Por Pe. André Luiz Boccato de Almeida, Francisco
Galvão*
Introdução
Vivemos em uma sociedade cada vez mais midiatizada
e interconectada, onde “todos” escrevem, publicam, fotografam e, com apenas um
clique, compartilham suas ideias e experiências com centenas de amigos nas
redes sociais. Diante do excesso de informações, nunca visto na história da
humanidade, é importante refletir sobre os desafios de ser um verdadeiro
comunicador nos dias de hoje, considerando a necessidade de uma comunicação
cada vez mais humana, profunda e autêntica.
Por conta disso, pretende-se, aqui, relacionar o
tema da comunicação e do comunicador, propriamente, com o da espiritualidade e
da mística de inspiração cristã. Como relacionar a mística – que trata sobre o
mistério e o envolvimento da pessoa em Deus – com a atividade do comunicador,
constantemente imerso no mundo das notícias, das informações e da veiculação
rápida de ideias e valores? O que a mística e a espiritualidade têm a oferecer
aos comunicadores do nosso tempo? Essas e outras questões serão desdobradas
aqui nos três pontos que se seguem.
1.
O
sentido da mística
A palavra mística é proveniente do adjetivo grego
mystikos, derivado dos verbos myo –referente ao ato de fechar os olhos e a
boca, para gerar um mistério internamente – e myeo, cujo sentido é penetrar no
mistério. Por trás dessa expressão, escondem-se ricas compreensões e concepções
antiquíssimas. Independentemente do seu uso, o vocábulo indica uma experiência
humana do sagrado, plena de profundidade, que vai muito além de qualquer vivência
própria das religiões. Por isso, a história da mística – isto é, daquela
experiência que se faz no plano sobrenatural e nas profundezas misteriosas do
encontro entre o ser humano e Deus – só pode ser a tentativa de apreender a
experiência que, ao longo dos séculos, o ser humano fez dessa presença
misteriosa, mas também clara, secreta e luminosa (DEL GENIO, 2003, p. 706).
No fundo de toda experiência mística – e do próprio
termo “mística” – há um desejo ardoroso e veemente de ver a Deus, dar-se conta de
que ele existe e de que é inútil procurá-lo fora de si, porque ele está no
íntimo da pessoa mais do que ela própria. Místicos e místicas houve em todos os
tempos e lugares, e haverá sempre e em toda parte, porque pensar ou criar
misticamente é uma necessidade insuprimível da vida, assim como é o pensar
(filosoficamente falando), o criar poético e a própria comunicação em sentido
profundo.
Enquanto a mística, em sentido amplo, indica a
totalidade do fenômeno de íntima união de cada pessoa com o sagrado, ela também
pode ser compreendida como a vivência dessa experiência mediada por uma
tradição religiosa; eis então por que é possível falar em mística budista,
xintoísta, judaica, cristã, muçulmana etc. (PORTO; SCHLESINGER, 1995, p. 1784).
Com efeito, ratifica Grün (2012), “a mística é um fenômeno comum a todas as
religiões, ainda que em formas totalmente diversas” (GRÜN, 2012, p. 9).
A experiência mística, na verdade, é um fenômeno
totalizante, no qual estão integrados todos os aspectos da complexa realidade humana.
Como primeira aproximação, podemos dizer que essa experiência tem lugar no
terreno do encontro com o Outro absoluto, cujo perfil misterioso se desenha
sobretudo nas situações-limite da existência e diante do qual acontece a
experiência do sagrado (LIMA VAZ, 2000, p. 15). Essa experiência íntima e
profunda é propriamente um ato de comunicação, sobretudo quando se leva em
consideração que a própria etimologia dessa palavra é communicare, significando
“partilhar, participar algo, tornar comum” (PUNTEL, 2015, p. 169) e indicando,
em última instância, a necessidade ontológica do ser humano de se relacionar.
Diante dessa comunicação misteriosa e inexprimível
– própria da mística –, há, da parte do sujeito, uma certeza de anulação da
distância entre o sujeito e o objeto imposta pela manifestação do Outro
absoluto mediante quatro aspectos: como tremendum (“arrepiante”), como
avassalador (majestas), como enérgico e como mysterium (“o totalmente outro”).
Se a mística ou o mistério se revela como algo oculto, a relação interpessoal
(comunicacional) exprime-se como o inominável, mas profundamente presente
(OTTO, 2014).
Se o sentido último da mística, enquanto
experiência de profundidade interior, é o desejo de união, doação, intimidade e
comunhão com algo – visível ou não –, pode-se dizer que essa realidade,
presente em todo ser humano, é um dado antropológico original e de difícil
compreensão total. Todas as tradições religiosas estão repletas de exemplos de
homens e mulheres que se deixaram conduzir por esse desejo de união integral, a
ponto de se sentirem ausentes de si mesmos.
Na tradição cristã, trazemos à memória apenas
alguns nomes conhecidos, tais como: São Paulo (apóstolo), Pseudo-Dionísio, o
Areopagita, Orígenes, São Gregório de Nissa, Santo Agostinho, São Bernardo, São
Francisco de Assis, São Domingos de Gusmão, Santa Catarina de Sena, São
Boaventura, Santo Tomás de Aquino, Santo Inácio de Loyola, Santa Teresa de
Jesus, São João da Cruz, Santa Teresa do Menino Jesus, Dietrich Bonhoeffer,
Romano Guardini, Karl Rahner, entre muitos outros e outras modernos e
contemporâneos.
A experiência mística, sendo uma realidade
visceralmente presente em todo ser humano, caminha junto com a exterioridade e
a necessidade de viver e se comunicar com as pessoas ao redor. Quando se vivem
momentos de mudanças profundas, de graves crises religiosas que não podem
deixar de influir sobre a compreensão e a realização da atitude orante, a busca
de respostas não pode se deter em reformas superficiais, em reabilitação de
fachadas, em operações estéticas (VELASCO, 2003). São os fundamentos que ficam
abalados. Desse modo, as respostas a essas grandes questões acionam a
interioridade e buscam por fundamentos sólidos diante da superficialidade.
Se, do ponto de vista antropológico, há no ser
humano o desejo profundo de uma experiência que o faça sair de si mesmo, em
comunicação e colaboração com o Outro e os outros, também há outra perspectiva
de fruição total no Outro que é uma experiência comunicacional indizível e
incomunicável; apenas se sente para além de qualquer mecanismo racional.
Sabe-se, mas não se explica muito. Exprime-se mediante a “fome de experiência”
(SUDBRACK, 1992, p. 291), que pede experiências que jamais sejam suprimidas e,
uma após a outra, conduzem a uma experiência maior e mais complexa.
A mística é, portanto, essa realidade que revela a
profundidade, a interioridade, a transversalidade, a verticalidade e a
horizontalidade do ser humano. Tais características apenas apontam para o
desejo interno e externo que o ser humano possui de se comunicar e exprimir
como dom, doação e oblatividade. É necessário, nos dias de hoje, aprofundar
essa condição do humano não apenas como comunicador de ideias, imagens ou
outras referências, mas, acima de tudo, como comunicador do seu ser em detrimento
da cultura do ter.
2. O comunicador e a mídia: um encontro
fecundo
Vivemos imersos no mundo digital, onde o rádio, a
televisão, o computador e, sobretudo, o celular, com suas inúmeras
possibilidades de conexões, parecem cada vez mais inseparáveis de nosso
cotidiano. Nessa conjuntura, a mídia – em todo o seu fascínio, onipresença e
complexidade – tende a ocupar um lugar predominante, exercendo, assim, forte
influência nas relações sociais, especialmente no modo como as pessoas, grupos
e instituições se comunicam, interagem, administram seus conflitos e apreendem
o próprio mundo em que vivem. “Nossa mídia é onipresente, diária, uma
experiência essencial de nossa experiência contemporânea. É impossível escapar
à presença, à representação da mídia” (SILVERSTONE, 2002, p. 12).
Diante desse processo contínuo de midiatização da
sociedade, quais os desafios e o papel do comunicador? Como articular uma
comunicação autêntica, profunda e humanizadora que seja capaz de suplantar a
frieza e a indiferença, o julgamento e a crítica? É possível pensar, em nossos
dias, uma espiritualidade do comunicador?
Para ser um comunicador, não basta compartilhar
coisas nas mídias sociais e despejar, aos quatro cantos do mundo, informações
ou conteúdos sem crivo e reflexão, pois, como afirma o papa Francisco em sua
mensagem para o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2019, a internet
constitui uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber, mas, ao mesmo
tempo, tornou-se um dos locais mais expostos à desinformação e à distorção
consciente e pilotada dos fatos e relações interpessoais, a ponto de muitas
vezes cair no descrédito.
De todo modo, é importante reconhecer que a
internet e as mídias sociais são um dom de Deus e, por isso mesmo, devem ser um
ambiente propício à reflexão, à partilha e à solidariedade entre todos. Assim
compreende o papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações
Sociais de 2014:
Neste mundo, os mass-media podem ajudar a
sentir-nos mais próximos uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado
sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um
compromisso sério para uma vida mais digna. Uma boa comunicação ajuda-nos a
estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós, a ser mais unidos (PAPA
FRANCISCO, 2014).
No entanto, quem de nós está preparado para
discernir a verdade em meio a tantas notícias falsas? Quem de nós reflete sobre
aquilo que compartilha diariamente nas redes sociais e nos grupos de WhatsApp?
A comunicação está cada dia mais rápida. Quase não sobra
espaço para pensar a respeito daquilo que lemos, produzimos ou postamos.
Todavia, a ânsia por novas informações, curtidas e compartilhamentos acaba nos
desviando daquilo que é essencial, isto é, da comunicação que nasce de dentro.
Quando a comunicação é afetada pelo vírus da pressa e da irreflexão, tudo o que
é dito ou postado tende à superficialidade. Comunicação exige escuta e, como
diz o papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações
Sociais de 2016:
[…] comunicar significa partilhar, e a partilha
exige a escuta, o acolhimento. Escutar é muito mais do que ouvir. Ouvir diz
respeito ao âmbito da informação; escutar, ao invés, refere-se ao âmbito da
comunicação e requer a proximidade. A escuta permite-nos assumir a atitude justa,
saindo da tranquila condição de espectadores, usuários, consumidores. Escutar
significa também ser capaz de compartilhar questões e dúvidas, caminhar lado a
lado, libertar-se de qualquer presunção de onipotência e colocar, humildemente,
as próprias capacidades e dons a serviço do bem comum. Escutar nunca é fácil.
Às vezes é mais cômodo fingir-se de surdo. Escutar significa prestar atenção,
ter desejo de compreender, dar valor, respeitar, guardar a palavra alheia.
Saber escutar é uma graça imensa, é um dom que é preciso implorar e depois
exercitar-se a praticá-lo (PAPA FRANCISCO, 2016).
Para ser um comunicador hoje, é preciso, portanto,
comunicar com espírito e com verdade. É necessário cultivar uma vida interior
profunda e uma consciência ampla acerca do bem comum, afinal, “somos membros
uns dos outros” (Ef 4,25). A verdadeira comunicação nasce da escuta interior e
do compromisso com a alteridade. Isso significa, sobretudo, valorizar o ser
humano em sua integralidade, respeitar sua liberdade de escolha e compreender
seus anseios mais profundos por unidade, paz e comunhão, isto é, “um novo
modelo de comunicação que esteja a serviço das minorias, respeitando as
diferenças, promovendo a diversidade e tornando os indivíduos muito mais
conscientes, comprometidos e solidários entre si” (BRESSANI, 2014, p. 104).
3. A mística do comunicador hoje
Ninguém se torna místico sem disciplina interior.
Na filosofia neoplatônica, a mística é compreendida como o conhecimento de uma
verdade que só aquele que se desliga do mundo pode obter, podendo, assim,
contemplar mais profundamente o âmago da divindade (GRÜN, 2012). Partindo dessa
compreensão – e considerando o contexto comunicacional no qual estamos
inseridos –, podemos nos perguntar se, em meio a tanta pressa, barulho e infinitas
conexões, estamos aptos a fazer uma experiência mística, isto é, parar, fechar
os olhos e deixar fluir a comunicação que vem do mais profundo de nosso ser.
Eis o desafio de todos os dias. Em outras palavras, somos capazes de escutar
nossa voz interior, para depois comunicar aos outros a Verdade que habita em
nós?
O teólogo alemão Romano Guardini dizia que a oração
autêntica é a que brota da sincera comunicação interior, conduzindo a pessoa a
um extasiar-se diante da beleza que a inunda dentro e fora (GUARDINI, 1961, p.
15). Comunicar exige tempo e espera. Não basta lançar palavras ou imagens. É
preciso conectar-se com o Mestre da comunicação e da comunhão. É necessário
deixar Jesus, a Verdade suprema, falar em nós e por nós.
De acordo com o Diretório de Comunicação da Igreja
no Brasil, “a mística do comunicador está relacionada com seu processo
criativo, sua busca por informações, seu modo de interpretar os fatos, de
inovar a linguagem e buscar outros estilos de comunicar. O comunicador é um
místico, e o místico é um comunicador” (CNBB, 2014, p. 51).
Mais que apontar um decálogo ou uma lista de
atitudes, queremos aqui indicar alguns referenciais que levam a um
aprofundamento do que se chama de “a mística do comunicador hoje”. Parte-se da
ideia de que o comunicador propriamente cristão seja alguém que saiba, antes de
tudo, escutar. Escutar a si mesmo e a Deus, para depois dizer o que sente e o
que pensa, sem medo da crítica e do olhar externo. Nesse sentido, é importante
considerar o valor da palavra, mas também do silêncio, pois, como afirma Henri
Nouwen, “quanto mais falo, mais necessito do silêncio para permanecer fiel ao
que digo” (NOUWEN, 1996, p. 134). De igual maneira, Thomas Merton afirma que “o
silêncio é o pai da palavra. O silêncio é a força da nossa vida interior”
(MERTON, 2003, p. 217).
O comunicador “místico” – no atual contexto da
sociedade contemporânea – é chamado a superar certo mal-estar no que tange ao
isolacionismo e à solidão entre as pessoas. É verdade que a internet pode nos
deixar conectados com milhões de pessoas sem precisarmos encontrar alguém
(BOFF, 2013, p. 11). A experiência pessoal e mística do comunicador, nesse
cenário, deve se basear na atitude de Jesus Cristo, que, em tudo e antes de
qualquer coisa, dialogava e se comunicava com o Pai, tanto em sua solidão
quanto no templo e em outras circunstâncias. O comunicador deve ser alguém que,
intimamente ligado à Videira, consiga comunicar a própria experiência de fé e
comunhão, sem perder a conexão interior.
Conclusão
Ao se falar sobre a mística do comunicador,
pensa-se em como se podem viver, de maneira serena e tranquila, no que tange ao
circuito comunicacional, valores cristãos de respeito e solidariedade na
relação com o próximo. Com o bombardeamento de informações, ideias e imagens, a
consciência crítica pode ser pulverizada nas artimanhas de uma cultura que
“engole” o sujeito. A mística seria um modo interior, profundo e transformador
de viver a experiência de fé cristã na relação com os outros, noticiando ou não
acontecimentos e fatos. Precisamos continuamente estar centrados em convicções
que nos coloquem a serviço das pessoas.
Comunicar-se, em seu sentido cristão, é um ato
teológico, isto é, um modo de Deus partilhar e doar-se à humanidade. Cada
sujeito cristão, ao participar amorosamente do ser misericordioso de Deus, é
chamado a cultivar, no mais profundo de si, essa realidade dinâmica, profunda e
criativa.
Quanto mais o comunicador for capaz de escutar-se,
mais ele ouvirá, em seu íntimo, as necessidades da humanidade e mais humana
será sua comunicação. Quando a comunicação nasce de dentro, não há barreira que
a impeça de frutificar e transformar os corações.
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Pe.
André Luiz Boccato de Almeida, Francisco Galvão*
é frade dominicano e professor de
Teologia na graduação e no programa de pós-graduação na Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. Doutor em Teologia Moral (Pontifícia Universidade
Lateranense de Roma), é pesquisador e escritor; dentre suas linhas de pesquisa,
destacam-se: teologia moral, ética teológica, bioética, educação, pluralismo
antropológico e ciências humanas, relação entre a formação da consciência, os
processos de subjetivação e questões de psicanálise.
E-mail: a.l.boccato@gmail.com
*é religioso paulino; mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais, graduado em Teologia pela Faculdade São Bento de São
Paulo. É escritor e pesquisador nas áreas de midiatização, celebrização,
espiritualidade e resiliência. Autor dos livros O cultivo espiritual em tempos
de conectividade e Minuto de resiliência: para viver com sentido por PAULUS
Editora. E-mail: galvao@paulus.com.br
https://www.vidapastoral.com.br/ano/a-mistica-do-comunicador/
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