sábado, 24 de janeiro de 2026

03- LITURGIA DO DOMINGO DIA 25 DE JANEIRO DE 2026 3.1- Liturgia da Solenidade da Conversão de São Paulo, Apóstolo

 

01-03-  LITURGIA DO DOMINGO DIA 25 DE JANEIRO DE 2026

 

3.1- Liturgia da Solenidade da Conversão de São Paulo, Apóstolo

liturgia da solenidade da conversão de São Paulo, apóstolo, é uma celebração significativa que homenageia transformação de Paulo de perseguidor ferrenho da Igreja de Cristo em um seguidor fiel. liturgia inclui leitura da primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, que narra conversão de Paulo sua transformação em apóstolo. missa é uma celebração que reúne comunidade em um espaço de adoração reflexão, onde todos são chamados louvar Deus pela conversão de São Paulo sua importância para Igreja.

https://www.bing.com/search?q=LITURGIA+DA+SOLENIDADE+DA+CONVERS%C3%83O+DE+S%C3%83O+PAULO%2C+AP%C3%93STOLO&pc=GD01&form=GDAVST&ptag=3507

A pessoa de Paulo é tão importante para a Igreja, por causa de seu apostolado, que celebramos o dia de sua conversão. Para nós brasileiros, esta data também marca a fundação da maior cidade do país, em 1554.

Saulo, nome do apóstolo antes da conversão, nasceu na cidade de Tarso. Esta cidade era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um centro cultural da antiguidade. Seu pai era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim. Por causa da fidelidade ao imperador, a família de Saulo tinha recebido a cidadania romana.

Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel. Seus pais sonhavam que o filho seria um famoso Rabi.

Saulo era um perseguidor dos cristãos. Tinha raiva dos seguidores de Cristo. Mas Deus tinha reservado para ele um outro caminho. A Escritura nos conta que Saulo foi surpreendido por Jesus, que em forma de luz, fez o jovem fariseu mudar completamente de vida. De perseguidor, Saulo tornou-se o maior propagador da fé. Era agora chamado de Paulo.

O jovem foi batizado por Ananias, um cristão de Damasco. Desta cidade saiu a pregar a palavra de Deus, como lhe ordenara Jesus, tornando-se Seu grande apóstolo. Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma.

 

Reflexão:

O Senhor fez de Paulo seu grande apóstolo, o apóstolo dos gentios, isto é, o evangelizador dos pagãos. Ele escreveu 14 cartas, expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira “Teologia do Novo Testamento”. É sem dúvida o grande missionário da fé cristã.

Oração:

Ó grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso, seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades, dai-nos este espírito de apóstolo de vosso Mestre Jesus, a fim de que possamos dizer a todos – “Já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim”. Amém.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

https://catequisar.com.br/liturgia/conversao-de-sao-paulo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário