1) 2020. Ano da pandemia do novo coronavírus. Ano de mudanças no comportamento e na rotina da população, que teve de se adaptar e incorporar as medidas de prevenção à Covid-19. Com tantas transformações, inevitável que mesmo as tradições mais arraigadas acabem sendo impactadas. Não à toa, a expectativa para este ano é de um Natal diferente, mais digital – provavelmente o mais digital de todos até hoje.
2) Muitas vezes, precisamos passar por uma situação difícil, para entender algumas coisas. E é em meio às crises, que aprendemos a dar valor em coisas que, antes, não pareciam importantes. Quando terminamos um relacionamento, por exemplo, percebemos o quanto amávamos a outra pessoa. Talvez, nunca tivéssemos pensado bem sobre isso. Quando estamos gripados, nos lembramos do quanto é bom respirar sem qualquer intervenção, uma coisa que não pensamos quando estávamos 100% saudáveis. E é claro que, em meio a essa pandemia do novo coronavírus, aprenderíamos diversas coisas. Pessoas do mundo inteiro, vivendo em quarentena e aprendendo lições realmente valiosas.
3) Diante dessa situação do coronavírus no mundo todo, a Organização Mundial da Saúde pediu para que todos ficassem em casa. As pessoas que puderem, evitem sair nas ruas, mantendo-se em isolamento social.
4) A redação da Fatos Desconhecidos (*) buscou e listou para você, caro leitor, algumas lições que aprendemos coletivamente com a pandemia:
A – LAVAR AS MÃOS
Além de lavar as mãos com água corrente e esfregar por um bom tempo, aprendemos ainda a pós lavagem. Em dias comuns, não costumamos usar álcool gel para combater as bactérias. No entanto, é só quando a situação se agrava, que notamos a importância disso e ainda indicamos aos outros.
B – O RACISMO
O racismo é algo presente em nossas vidas, infelizmente. Desde que o vírus começou a se espalhar pelo mundo, diversas pessoas começaram a destilar seu ódio aos asiáticos, principalmente aos chineses. Com a notícia de pandemia, esse ódio aumentou ainda mais. Por sorte, existem pessoas que notam o racismo e combatem o mesmo.
C – COZINHAR
Passar por uma pandemia sem comer, não é uma coisa possível. Quando as coisas começam a ficar complicadas, costumamos correr para os mercados e estocamos o máximo de coisas que conseguimos. No entanto, chega uma hora em que os produtos enlatados acabam. É nesse momento, que precisamos aprender a cozinhar por nós mesmos e por quem amamos.
D – ABRAÇAR
A INFLUÊNCIA DE FAMOSOS
Durante pandemias, as celebridades costumam usar suas imagens, para nos alertar sobre as coisas. É nesse momento, que aprendemos a abraçar esses alertas, pois essas pessoas são usadas por organizações de saúde para falar melhor com as pessoas.
E – APRENDEMOS QUE SOMOS ALVOS ASSIM COMO NOSSOS VIZINHOS
Sim, costumamos a desacreditar que as coisas podem acontecer com a gente. No entanto, somos tão alvos quanto as outras pessoas. Felizmente, o mundo está agindo de forma mais sensata nessa pandemia do novo coronavírus. Há uma conscientização maior e aprendemos que todos nós podemos nos ajudar.
(*) Fonte: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/5-licoes-que-aprendemos-coletivamente-com-a-pandemia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário