quinta-feira, 31 de outubro de 2024

VII- APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

 

 

VII- APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS

7.1- Canto das Oferendas

Os olhos jamais contemplaram, ninguém sabe explicar o que Deus tem preparado àquele que em vida o amar.

 1. As lutas, a dor e o sofrer, tão próprios à vida do ser, ninguém poderá comparar com a glória sem fim no céu.

 2. Foi Cristo que nos mereceu co’a morte, a vida e o céu, e ainda se entrega por nós, como oferta constante ao Pai

. 7-2- ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

 P. Orai, irmãos e irmãs... T. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja.

 P. Senhor, acolhei com bondade as nossas oferendas para que vossos fiéis defuntos sejam recebidos na glória com vosso Filho, a quem nos unimosneste grande sacramento do amor. Ele, que vive e reina pelos séculos dos séculos. T. Amém.

7.3- ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

P. Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai 3 santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Nele brilha para nós a esperança da feliz ressurreição; e se a certeza da morte nos entristece, conforta-nos a promessa da futura imortalidade. Senhor, para os que creem em vós a vida não é tirada, mas transformada e, desfeita esta morada terrestre, nos é dada uma habitação eterna no céu. Por isso, com os Anjos e Arcanjos, os Tronos e as Dominações e todos os coros celestes, entoamos o hino da vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

T. Santo, Santo, Santo...

 CP. Na verdade, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir para vós um povo que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito.

 CC. Por isso, ó Pai, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que nos mandou celebrar estes mistérios.

T. Enviai o vosso Espírito Santo!

Na noite em que ia ser entregue, Jesus tomou o pão, pronunciou a bênção de ação de graças, partiu e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

 Do mesmo modo, no fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, pronunciou a bênção de ação de graças, e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

 Mistério da fé!

T. Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

CC. Celebrando agora, ó Pai, o memorial da paixão redentora do vosso Filho, da sua gloriosa ressurreição e ascensão ao céu, e enquanto esperamos sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício vivo e santo.

T. Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta!

Olhai com bondade a oblação da vossa Igreja e reconhecei nela o sacrifício que nos reconciliou convosco; concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, repletos do Espírito Santo, nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.

T. O Espírito nos una num só corpo!

1C. Que o mesmo Espírito faça de nós uma eterna oferenda para alcançarmos a herança com os vossos eleitos: a santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, os vossos santos Apóstolos e gloriosos Mártires, e todos os Santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.

T. Fazei de nós uma perfeita oferenda!

2C. Nós vos suplicamos, Senhor, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja que caminha neste mundo com o vosso servo o Papa Francisco e o nosso Bispo Odilo Pedro e seus bispos auxiliares, com os bispos do mundo inteiro, os presbíteros e diáconos, os outros ministros e o povo por vós redimido. Atendei propício às preces desta família, que reunistes em vossa presença. Reconduzi a vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.

T. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

3C. Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar- -nos eternamente da vossa glória, por Cristo, Senhor nosso. Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.

 CP ou CC. Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, por todos os séculos dos séculos.

T. Amém.

7.4- RITO DA COMUNHÃO

PAI NOSSO

P. Guiados pelo Espírito de Jesus ressuscitado e iluminados pela sabedoria do Evangelho, ousamos dizer: Pai nosso…

ABRAÇO DA PAZ

- CONVITE À COMUNHÃO

 - O Padre(ou o Ministro na Comunidade sem Sacerdote) aproxima-se da âmbula sobre o altar. Apresenta o Pão Eucarístico e diz: ME. "Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu; se alguém come deste Pão, viverá eternamente"

. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

CANTO DE COMUNHÃO

Tu es minha vida -Estás entre nós

 

1- Tu és minha vida outro Deus não há 

Tu és minha estrada a minha verdade

Em Tua palavra eu caminharei

Enquanto eu viver e até quando Tu quiseres

Já não sentirei temor pois estás aqui 

Tu estás no meio de nós.

2- Creio em Ti Senhor, vindo de Maria

Filho eterno e santo, homem como nós

Tu morreste por amor, vivo estás em nós

Unidade Trina com o Espírito e o Pai

E um dia eu bem sei Tu retornarás 

E abrirás o Reino do Céu

3- Tu és minha força outro Deus não há

Tu és minha paz, minha liberdade

Nada nesta vida  nos separará

Em Tuas mãos seguras minha vida guardarás

Eu não temerei o mal Tu me livrarás 

E no Teu   perdão viverei.

4- Ó Senhor da vida creio sempre em Ti

Filho Salvador eu espero em Ti

Santo Espírito de amor desce sobre nós

Tu de mil caminhos nos conduzes a uma fé

E por mil estradas onde andarmos nós

Qual semente nos   levará

https://www.folhetosdecanto.com/2014/05/tu-minha-vida-estas-nos.html

 

. ORAÇÃO  APÓS A COMUNHÃO

P. Oremos: (silêncio) Alimentados pelo sacramento do vosso Filho, que por nós foi imolado e ressuscitou glorioso, suplicantes vos pedimos, Senhor, em favor dos vossos fiéis defuntos, a fim de que, purificados pelos mistérios pascais, alcancem a glória da ressurreição futura. Por Por Cristo, nosso Senhor.

T- Amém.

AVISOS

- Amanhã(03 de novembro), Dia do Senhor, Solenidade de Todos os Santos. Avisar o horário da celebração

7.5- BÊNÇÃO FINAL

 

 D. O Senhor esteja convosco! T. Ele está no meio de nós!

D. Abençoe-nos e guarde-nos o Senhor Todo Poderoso e cheio de misericórdia: Pai e Filho e Espírito Santo. T. Amém.

D. Testemunhando Jesus Cristo com a vida, a esperança e confiando em sua misericórdia que nos garante a vida eterna, ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.

T. Graças a Deus

. - Obs.: Na sacristia, o dirigente diz, voltado para o crucifixo, com toda a equipe reunida.

D. Bendigamos ao Senhor. T. Demos graças a Deus.

 7.6- CANTO FINAL: Com minha Mãe estarei... nº 938

Wilson Paim

Com minha mãe estarei
Na santa glória um dia
Ao lado de Maria
No céu triunfarei

Com minha mãe estarei
Aos anjos me ajuntando
E hinos entoando
Louvores lhe darei

No céu, no céu
Com minha mãe estarei

Com minha mãe estarei
Mãe pura, imaculada
Minha alma ter manchada
Jamais consentirei

 

https://www.letras.mus.br/wilson-paim/831439/

 

- Pode-se ir cantando ou rezando a Ave Maria, Ladainha de Nossa Senhora ou a Ladainha dos Santos até o cemitério da comunidade e lá finalizar a celebração ou fazer um momento de oração.

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/10/02_11_23.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário