A missão da Igreja no mundo Repensar fundamentos, heranças e dimensões 30 anos depois do Decreto “Ad Gentes” (II)
Por Pe. Paulo Suess
III. DIMENSÕES PRÁTICAS
O Vaticano II, no Decreto Ad Gentes (7/12/1965), apontou explicitamente para três ramificações da atividade missionária: a “pastoral missionária”, o “ecumenismo” e a “missão ad gentes” (AG 6). Na Constituição Pastoral Gaudium et Spes, acrescenta o diálogo com o ateísmo ((GS 21) e, na Declaração Nostra Aetate, a dimensão do “diálogo inter-religioso”. Quando hoje, nas Igrejas, falamos de “missão” distinguimos — em vista dos destinatários — pelo menos sete dimensões diferentes, muitas vezes articuladas entre si. Missão pode significar “testemunho no mundo”, “pastoral missionária”, “nova evangelização”, “reevangelização”, “ecumenismo”, “diálogo inter-religioso” e “missão ad gentes”. Todas essas atividades missionárias, no seu conjunto, configuram “a missão da Igreja no mundo”. Já a “missão além-fronteiras” pode incluir todos esses significados. Todas as dimensões missionárias podem articular-se através de “testemunho” e de “sinais” não verbais e de um “anúncio explícito”. Em todas as dimensões da ação missionária da Igreja estão presentes diálogo e serviço, testemunho e anúncio. “O diálogo exige que se escute e responda, que se tente compreender e fazer-se compreender”[4]. Diálogo, testemunho e anúncio operam mudanças significativas. E, com as “mudanças significativas”, já estamos na esfera da “conversão recíproca”. Tentamos, a seguir, fazer uma triagem conceitual para — a partir da especificidade de papéis, tarefas e dimensões — ajudar o conjunto da atividade missionária.
1. Missão-testemunho no mundo
A palavra “missão” pode designar genericamente o
envio para cumprir uma tarefa. Nesse sentido, por exemplo, pode-se falar de uma
“missão diplomática” a serviço de determinado governo. Toda tarefa assumida
com fins humanísticos, independente de suas motivações e não associada a uma
“conversão” religiosa, pode-se tornar uma “missão”.
Para os batizados, sua “missão” nunca está desvinculada de sua fé. Entretanto, na Igreja podemos falar de uma missão que não tem por objetivo a mudança religiosa de um grupo específico através de uma evangelização explícita, mas o testemunho silencioso acoplado a atividades profissionais. Nesse sentido podemos falar genericamente da missão dos leigos ou dos religiosos no mundo. Também os sacerdotes operários se propuseram esse tipo de missão. Ad extra trata-se de um testemunho não confessional de vida, ad intra de um testemunho inspirado e sustentado pela mística da própria fé. No mundo moderno “podem ocorrer circunstâncias que não possibilitam por algum tempo a proclamação direta e imediata da mensagem evangélica. Nesse caso, (…) os missionários ao menos podem e devem testemunhar a caridade e beneficência de Cristo (…)” (AG 6). A vida dos cristãos pretende ser sempre um sacramento, um sinal de uma outra realidade. “Onde quer que vivam, pelo exemplo da vida e pelo testemunho da palavra, devem todos os cristãos manifestar o novo homem que pelo batismo vestiram. (…) Assim os outros, vendo as suas boas obras, glorificarão ao Pai” (AG 11). Santo Domingo confirma que “o testemunho de vida cristã é a primeira e insubstituível forma de evangelização” (SD 33, cf. RM 42). O testemunho silencioso de vida — o Verbo Encarnado nos deu este exemplo por 30 anos — está no centro de muitas parábolas e discursos de Jesus. O sinal da vida aponta para a palavra da vida. O testemunho, como “proclamação silenciosa” da fé, como “participação solidária” e “presença” no meio dos grandes conflitos do mundo, é uma tarefa de todos os batizados (cf. EN 21 e AG 12).
2. Pastoral missionária na paróquia
Já que a Igreja é “por sua natureza missionária”
(AG 2), sua missão nas comunidades cristãs, portanto, a sua ação pastoral, é
sempre — também ad intra — uma “pastoral
missionária”. O povo de Deus, a quem cabe a “missão evangelizadora” (Puebla 348), é um povo santo e pecador. Cada dia
há de se converter à palavra da verdade (cf. Puebla 349). O
advento do Reino exige da Igreja um “estado penitencial” permanente (Mc 1,14s)
“renovando-se e purificando-se incessantemente, sob a direção do Espírito
Santo” (GS 21,5). A missão evangelizadora começa sempre com a própria
conversão. “Evangelizadora como é, a Igreja começa por se evangelizar a si
mesma. (…) Ela tem necessidade de ouvir sem cessar aquilo que ela deve
acreditar, as razões da sua esperança e o mandamento novo do amor” (EN 15). A
“missão ad intra” da pastoral missionária exige uma autoevangelização
da Igreja “por uma conversão e uma renovação constantes”. Ela é um pressuposto
para “evangelizar o mundo com credibilidade” (EN 15, cf. RM 43, cf. Diálogo e anúncio 32)[5].
Por outro lado, a “pastoral missionária” confere a todas as atividades pastorais — serviço (diakonia), diálogo/anúncio (kérygma), testemunho (martyria), celebração (liturgia) — uma dimensão ad extra. Uma “pastoral de manutenção” seria uma pastoral que vive do “capital pastoral” sem futuro. A dimensão missionária protege a pastoral contra a autossuficiência, a rotina, a introversão e a autorrelevância.
3. Nova evangelização junto aos cristãos culturais
Com a Redemptoris Missio (RM 33) poderíamos entender a “nova evangelização” ou “reevangelização” como missão da Igreja entre aqueles que deixaram — por influência da secularização —, de ser cristãos. Na prática pastoral das Igrejas latino-americanas, porém, a “nova evangelização” se tornou, sobretudo nas Conclusões de Santo Domingo, uma bandeira, não para combater a secularização, mas para aprofundar, completar e corrigir as deficiências da “primeira evangelização” (cf. SD 24). “Falar de Nova Evangelização não quer dizer reevangelizar” (SD 24), afirmam as Conclusões de Santo Domingo em certa tensão com a Redemptoris Missio. A “nova evangelização” dá continuidade à “primeira evangelização”, libertando-a das amarras da colonização, através da, “evangelização inculturada” (cf. SD 13, SD capítulo 1).
4. Reevangelização junto aos não praticantes
A reevangelização, “especialmente nos países de antiga tradição cristã” (RM 33), contempla — como efeito da secularização — a pertença meramente formal à Igreja. “Grupos inteiros de batizados perderam o sentido vivo da fé, não se reconhecendo já como membros da Igreja e conduzindo uma vida distante de Cristo e de seu Evangelho” (RM 33). Algumas metrópoles ou regiões cristãs hoje se tornaram “terra de missão” (RM 32), habitada por ex-cristãos ou por não praticantes (RM 37). Os destinatários da reevangelização são ex-cristãos que perderam — muitas vezes pela migração do campo para a cidade — suas raízes e referenciais cristãos. À sua migração geográfica corresponde, às vezes, uma migração pelas mais diversas denominações religiosas. A finalidade da reevangelização seria sua reintegração ao cristianismo de origem.
5. Missão ecumênica junto aos cristãos não católicos
O ponto de partida da “missão ecumênica” é o escândalo da ruptura dolorosa entre os cristãos e o imperativo da unidade proclamado por Jesus. O “movimento ecumênico” chamou a atenção da Igreja, em toda a sua atividade missionária, a respeitar a liberdade e a diversidade (UR 4); considerar a “hierarquia” de verdades existente na própria doutrina católica (UR 11); cultivar o diálogo e a caridade, em vez de sucumbir a um “falso irenismo” ou a intransigências fundamentalistas. “O ecumenismo é uma prioridade na pastoral da Igreja do nosso tempo” (SD 135). A partir da Segunda Guerra Mundial e do Concílio “intensificaram-se as relações fraternas com as Igrejas e Comunidade Eclesiais que não se encontram em plena comunhão com a Igreja Católica e iniciaram-se e multiplicaram-se diálogos teológicos”[6]. A “missão ecumênica” que visa ad intra à unidade dos cristãos pode, ad extra, somar forças nas grandes questões não confessionais que hoje atormentam a humanidade: a paz, a justiça, a diversidade cultural, a nova ordem mundial, a ecologia, as futuras gerações…
6. Diálogo inter-religioso junto aos seguidores de religiões não cristãs
Desde o Vaticano II, a Igreja não só reprovou “toda e qualquer discriminação ou vexame contra homens por causa de raça ou cor, classe ou religião, como algo incompatível com o espírito de Cristo” (NA 5), mas convidou repetidas vezes ao diálogo e à colaboração “com os seguidores de outras religiões, testemunhando sempre a fé e a vida cristã” (NA 2). Nas religiões não cristãs podemos, segundo o Concílio, descobrir “um raio daquela Verdade que ilumina a todos os homens” (NA 2), e encontrar a “semente do Verbo” (AG 11, LG 17). Elas representam, entrelaçadas nas culturas dos respectivos povos, uma “preparação evangélica” (LG 16, EN 53) e uma “pedagogia de Deus para Cristo” (AG 3). As religiões não cristãs desempenham um papel salvífico. Jesus “manifestou uma atitude de abertura para com os homens e as mulheres que não pertenciam ao Povo Eleito de Israel” (Diálogo e anúncio 21, cf. 17). O diálogo inter-religioso é um diálogo de salvação que tem seu lugar na missão salvífica da Igreja (ibid. 39). Nesse diálogo não se trata somente das chamadas grandes religiões, mas também as religiões dos povos indígenas e as religiões Africanas nas Américas ou da África devem ser contempladas. A finalidade do diálogo entre as religiões não é proselitista ou de competição, mas — a partir da complementaridade — é aprofundar e enriquecer o próprio caminho.
7. Missão ad gentes junto aos que não creem em Deus
Na mentalidade da cristandade, a missão ad gentes coincidiu com a missão além-fronteiras.
Vejamos o caso da Espanha. No mesmo ano da conquista das Américas, a Espanha
expulsou os árabes maometanos e os judeus do seu território. Os índios não
foram considerados sujeitos de religiões, mas de idolatrias. Portanto, para um
missionário espanhol, coincidiu a missão ad gentes com a
missão daqueles que não foram considerados sujeitos de religião. Essa herança
colonial, muitas vezes, ainda está presente no significado do conceito da
missão ad gentes.
Hoje, com as missões específicas da nova
evangelização, da reevangelização, do ecumenismo e do diálogo inter-religioso,
é mais difícil determinar os destinatários da missão ad gentes. Os próprios documentos oficiais da Igreja
refletem essa dificuldade. O Decreto sobre a Atividade Missionária, do Vaticano
II, considera “missão ad gentes” o desdobramento da “missão do próprio Cristo,
enviado a evangelizar os pobres” (AG 4 e 5). Mas os “pobres” podem ser
paroquianos, “crentes” ou umbandistas em nossa cidade, podem ser hinduístas na
Ásia e maometanos na África. Por conseguinte, a “missão ad gentes” não pode ser identificada com a
evangelização dos pobres.
O Vaticano II fornece mais dois critérios para
identificar os destinatários da missão ad gentes: o
desconhecimento de Cristo e a vivência fora da Igreja. A Igreja tem o dever “de
pregar o Evangelho a todos os que ainda se achem fora” (AG 6) dela e “não creem
em Cristo” (AG 20). Também a Redemptoris missio define
a missão ad gentes como evangelização dos que “ainda não
conhecem Cristo Redentor” (RM 31).
Como podemos entender esse desconhecimento de
Cristo? No mundo planetário de hoje, o desconhecimento dá-se em nível diferente
ao da época de Jesus ou da Idade Média. Dificilmente significa “nunca ter
ouvido falar” de Jesus. Tampouco significa “não ter acesso” à doutrina do cristianismo.
Também os cristãos não podem alegar um desconhecimento total do budismo ou do
hinduísmo. “Desconhecimento” no mundo da comunicação total pode significar: meu
território religioso está satisfatoriamente ocupado e por isso não quero
informações de outras religiões que — por serem exclusivas e inclusivas — visam
a uma troca de religião. Onde o terreno religioso está ocupado, cabe, por
exemplo, o diálogo inter-religioso, e não a missão ad gentes.
Nos territórios confiados às Igrejas jovens,
“especialmente na Ásia, mas, também, na África, América Latina e na Oceania,
existem várias zonas não evangelizadas: povos inteiros e áreas culturais de
grande importância, em muitas nações, ainda não foram alcançadas pelo anúncio
evangélico nem pela presença da Igreja local” (RM 37). Com isso, cai o
critério territorial. Em muitos territórios nacionais encontram-se, ao lado de
paróquias estabelecidas, “áreas culturais” para a missão ad gentes, para o diálogo inter-religioso, para a
reevangelização e práticas ecumênicas.
Na expressão e prática da “missão ad gentes” convivem uma terminologia bíblica com
diferentes tradições históricas e culturais, por vezes, em tensão com novas
práticas missionárias pós-conciliares. E “pós-conciliar” não significa
“modernizar” a ação missionária, mas inculturá-la na modernidade uma vez que
ela representa “um sinal de Deus em nosso tempo”. Por via de eliminação,
podemos identificar os sujeitos da missão ad gentes e
redefinir sua abrangência:
— os católicos das paróquias são os destinatários
da nova evangelização e da pastoral missionária;
— os não praticantes são os destinatários da
reevangelização;
— os cristãos de outras confissões e denominações
são os destinatários do diálogo ecumênico;
— os seguidores de outras religiões são os destinatários
do diálogo inter-religioso.
Resta o número crescente dos que, declaradamente ou
na prática de sua vida, mostram que não acreditam em Deus: os ateus. Estes são,
segundo pesquisa citada pelas novas Diretrizes da CNBB, mais de sete milhões da
população brasileira. O anúncio do Evangelho aos “cidadãos que se declaram sem
religião e cuja vida pessoal e social parece fortemente influenciada pelo
secularismo ou pelo indiferentismo religioso” representam uma das três
situações de urgência apontadas pelos bispos brasileiros[7]. No meio dos agnósticos, a missão ad gentes encontra um espaço religioso vazio,
portanto, fora dos parâmetros do proselitismo. Na missão ad gentes a Igreja pode dedicar todo o seu esforço
ao fenômeno do ateísmo na modernidade.
A missão ad gentes hoje
não pode mais ser caracterizada pela distância geográfica — bastante
relativizada pelos atuais meios de transporte e pelos meios de comunicação. O
que caracteriza a missão ad gentes é a
“distância religiosa”, assumida pelos próprios atores que rejeitam qualquer
“vinculação” transcendental do mundo e da humanidade. O diálogo com os que não
creem em Deus deve assumir a herança da antiga missão ad gentes. O grande divisor
de águas no mundo de hoje há de ser estabelecido não entre católicos e não
católicos, ou entre cristãos e não cristãos ou entre religiões monoteístas e
politeístas, mas entre crentes em Deus e não crentes.
Isso não representa um julgamento de valor. No meio dos que não creem em Deus encontram-se pessoas empenhadas numa solidariedade humanitária e com uma ética altruísta muito elevada. O que para os crentes em Deus é um dever religioso, para os ateus pode ser uma virtude filosófica. Jesus adverte contra o materialismo dos pagãos (Mt 6,32), que por si estão “sem esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2,12; cf. GS 21). Anunciar neste mundo de injustiças sociais e esperanças desfeitas a “justiça da ressurreição” pode ser a nova missão ad gentes, não só nos confins do mundo, mas no meio de nós, nos confins de Igrejas e religiões.
8. Missão além-fronteiras
Com a articulação transnacional dos mercados,
capitais, e meios de comunicação, as fronteiras geográficas perderam muito de
sua antiga importância. A relativização das fronteiras geográficas permite
hoje, com mais realismo, tomar a sério o horizonte universal da missão. Novas
fronteiras, porém, fronteiras culturais e sociais, atravessam quase todos os
países. Neste novo cenário de “missão além-fronteiras”, os cristãos vivem a
mística do caminho, da caminhada, do seguimento, do despojamento e os desafios
da alteridade.
A missão além-fronteiras, porém, precisa ser
desvinculada da missão ad gentes. A missão
além-fronteiras hoje pode ser o envio a um país da África para ajudar uma
Igreja-irmã em sua “pastoral missionária”; pode significar envio para o diálogo
inter-religioso na Amazônia ou para uma missão ecumênica em qualquer país da
Ásia. Pode, também, significar reevangelização — ou missão ad gentes — na Europa.
A partir das diferentes dimensões da “natureza
missionária” da Igreja e com seus desdobramentos específicos, emergem hoje
quatro círculos concêntricos no interior desta missionariedade e ação
evangelizadora:
— a pastoral
missionária;
— a missão da
unidade ecumênica entre os cristãos das mais diferentes denominações;
— a missão junto aos
crentes não cristãos, e
— a missão ad gentes entre os agnósticos.
Cada uma destas “missões” precisa, em vista de seus
destinatários específicos, elaborar um catálogo de prioridades
contextualizadas, uma metodologia própria e conteúdos específicos com signos,
imagens e linguagens inculturadas.
Os
conceitos religiosos das religiões e os dogmas das Igrejas são aproximações
balbuciantes da realidade que descrevem e, muitas vezes, fatores de divisões
entre os Credos. Os cristãos sabem que chegam mais perto de Deus pela doação
gratuita da vida do que por definições e conceitos. Mas, como seres humanos,
precisamos de fórmulas, imagens, conceitos, identidades particulares para
nortear nossos caminhos. Os cristãos sabem que Deus derrama seu Espírito sobre
todas as nações. A unidade das religiões e das Igrejas, na diversidade reconhecida,
permanece uma esperança escatológica e um “mistério”. A Igreja faz parte desse
mistério. Ela é como um poema. Seu significado vai muito além de suas
estruturas. Por isso, é capaz de motivar pessoas e comunidades a ir mais longe
que a compreensão conceitual de seu Credo e “dar não somente o evangelho de
Deus, mas até a própria vida” (1Ts 2,8) pelos Outros pobres. Dos rios profundos
de suas lágrimas de dores e alegrias emerge a imagem de uma Igreja nova que
lavou sua “veste branca” no sangue do cordeiro.
_______________________
[4] Conselho pontifício para a promoção da unidade
dos cristãos, Diretório para aplicação dos princípios e
normas sobre o ecumenismo, São Paulo, Paulinas, 1994, nº 172.
[5] Conselho pontifício para o diálogo
inter-religioso/Congregação para a evangelização dos povos, Diálogo e anúncio, Petrópolis, Vozes, 1991.
[6] Diretório, 1.c., nº 3.
[7] DGAE/95, nº 158 e 227.
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