“Em
2022, pela terceira vez, a educação volta a ocupar as reflexões da Campanha da
Fraternidade, agora, impulsionada pelo Pacto Educativo Global.” (Texto Base CF
2022, nº 7).
Objetivo Geral:
Promover diálogos a
partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos
em favor do humanismo integral e solidário.
Objetivos Específicos
1.
Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios
potencializados pela pandemia.
2.
Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
3. Identificar valores e referências da
Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na
perspectiva do Reino de Deus.
4. Pensar o papel da família, da comunidade de
fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das
instituições de ensino.
5.
Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a
dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o
cuidado com a casa comum.
6. Estimular a organização do serviço pastoral
junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços
educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
7. Promover uma educação comprometida com
novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço
da vida humana, em especial, dos mais pobres. “...a Campanha da Fraternidade
nos convoca a refletir sobre os fundamentos do ato de educar...” (Apresentação
- Texto Base CF 2022)
“A Campanha da Fraternidade nos recorda que educar não é um ato isolado. É
encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa,
da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afinal, como nos ensina
o conhecido provérbio de origem africana, ‘é preciso uma aldeia para se educar
uma criança’.” (Apresentação – Texto Base CF 2022).
“A
realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos.
Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e
busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação
para a vida fraterna e para a cidadania.” (Texto Base CF 2022, nº 5)
“Somos
convidados a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a
Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos
mais adequados e criativos a fim de que ninguém seja excluído de um caminho
educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de
proximidade, justiça e paz. A educação é um indispensável serviço à vida. Ela
nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade.”
(Texto
Base CF 2022, nº 6)
ESCUTAR
Na dinâmica dialógica,
a escuta do outro e de sua realidade é fundamental. Quais frutos da escuta?
-
A pandemia da covid-19 pode nos dar lições e despertar compromissos;
-
Refletir sobre projeto de vida e projeto de sociedade (Casa Comum, Economia de
Francisco e Clara, Laudato Si’, Frateli Tutti);
-
construir o novo; cultura do encontro; Formação humana; fraternidade e a
amizade social; -
A
Educação formal no Brasil, A Educação Básica, Educação Superior, Educação
Católica;
-
Professores e gestores em sua missão de educadores;
- Refletir o Ensino Religioso;
- Quais outros contextos educativos? Educação
popular; Educação social... Quais outros cenários?
DISCERNIR
Elementos primordiais
para Educar NA fé e Educar PARA o diálogo, no seguimento de Jesus Cristo,
Mestre e Educador, como discípulos missionários.
AGIR
Passos e metas! Um
projeto de vida como fonte para uma nova sociedade! O Pacto Educativo Global.
Educar para um novo humanismo. Educar é iniciar processos Avaliar o compromisso
com a Educação. “O testemunho de uma Igreja missionária é o princípio que
qualifica o anúncio do Evangelho e a torna capaz de propor aos homens e
mulheres de boa vontade um novo aprendizado: educar é um ato de esperança no
ser humano. É contribuir para que cada pessoa, cada discípulo missionário de
Jesus Cristo ofereça o melhor de si a Deus, ao próximo, à Igreja e à sociedade.
Educar com sabedoria e amor é estimular o cuidado pela vida, desde a concepção,
passando pelo fim natural, até a eternidade. Convictos do poder transformador
da educação pedimos: Senhor, ajudai-nos a criar um mundo novo!” (Texto Base CF
2022, nº 222)
“Uma
educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas
também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais
e sociais dos participantes no processo educativo. Não pede simplesmente ao
professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver,
estudar e agir de acordo com as premissas do humanismo solidário.” (Texto Base,
nº 227)
“Não há dúvidas de que a qualidade da educação depende da participação de todos os atores envolvidos em um clima de apoio e solidariedade. Avaliar o esforço e o compromisso com a educação no lugar onde moramos é um passo importante para construir caminhos novos que conduzam a uma educação de qualidade.” (Texto Base, nº 269)
https://campanhas.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2021/09/Campanha-da-Fraternidade-2022.pdf
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