quarta-feira, 7 de junho de 2023

ORAÇÃO DOS FIÉIS E CONTINUAÇÃO DA CELEBRAÇÃO

 

 

ORAÇÃO DOS FIÉIS

P. Irmãos e irmãs, elevemos nossas preces a Cristo, que ofereceu sua vida por nós e nos deixou o sacramento de sua páscoa e a certeza de sua presença, suplicando-lhe com fé:

T. Fortalecei-nos, Senhor, com Vos- so Corpo e Sangue.

 1. Senhor Jesus, que nos concedeis celebrar o mistério de sua Páscoa, participando da Ceia Eucarística; dai- -nos sempre celebrar com fé a Euca- ristia e viver em comunhão com os irmãos e irmãs, nós vos pedimos.

2. Senhor Jesus, que nos ordenastes celebrar em vossa memória a Eucaristia; concedei a vossa graça a todos os que se preparam para receber pela primeira vez os sagrados mistérios do vosso Corpo e do Vosso Sangue, nós vos pedimos.

3. Senhor Jesus, que no sacramento da Eucaristia, deixastes para nós o ali- mento que sustenta nossa caminha- da; dai perseverança a todos os grupos, movimentos e associações que cuidam dos mais pobres e lutam pelo resgate da dignidade dos que passam fome, nós vos pedimos.

4. Senhor Jesus, que pelo Pão da Vida e pelo Cálice de nossa salvação quisestes permanecer sempre entre nós; acompanhai vossa Igreja de São Paulo, no seu esforço de permanecer na unidade do Vosso Espírito; nós vos pedimos.

5. Senhor Jesus, Alimento da Vida 3 Eterna, concedei a todos os que fale- ceram, alcançarem, segundo a vossa misericórdia, o céu; e aos que pade- cem, dai o vigor que vem do vosso ali- mento; nós vos pedimos.

T. Amém. (Outras preces da comunidade)

P. Tudo isso vos pedimos, Vós que viveis e reinais pelos séculos. T. Amém!

 

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS (L.: Sl 115 | M.: Pe. José Weber, SVD) 15

C. Nesta festa da Eucaristia, ofertamos a esperança de um mundo mais justo e fraterno, com o nosso dízimo e ofertas. Cantemos.

1. Que poderei retribuir ao Senhor / por tudo aquilo que Ele me deu? Oferecerei o seu sacrifício / e invocarei o Seu santo nome

2. Que poderei oferecer ao meu Deus / pelos imensos benefícios que me fez?

 3. Eu cumprirei minha promessa ao Senhor / na reunião do povo santo de Deus.

4. Vós me quebrastes os grilhões da escravidão / e é por isso que hoje canto o vosso amor.

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

 P. Concedei, ó Deus, à vossa Igreja os dons da unidade e da paz, simboliza- dos pelo pão e vinho que oferecemos na sagrada Eucaristia. Por Cristo, nos- so Senhor. T. Amém.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA III (Prefácio da Santíssima Eucaristia II, p. 440)

P. Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Reunido com os Apóstolos na última Ceia, para que a memória da Cruz salvadora permanecesse para sempre, ele se ofereceu a vós como cordeiro sem mancha e foi aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão neste sublime sacra- mento, a todos nutris e santificais. Fazeis de todos um só coração, iluminais os povos com a luz da mesma fé e congregais os cristãos na mesma caridade. Aproximamo-nos da mesa de tão grande mistério, para encontrar por vossa graça a garantia da vida eterna. Por essa razão, com os anjos e todos os santos, entoamos um cântico novo para proclamar a vossa bondade, cantando (dizendo) a uma só voz...

T. Santo, Santo, Santo...

 CP. Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.

 T. Santificai e reuni o vosso povo!

CC. Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos man- dou celebrar este mistério.

T. Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

Na noite em que ia ser entregue, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SAN- GUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

 Eis o mistério da fé!

T. Todas as vezes que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos vossa vinda.

CC. Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sa- crifício de vida e santidade.

T. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

T. Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

1C. Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos Apóstolos e Mártires, São Paulo, patrono da nossa Arquidiocese, e todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!

 2C. E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconci- liação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Francisco, o nosso bispo Odilo, com os Bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistas- tes.

T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

 Atendei às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, to- dos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

T. Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos fi- lhos!

3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso.

T. A todos saciai com vossa glória!

 Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

 CP ou CC. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.

T. Amém.

 RITO DA COMUNHÃO (L. e M.: Pe. José Weber)

PAI NOSSO D. O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos e filhas, digamos juntos: Pai nosso...

ABRAÇO DA PAZ

D. A Eucaristia nos faz Igreja, e reúne seus filhos em torno da mesa da paz! Desejosos de um mundo com diálogo e fraternidade, saudemo-nos num gesto de paz. Refrão: Deus nos abençoe, Deus nos dê a paz. // A paz que só o amor é que nos traz.//

 CONVITE À COMUNHÃO

- O Ministro da Eucaristia aproxima-se da âmbula sobre o altar. Apresenta o Pão Eucarístico e diz: ME. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele, diz o Senhor.

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

- O Ministro comunga e distribui o Pão Eucarístico. Ao final, recolhe a reserva eucarística e leva para o sacrário. Guardar um instante de silêncio. –

 Eu sou o pão, que vem do céu... nº 887

CANTO DE COMUNHÃO : JESUS SE DÁ NO PÃO

https://youtu.be/vj-HE_wmW6A

 

Nós somos muitos, mas formamos um só corpo, que é o corpo do Senhor, a sua Igreja. Pois, todos nós participamos do mesmo pão da unidade, que é o corpo do Senhor, a comunhão.

1. O pão que, reunidos, nós partimos é a participação do Corpo do Senhor.

2. O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão no Sangue do Senhor.

3. À ordem do Senhor obedecendo, celebramos a memória da nossa re- denção.

4. Da Ceia do Senhor participando, pelo Espírito seremos unidos num só corpo. 5. Seu Corpo e seu Sangue comungando, sua morte anunciamos, até que Ele venha. II. (L.: D. Odilo Pedro Scherer | M.: Delphim Rezende Porto)

Em memória, em memória, em memória de mim.

1. Em memória de ti, Jesus Cristo, Filho do Deus vivo. / Palavra amorosa do Pai / Pão para a vida do mundo / Evangelho da esperança segura.

2. Em memória de ti, Jesus Cristo, Filho do Deus vivo. / Da tua admirável encarnação, / de tua Paixão redentora / E gloriosa Ressurreição.

3. Em memória de ti, Jesus Cristo, Filho do Deus vivo. / Pastor das ovelhas, / Senhor da Igreja, / Meu Senhor e meu Deus.

ORAÇÃO

D. Ó Deus, a comunhão na Palavra e na Eucaristia prefigura a união dos fiéis em vosso amor. Fazei que desde já se realize a comunhão na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário