quarta-feira, 27 de março de 2024

LITURGIA EUCARÍSTICA APRESENTAÇÃO DOS DONS

 

LITURGIA EUCARÍSTICA

 

APRESENTAÇÃO DOS DONS

 

C. Unidos pela fraternidade, apresentemos ao Senhor, nosso gesto concreto de solidariedade. Apresentemos nossas ofertas e dízimo. Abramos também, as nossas mãos para ajudar os irmãos mais necessitados. Onde o amor e a caridade... n° 797

 

ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

 

RITO DA COMUNHÃO (L.: D. C. A. Navarro | M.: Waldecy Farias)

 

- Onde acontece a distribuição da Eucaristia faz-se como segue. Se não tiver, faz-se o Pai Nosso, o abraço da Paz, um momento de silêncio e a Oração final. Em silêncio, ou apenas com um refrão, o corporal é estendido sobre o altar e um Ministro da Eucaristia, pelo caminho mais curto, traz a âmbula com o Pão Consagrado. Este é colocado sobre o altar. O Ministro faz uma genuflexão. Não se convida para ficar de joelhos ou adoração.

 

PAI NOSSO

 

D. A fraternidade está fundada sobre o dom da vida de Jesus. Ele mesmo nos ensinou a rezar. Pai nosso...

 

 ABRAÇO DA PAZ

 

D. A paz recebida e oferecida é um gesto de amizade social. Saudemo-nos mutuamente. - Cantar um refrão.

 

 CONVITE À COMUNHÃO

 

- O Ministro aproxima-se da âmbula sobre o altar. Apresenta o Pão Eucarístico e diz:

 

ME. Diz o Senhor: "Isto é o meu corpo entregue por vós. Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes fazei-o em memória de mim".

 

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Todos: Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).

 

- O Ministro comunga e distribui o Pão Eucarístico. Ao final, recolhe a reserva eucarística e leva para o sacrário. Guardar um instante de silêncio. - Cantos entre os n° 798 a 802

 

. ORAÇÃO

 

 D. Ó Deus todo-poderoso, que hoje nos renovastes pela memória da ceia do vosso Filho, dai-nos ser eternamente saciados na ceia do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

 

 CANTO DE COMUNHÃO

 

1. Eu quis comer esta ceia agora, pois vou morrer, já chegou minha hora. Tomai, comei, é meu Corpo e meu Sangue que dou. Vivei no amor! Eu vou preparar a ceia na casa do Pai. (bis)

2. Comei o Pão: é meu Corpo imolado por vós, perdão para todo pecado.

 3. E vai nascer do meu Sangue a esperança, o amor, a paz; uma nova aliança.

 4. Eu vou partir, deixo o meu testamento: Vivei no amor! Eis o meu mandamento. 5. Irei ao Pai; sinto a vossa tristeza; porém, no céu, vos preparo outra mesa.

 6. De Deus virá o Espírito Santo, que vou mandar pra enxugar vosso pranto.

7. Eu vou, mas vós me vereis novamente; estais em mim e eu em vós estou presente.

 8. Crerá em mim e estará na verdade, / quem vir cristãos na perfeita unidade.

 

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO

 

P. Oremos: (silêncio) Ó Deus todo-poderoso, assim como hoje nos renovastes pela Ceia do vosso Filho, dai-nos ser eternamente saciados no banquete do seu reino. Por Cristo, nosso Senhor. T. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário