contemporâneo de Santo Jerônimo, autor da Vulgata, o
único texto válido da bíblia até as Reformas. Na época de Santo Agostinho
havia uma preocupação em como ser cristão e ele brigou com todas as
heresias e cismas de então, como (a) o Donatismo – cismáticos que pedia a
Igreja que não fosse complacente com os negadores da fé quando da
perseguição de Diocleciano. Rejeitaram o bispo eleito, escolhendo Donato
de Casa Nigra, (b) o Pelagianismo – ideia de que o pecado de Adão era pessoal
e, portanto, ninguém está manchado por ele. Não haveria necessidade de
batismo e seriamos responsáveis pela nossa salvação, e (c) o Arianismo –
dizia que Jesus era apenas um ser humano excepcional.
- A Igreja tem 36 doutores cuja opinião são
reconhecidas como legítimas sem necessidade de aprovação eclesiástica.
Santo Agostinho é Doutor da Graça.
- Gandhi hipocritamente declarou que se
encontrasse um cristão que aderisse totalmente ao Sermão da Montanha ele
se converteria imediatamente ao Cristianismo. Mas quantos hindus ele
conhece que cumprem integralmente as Leis de Manu? O primeiro a não
obedecer tais leis é Gandhi, um vaishá que se comportava como brâmane.
- Novo Testamento foi traduzido direto do grego
– pouco polêmico. Já o Antigo Testamento foi escrito em hebraico e
traduzido para o grego para uso dos judeus que haviam esquecido sua língua
após o cativeiro da Babilônia – Septuaginta, folcloricamente o produto do
trabalho de 70 sábios que por 70 dias fizeram a tradução. O hebraico era
falado somente no âmbito do rabinato. O hebraico só voltou a
popularizar-se com a fundação de Israel. Antes um judeu falava, por
exemplo, Idish no território alemão ou Ladino na Espanha e Portugal.
- Jesus ensinou sentado, como é próprio da
dignidade o magistério.
- Jesus Cristo não disse Pai-meu e sim
Pai-nosso, porque ele é totalmente humano. É totalmente Deus, tem as duas
naturezas simultaneamente. Para o Cristianismo, este mundo é real e
verdadeiro – existente de fato. O hinduísmo acha que tudo que existe neste
mundo aqui é ilusão – Maya.
- O Cristianismo apresenta paradoxos – aparentes
contradições – em função da nossa natureza paradoxal, pois somos feitos a
semelhança de Deus mas do pó viemos e ao pó voltaremos (inescapável tensão
ontológica).
- O entendimento da Bíblia requer o apelo aos
comentários de Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Santo Anselmo, entre
outros.
- Não há diferença essencial entre a teologia
grega e a teologia cristã – apenas uma diferença de formato, pois são
povos muito diferentes. A essência de ambas é a bipartição comum em toda a
natureza – o pai representa o céu e a mãe representa a terra. Esta é a
existência humana.
- O casamento é uma representação da união do
Céu com a Terra no microcosmo humano. Daí o carácter sagrado do matrimônio
e da família que assim se constitui. Sua destruição é o fim da nossa
civilização.
- Filosofia
é a arte de olhar e ver o que é – como que por intuição. Percebemos a
verdade pela intuição e não pelas palavras. Platão debate filosoficamente
este tema no diálogo Crátilo.
- Jesus Cristo não é apenas um homem, mas o
modelo de ser humano – o ser humano na sua estruturação ideal. Ele é,
platonicamente, a forma humana. Por isso ele aceita a condição de criatura
na plenitude.
- A caridade é um método de terapia espiritual.
O benefício maior é de quem pratica a caridade – agradar a Deus. O bem de
quem recebe o ato caridoso é colateral.
https://www.culturaanimi.com.br/post/sobre-o-serm%C3%A3o-do-senhor-na-montanha
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