MANDAMENTO NOVO PORQUE JESUS É O MODELO
- Nestes últimos domingos
do Tempo Pascal, voltamos a escutar os diálogos de Jesus com os apóstolos na última
ceia, narrada pelo Evangelho de João. No texto de hoje, Jesus anuncia a traição
de Judas e quando este saiu do Cenáculo, Jesus afirmou: "Agora foi glorificado
o Filho do homem, e Deus foi glorificado nele". O verbo "glorificar"
aparece repetido cinco vezes neste pequeno texto. Com isto Jesus ensina-nos que
vai sofrer, mas a sua Paixão será gloriosa.
- Jesus, como um pai, faz o seu testamento de despedida
e recorda o que é essencial em poucas palavras: "Dou-vos um mandamento novo,
amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Por este sinal todos conhecerão que sois
meus discípulos".
- "Um mandamento novo":
novo pela universalidade do amor que Jesus recomenda em favor de todos os homens,
inclusive os inimigos; novo porque Jesus é o modelo: "amai-vos como Eu vos
amei". Daí a importância do amor fraterno que Jesus equiparou ao amor de Deus.
O sinal que distinguirá os seus seguidores será a caridade fraterna. Além disso,
é novo o mandamento porque este amor nasce no contexto da Última Ceia em que Jesus
fala na Nova Aliança no seu Sangue derramado por todos, homens e mulheres. Não é
uma obrigação imposta, mas um dom concedido gratuitamente aos que acreditam em Jesus.
Desta benevolência recebida na mesa da comunhão brota o amor cristão a Deus e ao
próximo. O amor, juntamente com a fé, constitui o fundamento do cristianismo. -
A proposta cristã resume-se no amor. É o amor que nos distingue, que nos identifica;
quem não aceita o amor, não pode ter qualquer pretensão de integrar a comunidade
de Jesus. Nos dias de hoje falar de amor pode ser equívoco. A palavra "amor"
é muito usada para definir comportamentos egoístas, interesseiros, que usam o outro,
que fazem mal, que limitam horizontes, que roubam a liberdade. Mas o amor de que
Jesus fala é o amor que acolhe, que se faz serviço, que respeita a dignidade e a
liberdade do outro, que não discrimina nem marginaliza, que se faz dom total (até
à morte) para que o outro tenha mais vida. O amor de Jesus é a face misericordiosa
do Pai.
- A Leitura do Apocalipse
nos apresenta a nova criação e a nova Jerusalém. A última palavra sobre a História
não é a destruição, mas a restauração da pureza inicial. O mundo embriagado pelo
poder e pela cobiça é representado por "Babilônia" que foi destruída (cf.
Ap 18,21-14). Mas Deus permanece conosco: o Emanuel. É a nova criação, as núpcias
de Deus com seu povo. Esta cidade nova, onde encontra lugar o povo vitorioso dos
"santos", designa a Igreja, vista como comunidade escatológica, transformada
e renovada pela ação salvadora e libertadora de Deus na história.
- É bom pertencer à Igreja
Católica, com os seus dogmas e tradições, com a sua organização e estruturas. É
bom ir à Missa, recitar o Credo, participar nas celebrações e nas orações. É bom
darmos esmola. É bom trazer ou ter em casa objetos religiosos, como cruzes, imagens,
medalhas. No entanto, tudo isso são apenas sinais importantes. O verdadeiro sinal
do cristão é o amor que nos constitui pessoalmente cristãos. O Pai nos ama e salva
em Cristo e o Espírito Santo faz brotar em nós a vida nova no amor de Deus. Não
podemos inventar outro sinal. Aceitemos o pedido de Jesus e vivamos o mandamento
do amor.
http://diocesedesaomateus.org.br/wpcontent/uploads/2022/04/15_05_22.pdf
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