“Hoje é dia de #tbt…” entrar nas redes sociais
e não ver essa frase é quase impossível. Mas será que você e quem usa esse termo
sabe o que significa TBT nas
redes sociais?
E, ainda mais importante do que saber o seu
significado é saber como o #tbt pode ser aplicado na estratégia de comunicação da
marca!
A cada dia, mais usuários têm usado as tendências
das redes sociais para se comunicar. Mas como ser assertivo e ter resultados positivos
em meio a tantas novidades ainda é um mistério para muitos.
Quer saber como conseguir essa façanha? Continue
lendo e veja o que significa o TBT nas redes sociais e como usá-lo nas estratégias
de marketing da marca. Acompanhe!
O que significa TBT nas redes sociais?
TBT nada mais é do que uma tendência popular das redes sociais que significa Throwback Thursday ou Quinta-feira do Retorno.
É uma das siglas mais populares da Internet,
muito usada como hashtag pelos usuários para marcar publicações que tenham referência
com o passado, que deixaram saudades e que foram boas lembranças.
O conteúdo pode ser o mais diverso possível,
desde fotos pessoais de uma festa divertida até mesmo vídeos corporativos de campanhas
anteriores. O que importa é recordar!
Quando surgiu o TBT?
A hashtag TBT surgiu primeiro no Twitter e depois foi se disseminando por outras redes sociais, como o Instagram e Facebook.
Em termos de história, muito se fala que
a empresa de tênis Nice Kicks foi a criadora dessa hashtag em 2006. Na época, a
empresa de calçados fez uma série de posts divulgando modelos de tênis antigos.
O objetivo da campanha era aumentar o volume
de vendas dos tênis retrô, apelando para a nostalgia de seus clientes de longa data.
A estratégia deu resultado para a marca que conseguiu fisgar os fãs do modelo.
Um detalhe interessante é que além de apresentarem
modelos antigos, as publicações tinham outro ponto em comum. Todas elas tinham uma
data fixa para acontecer,
o que se tornou a regra para o uso do TBT: ser postado as quintas-feiras.
No Instagram – rede social onde o TBT é mais
popular em todo o mundo – a hashtag só começou a ser popularizada e ter repercussão
no fim de 2011.
Mas, agora você sabe que a sua história começou
bem antes!?
Qual é o dia certo de usar o TBT?
Apesar da sua popularidade, muitos usuários que fazem uso do #TBT costumam não prestar atenção no dia certo da postagem. E assim, fazem suas publicações no fim de semana com legendas do tipo “hoje é dia de TBT” – cometendo uma grande gafe!
Isso acontece muito, acredite!
Como falado no tópico anterior, essa hashtag tem sim um dia específico para
ser publicada que é justamente as quintas-feiras para fazer jus
ao termo original da sigla.
Além do TBT, existe outra hashtag para ser
usada em outro dia da semana. Ela se chama #FBF e significa Flashback Friday ou
Sexta-feira da Retrospectiva. E, como o próprio nome já diz, deve ser usada
as sextas-feiras.
Como usar o TBT nas estratégias de marketing?
A hashtag TBT pode ser usada em várias estratégias de marketing nas redes sociais. Ou seja, é possível alcançar diferentes objetivos com o uso correto desse termo. Veja a seguir quais são eles!
Aumentar a visibilidade
Uma das formas mais comum e popular de usar o #TBT no marketing é para aumentar a visibilidade das publicações da marca.
Como as redes sociais permitem que os usuários
“sigam” hashtags, ao usar o termo você consegue aumentar o alcance do post que passa a ser visualizado por mais
pessoas e com isso pode até conseguir novos seguidores!
Gerar lembrança da marca
Como falamos no início, o #TBT é usado para marcar momentos importantes que aconteceram há um certo tempo. A finalidade é, justamente, lembrar um ponto marcante da história e gerar um sentimento nostálgico nos seguidores.
Você pode fazer isso publicando algum conteúdo
que gere memórias da marca para o seu público. E, assim, criar lembranças que mantêm
a imagem da marca positiva na mente dos clientes.
Compartilhar momentos estratégicos
Além de gerar lembrança positiva da marca, você também pode usar o #TBT para compartilhar momentos estratégicos.
Esses momentos podem ser os mais diversos
possíveis. No entanto, eles devem registrar
algo que realmente foi importante para a marca.
Confira, alguns exemplos em que o uso da
hashtag cabe muito bem:
- lançamento
de um novo produto;
- inauguração
da sede, filial, escritório ou loja;
- participação
em eventos, Webinars ou reuniões;
- datas em que a empresa bateu uma meta importante.
Aumentar o engajamento
Por fim, o termo TBT também pode aumentar o engajamento com o público. Ao publicar fotos de momentos antigos você pode estimular uma conversa e com os seguidores. Sabe aquela frase clássica “Como eu queria estar e como eu estou?” ou “Onde eu queria estar e onde eu estou?”.
https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais/
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