04- ORIGEM
E CARISMA DA NOSSA ORDEM DE AGOSTINIANOS RECOLETOS
Fonte
Acima de tudo,
queridos irmãos, amemos a Deus; depois também ao próximo, porque estes são
os principais mandatos que nos foram dados (cf. Mt 22, 36-40). Regra de
nosso Pai Santo Agostinho
No século XVI, alguns
religiosos agostinianos da província de Castela, movidos por um especial
carisma coletivo, quiseram viver com renovado fervor e novas normas a forma de
vida consagrada que Santo Agostinho fundou na Igreja, ilustrada com sua
doutrina e exemplo, e ordenado em sua santa Regra. Algo semelhante aconteceu,
no início do século XVII, na província agostiniana da Colômbia.
Os agostinianos
recoletos são herdeiros do modo de vida promovido por Santo Agostinho (354-430)
e assumido no século XIII com espírito mendicante pela Ordem de Santo Agostinho
(Grande União de 1256). Após mais de três séculos de história, em 1912,
foram reconhecidos pela Igreja como ordem religiosa autônoma.
O seu projeto de vida
é o de uma ordem religiosa, suscitada pelo impulso do Espírito Santo e aprovada
pela Igreja: vivendo em comunhão com os irmãos, querem seguir Cristo casto,
pobre e obediente; buscam a verdade e estão a serviço da
Igreja; procuram alcançar a perfeição da caridade segundo o carisma de
Santo Agostinho e o espírito de recolhimento.
Carisma
La
Forma de vivir, escrita por Fray Luis de León, foi aprovada pelo definitório
provincial em setembro de 1589 e, oito anos depois, obteve a confirmação
pontifícia. Seus catorze capítulos traduzem e especificam o desejo de
maior perfeição na intensificação da vida contemplativa e comunitária e na
acentuação das características ascéticas da vida religiosa. Começaram a
ser praticados no convento de Talavera em outubro de 1589.
O
carisma é uma experiência do Espírito Santo que implica um modo de ser
específico, uma missão e espiritualidade específicas, um estilo de vida
fraterno e uma estrutura ao serviço da missão eclesial. O carisma
agostiniano se resume no amor de Deus sem condições, que une almas e corações
na convivência comunitária de irmãos, e que se estende a todos os homens para
uni-los em Cristo na sua Igreja. A experiência do próprio carisma lhes
transmite a vitalidade que vem do Espírito Santo, renova-os constantemente e os
impulsiona à formação permanente para estarem disponíveis ao serviço da Igreja
A herança espiritual
da Ordem é a vida, a doutrina e a Regra de Santo Agostinho, o "modo de
viver" no início da colheita e o testemunho de santidade de tantos irmãos
que, fiéis ao Espírito, deram vida à sua história. .
As Constituições são
a expressão do carisma da Ordem e propõem o modo peculiar de seguir Jesus
respondendo à vocação dos agostinianos recoletos. Integram os três
aspectos constitutivos do carisma: o amor contemplativo, o amor comunitário
ordenado e o amor apostólico difusivo.
A Ordem é composta
por sacerdotes religiosos e irmãos religiosos; todos vivem a sua vocação,
partilham a vida fraterna na comunidade e têm uma missão a cumprir.
https://www.agustinosrecoletos.com/quienes-somos/origen-carisma/
Vida
comunitária
Para os
agostinianos recoletos, a vida fraterna é muito importante. Cada
comunidade organiza a sua vida preparando um projeto de vida e missão no qual
são indicados os momentos de oração comum e de convivência fraterna, as
atividades comunitárias e diversos serviços apostólicos. A comunidade é
apostólica e seu primeiro apostolado é a própria comunidade. O agostiniano
recoleto, vivendo o próprio carisma e em comunhão com a Igreja local,
evangeliza e exerce o seu ministério apostólico. A contemplação é um
elemento fundamental do patrimônio de Santo Agostinho e da Ordem.
Ação
O amor contemplativo,
além de unir almas e corações em comunidade, é em si difuso e
apostólico. O religioso agostiniano recoleto é chamado a levar em si o
amor, cuja essência é dar e comunicar; quanto mais ele participa do
conhecimento e do amor de Deus, mais fortemente ele tende a espalhar esse
conhecimento e esse amor.
https://www.agustinosrecoletos.com/nuestra-vida/
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