sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Imaculada Conceição 8 de dezembro de 2023 Solenidade

 

 

Imaculada Conceição 8 de dezembro de 2023 Solenidade

 

EIS AQUI A SERVA DO SENHOR!

- Cantar o refrão "Ave Maria. Ave Maria! Ave! Ave! Ave Maria!" (CD "Mantras" - Paulinas. No YouTube: https:/ /youtu.be/DxLW6ISHXGQ?si=2bjYEThousR4u9NU) para ambientação e acendimento das velas do altar e a 1ª do Advento.

01. ACOLHIDA

C. Sejam bem-vindos, irmãos e irmãs, ao nosso encontro de fé! Celebramos a vida nova em Cristo, venerando aquela que é modelo de santidade e advogada nossa: Maria. Ela, enriquecida da plena graça, deu-nos o Cordeiro sem mancha, que tira os nossos pecados. Com alegria, cantemos.

 02. CANTO Como o Sol nasce da aurora... nº 144

 03. SAUDAÇÃO

D. Na solenidade de Maria Imaculada, saudemos a Trindade Santa: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. D. O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

04. MOTIVAÇÃO E ENTRONIZAÇÃO DA IMAGEM

C. Celebrando esta solenidade, recordamos a bondade divina em preservar Maria para ser a digna habitação do Verbo de Deus. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado em 1854, pelo Papa Pio IX, afirmando em sua doutrina que a beatíssima Virgem Maria foi preservada imune de toda mancha do pecado original, no primeiro instante de sua conceição por singular graça e privilégio de Deus onipotente. Vivamos com alegria e esperança este dia e acolhamos a imagem de Nossa Senhora cantando. - Imaculada, Maria de Deus... nº 954 - Enquanto se canta, a imagem é conduzida até o local preparado no presbitério ou fora dele com destaque; crianças, vestidas de anjo, entram à sua frente com flores que serão depositadas diante da imagem quando ela estiver no local preparado..

 05. DEUS NOS PERDOA

D. A pureza do coração eleva o ser humano para o alto, no intuito de contemplar as maravilhas de Deus. Todavia, o pecado nos afasta deste horizonte divino e nos entristece, pois no pecado não se tem alegria verdadeira. De coração contrito, peçamos perdão a Deus cantando: Eu confesso a Deus... n° 232

D. Deus todo-poderoso, rico em amor e miserihttps://www.a12.com/academia/artigos/imaculada-conceicao-habitacao-digna córdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Amém.

06. HINO DE LOUVOR

C. Glorifiquemos a Deus que fez grandes coisas por seus filhos, cantando: Glória a Deus nos altos céus! Paz na terra... n° 256

07-ORAÇÃO - Momento de silêncio para oração pessoal.

 D. Ó Deus, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparastes para o vosso Filho uma digna habitação e a preservastes de toda mancha de pecado em previsão da morte salvadora de Cristo; concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

 08. DEUS NOS FALA

 Refrão: Tua Palavra é vida Senhor, a boa nova nos congregou, tua verdade é paz, é justiça e amor, no irmão o Evangelho é Salvação.

 PRIMEIRA LEITURA: Gn 3,9-15.20

L.1 Leitura do Livro do Gênesis.

SALMO RESPONSORIAL: 97(98)

 Refrão: Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!

SEGUNDA LEITURA: Ef 1,3-6.11-12

L.2 Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

 EVANGELHO: Lc 1,26-38

 CANTO DE ACLAMAÇÃO

 Aleluia... Ó mulher cheia de graça... nº 327

 Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

 09. PARTILHANDO A PALAVRA

 A leitura do livro do Gênesis revela uma quebra no plano divino original da comunhão de amor entre os homens e o próprio Deus criador. O Senhor criou para a vida e não para a morte, sendo essa, fruto da desobediência para com o Pai. Numa linguagem simbólica, a serpente perpassa o contexto de povos sendo adorada ou mesmo temida. Aqui, o autor escolhe a figura da serpente para descrever a cena da queda da humanidade. Tristemente, o homem preferiu escolher aquilo que era passageiro, momentâneo, efêmero, do que desejar a vida em plenitude.

-Deus quis Maria para a salvação da humanidade, pois desejou que o Redentor fosse o "Filho do Homem" e para tal, é dado a Maria em sentido pleno a sentença divina ao tentador acerca da inimizade entre ela e o mal. Maria é vista como a nova Eva, mãe de todos os viventes que ao lado de Cristo, o novo Adão, reafirma a missão e valor da mulher na salvação da humanidade. A dignidade da mulher é elevada e seu papel enquanto virgem, mãe, esposa, viúva, pessoa atuante no mundo é novamente constituído.

- O texto apresentado por São Paulo evidencia as bênçãos existentes na cultura judaica. O homem louva a Deus pelas graças recebidas em sua vida. O Pai é o agente de tudo, aquele que por amor cria a humanidade, realizando tudo em Cristo com a referência da força do Espírito Santo. O Verbo de Deus se encarna e glorificado realiza plenamente a união definitiva e indissolúvel por aquilo que outrora fora perdido pelos primeiros pais da humanidade. Essa já não é mais "filha do pecado", mas a partir de agora se tornam filhos adotivos. A salvação é destinada a todos e readmitidos à graça original; a cruz é sinal desta vida que brota em meio as dores da vida. Todos são amados e queridos por Deus e portanto, cada um ocupa um lugar inconfundível na humanidade. - No Evangelho de Lucas, Maria ocupa esse lugar de cooperadora na salvação da humanidade. A cena da anunciação a Maria e sua resposta ao anjo indica alguém que aderiu corajosamente ao projeto salvífico de Deus. O "sim" de Maria chega até a cruz, quando seu próprio Filho se entrega para a salvação do mundo. Maria, a Mãe da humanidade, é declarada serva, pois convoca a todos a serem imitadores dos gestos de Jesus: serviço, oração e entrega. - Maria em seu viver foi obediente ao Pai, ensinando a amar, a ter fé e a ser a mulher da esperança. Celebrar a Imaculada neste tempo do Advento é rememorar o "Mistério da Redenção" nos acontecimentos da vida do homem. A antecipação de sinais dos tempos novos com a Encarnação do Verbo, a exultação do Precursor no seio de Isabel, o "Magnificat", o Glória dos anjos, a alegria dos pastores, a luz dos magos, a consolação de Simeão e Ana, inspiram a cada um a se alegrar mediante aos desafios da vida.

 - A digna habitação para Deus fazer morada aconteceu e a força do pecado não prevaleceu. Maria é modelo de fé amadurecida, consciente e responsável. Contemplar Maria é entender que ela se mantinha fiel aos sonhos de seu amado Filho e ensina to- dos a não ter medo em seguir aquilo proposto pelo Mestre de Nazaré. A Imaculada é para nós o sinal de que, com Jesus ressuscitado dentre os mortos, o mal está derrotado. Em Maria entendemos que Deus quer nos "encher" de sua graça salvífica doando a todos a santidade. Ele faz grandiosos prodígios no mundo por aqueles que se doam para os desígnios do Reino. Diante de todos e ao lado de Jesus, Maria Imaculada é o melhor testemunho de fidelidade e salvação que vem de Deus. Que sua intercessão nos auxilie na entrega verdadeira de nossa vida ao projeto do Reino de Deus

. 10. PROFISSÃO DE FÉ

D. Abertos ao amor de Deus por nós, peçamos ao Senhor que aumente a nossa fé: Creio em Deus...

11. PRECES DA COMUNIDADE

D. Neste dia em que rezamos este mistério de nossa fé, cantemos a cada pedido: Mãe de Deus, rogai a Deus por nós!

 L.1 Pela Santa Igreja, esposa do Verbo encarnado, que sua ação no mundo decorra sempre para o bem de todos aqueles que mais precisam da ação misericordiosa do Pai, cantemos:

L.2 Por todos aqueles que ainda não vivenciaram o amor materno, que encontrem em Maria o consolo para suas vidas e sejam protagonistas da caridade, levando a todos a esperança de uma vida melhor, cantemos:

 L.1 Pela paróquia de Conceição da Barra e muitas Comunidades que celebram a Solenidade da Imaculada Conceição, que a exemplo da Virgem continuem no caminho do Mestre e sejam sempre solícitas ao bem comum, cantemos:

L.2 Por nossa Comunidade, que em meio aos desafios do mundo, veja sempre em Maria a mulher da alegria e da esperança para bem caminhar nos "vales de lágrimas" dos dias de hoje, cantemos:

L.1 Pela Coleta da Evangelização no dia 17 deste mês, que seja uma oportunidade de todos se comprometerem com a causa da evangelização em nossa Diocese e no Brasil, cantemos: D. Ó Deus de infinita bondade, escutai com amor as preces que a vós dirigimos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 12. APRESENTAÇÃO DOS DONS

 C. Para Deus, nada é impossível! Ofereçamos com alegria tudo aquilo que somos e temos, confiando sempre na ação de Deus em nossas vidas. Cantemos: É grande o Senhor, é o nosso Deus... n° 477

13. LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

D. O Senhor esteja convosco! T. Ele está no meio de nós!

D. Hoje cantamos os vossos louvores, ó pura Mãe de Deus! Os hinos que entoamos, possam chegar até os céus, pois tudo aquilo que nos impedia de realizar esses gestos já não existe mais. Desde a sua santa Conceição, foi bendita entre as mulheres e escolhida por Deus, seu Salvador.

Refrão: Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus: Imaculada, Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

C. O Senhor fez prodígios por todos nós. É preciso cantar e bendizer, pois sua mão e sua força nos ampararam e nos levaram até a salvação, a justiça e a vitória. Exultai e alegrai, cantemos ao Senhor um canto novo! Refrão: Maria, Mãe dos caminhantes, ensina-nos a caminhar. Nós somos todos viandantes, mas é difícil sempre andar.

D. A morte foi vencida, pois sois a Mãe que gerou a vida. Fazendo-se homem, Cristo não conheceu o pecado. Ele, santo e imaculado, quis que também sua Mãe fosse santa e imaculada para assim nos salvar do mal. Maria é imune a toda mancha do pecado para receber em seu ventre aquele que nos daria a vida novamente. Refrão: Imaculada, Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus: Imaculada, Maria do povo, mãe dos aflitos que estão junto à cruz.

C. Ó Mulher cheia de graça, Mãe das coisas recriadas! Verdadeiramente o Senhor é convosco, pois quis que toda a natureza reconhecesse que em vós, o Verbo de amor se encarnou e nos ensinou a amar até o fim. Ensina-nos, ó Mãe, a percorrer o Caminho, a Verdade e a Vida! Refrão: Maria, Mãe dos caminhantes, ensina-nos a caminhar. Nós somos todos viandantes, mas é difícil sempre andar.

D. Acolhei, Senhor, os louvores da vossa assembleia reunida neste dia. Ensinai-nos a sermos disponíveis e obediente para os projetos do Reino como Maria Imaculada. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

RITO DA COMUNHÃO

- Onde acontece a distribuição da Eucaristia faz-se como segue. Se não tiver, faz-se o Pai Nosso, o abraço da Paz, um momento de silêncio e a Oração final. Em silêncio, ou apenas com um refrão, o corporal é estendido sobre o altar e um Ministro da Eucaristia, pelo caminho mais curto, traz a âmbula com o Pão Consagrado. Este é colocado sobre o altar. O Ministro faz uma genuflexão. Não se convida para ficar de joelhos ou adoração.

14. PAI NOSSO

D. O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos e filhas, digamos juntos: Pai nosso...

15. ABRAÇO DA PAZ

D. A paz somente existe quando o coração do homem se abre à vontade de Deus em seu viver. Deixemos Deus agir sempre. Saudemo-nos uns aos outros, com um gesto de fraternidade. - Cantar um refrão.

 16. CONVITE À COMUNHÃO

 - O Ministro da Eucaristia aproxima-se da âmbula sobre o altar. Apresenta o Pão Eucarístico e diz: ME. "Coisas gloriosas dizem de vós, ó Virgem Maria, porque de vós nasceu o Sol da Justiça, o Cristo, nosso Deus." Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

- O ME comunga e distribui o Pão Eucarístico. Ao final, ele recolhe a reserva eucarística e leva para o sacrário. Guardar um instante de silêncio.

- Prá cumprir as Escrituras, ó Senhora... n° 618

 ou Quando o teu Filho contigo vier... n° 619

17-ORAÇÃO

D. Senhor nosso Deus, que a comunhão no mistério da vossa Palavra cure em nós as feridas do pecado original, do qual Maria foi preservada de modo admirável ao ser concebida sem pecado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

18. MOMENTO DEVOCIONAL

C. Na alegria de celebrarmos a Solenidade de Nossa Senhora, peçamos a sua intercessão sobre nossas famílias e a nossa Comunidade, cantando: Salve, Rainha, Mãe de Deus... nº 1.002 ou rezando: Salve Rainha, Mãe de misericórdia...

19. AVISOS

 20. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

 D. O Senhor esteja convosco! T. Ele está no meio de nós!

D. Abençoe-nos e guarde-nos o Senhor todo-poderoso e cheio de misericórdia: Pai e Filho e Espírito Santo. T. Amém.

D. Vivendo este grande mistério da Encarnação do Amor, ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe. T. Graças a Deus.

- Obs.: Na sacristia, o dirigente diz, voltado para o crucifixo, com toda a equipe reunida.

 D. Bendigamos ao Senhor. T. Demos graças a Deus.

21. CANTO

Pelas estradas da vida ... n° 991

CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO ---- 2023

 ---- "Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos".

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/11/08_12_23.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário