sábado, 4 de setembro de 2021

O QUE SIGNIFICA TBT NAS REDES SOCIAIS?


“Hoje é dia de #tbt…” entrar nas redes sociais e não ver essa frase é quase impossível. Mas será que você e quem usa esse termo sabe o que significa TBT nas redes sociais?

 

E, ainda mais importante do que saber o seu significado é saber como o #tbt pode ser aplicado na estratégia de comunicação da marca!

 

A cada dia, mais usuários têm usado as tendências das redes sociais para se comunicar. Mas como ser assertivo e ter resultados positivos em meio a tantas novidades ainda é um mistério para muitos.

 

Quer saber como conseguir essa façanha? Continue lendo e veja o que significa o TBT nas redes sociais e como usá-lo nas estratégias de marketing da marca. Acompanhe!

 

O que significa TBT nas redes sociais?

TBT nada mais é do que uma tendência popular das redes sociais que significa Throwback Thursday ou Quinta-feira do Retorno.

 

É uma das siglas mais populares da Internet, muito usada como hashtag pelos usuários para marcar publicações que tenham referência com o passado, que deixaram saudades e que foram boas lembranças.

 

O conteúdo pode ser o mais diverso possível, desde fotos pessoais de uma festa divertida até mesmo vídeos corporativos de campanhas anteriores. O que importa é recordar!

 

Quando surgiu o TBT?

A hashtag TBT surgiu primeiro no Twitter e depois foi se disseminando por outras redes sociais, como o Instagram e Facebook.

 

Em termos de história, muito se fala que a empresa de tênis Nice Kicks foi a criadora dessa hashtag em 2006. Na época, a empresa de calçados fez uma série de posts divulgando modelos de tênis antigos.

 

O objetivo da campanha era aumentar o volume de vendas dos tênis retrô, apelando para a nostalgia de seus clientes de longa data. A estratégia deu resultado para a marca que conseguiu fisgar os fãs do modelo.

 

Um detalhe interessante é que além de apresentarem modelos antigos, as publicações tinham outro ponto em comum. Todas elas tinham uma data fixa para acontecer, o que se tornou a regra para o uso do TBT: ser postado as quintas-feiras.

 

No Instagram – rede social onde o TBT é mais popular em todo o mundo – a hashtag só começou a ser popularizada e ter repercussão no fim de 2011.

Mas, agora você sabe que a sua história começou bem antes!?

 

Qual é o dia certo de usar o TBT?

Apesar da sua popularidade, muitos usuários que fazem uso do #TBT costumam não prestar atenção no dia certo da postagem. E assim, fazem suas publicações no fim de semana com legendas do tipo “hoje é dia de TBT” – cometendo uma grande gafe!

 

Isso acontece muito, acredite!

 

Como falado no tópico anterior, essa hashtag tem sim um dia específico para ser publicada que é justamente as quintas-feiras para fazer jus ao termo original da sigla.

 

Além do TBT, existe outra hashtag para ser usada em outro dia da semana. Ela se chama #FBF e significa Flashback Friday ou Sexta-feira da Retrospectiva. E, como o próprio nome já diz, deve ser usada as sextas-feiras.

 

Como usar o TBT nas estratégias de marketing?

A hashtag TBT pode ser usada em várias estratégias de marketing nas redes sociais. Ou seja, é possível alcançar diferentes objetivos com o uso correto desse termo. Veja a seguir quais são eles!

 

Aumentar a visibilidade

Uma das formas mais comum e popular de usar o #TBT no marketing é para aumentar a visibilidade das publicações da marca.

 

Como as redes sociais permitem que os usuários “sigam” hashtags, ao usar o termo você consegue aumentar o alcance do post que passa a ser visualizado por mais pessoas e com isso pode até conseguir novos seguidores!

 

Gerar lembrança da marca

Como falamos no início, o #TBT é usado para marcar momentos importantes que aconteceram há um certo tempo. A finalidade é, justamente, lembrar um ponto marcante da história e gerar um sentimento nostálgico nos seguidores.

 

Você pode fazer isso publicando algum conteúdo que gere memórias da marca para o seu público. E, assim, criar lembranças que mantêm a imagem da marca positiva na mente dos clientes.

 

Compartilhar momentos estratégicos

Além de gerar lembrança positiva da marca, você também pode usar o #TBT para compartilhar momentos estratégicos.

 

Esses momentos podem ser os mais diversos possíveis. No entanto, eles devem registrar algo que realmente foi importante para a marca.

 

Confira, alguns exemplos em que o uso da hashtag cabe muito bem:

  • lançamento de um novo produto;
  • inauguração da sede, filial, escritório ou loja;
  • participação em eventos, Webinars ou reuniões;
  • datas em que a empresa bateu uma meta importante.

Aumentar o engajamento

Por fim, o termo TBT também pode aumentar o engajamento com o público. Ao publicar fotos de momentos antigos você pode estimular uma conversa e com os seguidores. Sabe aquela frase clássica “Como eu queria estar e como eu estou?” ou “Onde eu queria estar e onde eu estou?”.

https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-significa-tbt-nas-redes-sociais/

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