quarta-feira, 29 de maio de 2024

10. PROFISSÃO DE FÉ

 

 

10. PROFISSÃO DE FÉ

 

 D. Jesus deixou a todos nós esse tão grande mistério que é a Eucaristia e assim, numa só voz, professamos com fé: Creio em Deus...

 

11. PRECES DA COMUNIDADE

 

S.Com fé, apresentemos os nossos pedidos, na certeza de que Deus nos escuta e digamos a cada prece: Senhor, escutai a nossa prece!

 

L.1 Por toda a Igreja, para que guarde com zelo do Santíssimo Sacramento, protegendo esse tesouro da fé e levando a todos os irmãos que não podem participar do Banquete na Comunidade devido a tantos desafios, rezemos.

 

 L.2 Pelas pessoas que não amam o Senhor na Eucaristia, para que possam encontrar vossa beleza mediante a ação do Espírito Santo nas mais diversas situações da vida, rezemos.

 

 L.1 Celebramos amanhã a Festa da Visitação de Nossa Senhora, para que a exemplo da Bem-aventurada Virgem Maria que parte apressadamente para visitar sua prima Santa Isabel e ajudá-la em suas necessidades, sejamos também nós movidos ao bem do irmão e da irmã, rezemos.

 

L.2 Por todos aqueles que colaboram na Pastoral da Sobriedade e ajudam no combate ao vício do Tabaco, para que conscientes deste mal, possam ser libertos e encontrem a força necessária para viverem uma vida mais saudável, rezemos. D. Ó Deus de infinita bondade, escutai com amor as preces que vos dirigimos hoje. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

12. LITURGIA EUCARÍSTICA

 

C. Nesta festa da Eucaristia entendemos que quando o pão é partilhado, a vida passa a ter gosto de amor, pois o pouco que nós temos, gera vida em abundância. Depositemos no altar do Senhor nosso dízimo e ofertas. Tanta gente vai andando...  

TANTA GENTE VAI ANDANDO (Apresentação das Oferendas) L. e M.: Frei Luiz Turra Tom: G G Am C

 

1. Tanta gente vai andando na procura D Am D De uma luz, caminhando na esperança se G G7 C aproxima de Jesus.

 

 No deserto sente fome, D G Em e o Senhor tem compaixão.

 

 Comunica C D G sua palavra: vai abrindo o coração. G D G

 

Em Dai-lhes vós mesmos de comer, Am C G que o milagre vai acontecer. G D

 

G Em Dai-lhes vós mesmos de comer, G/D D G que o milagre vai acontecer. G Am C

  2.Quando o pão é partilhado, passa a ter D Am D

 

 gosto de amor, quando for acumulado G G7 gera morte traz a dor.

 

 Quando o pouco que C D G nós temos se transforma em oblação,

 

Em C D G o milagre da partilha serve a mesa dos irmãos. G Am C

 

3.No altar da Eucaristia, o Senhor vem D Am D ensinar que o amor é verdadeiro, quando a G G7 C vida se doar

 

. Peregrinos, caminheiros, vamos D G Em C juntos como irmãos, na esperança repartindo D G a palavra e o mesmo pão. G Am C

 

 4. Deus nos fez à sua imagem, por amor D Am D acreditou. Deu-nos vida e liberdade, tantos G G7 C dons nos confiou. Responsáveis pelo mundo D G Em C para a vida promover. Desafios que nos chegam D G vamos juntos resolver.

 

https://www.youtube.com/watch?v=TFoFPKf_WbY

 

 Procissão e apresentação das oferendas (Nº 560)

 

1.    Que maravilha, Senhor, estar aqui! Sentir-se Igreja reunida a celebrar. Apresentando os frutos do caminho, no pão e vinho, ofertas deste altar.

 

 Ref.: Bendito sejais por todos os dons! Bendito sejais pelo vinho e pelo pão! /:Bendito, bendito, bendito seja Deus para sempre!:/

 

 2. Que grande bênção servir nesta missão. Missão de Cristo, tarefa do cristão. Tornar-se Igreja, formar comunidade, ser solidário, tornar-se um povo irmão.

 

3. Que graça imensa viver a mesma fé, ter esperança de um mundo bem melhor. Na caridade sentir- -se familiares, lutando juntos em nome do Senhor.

 

P. Orai, irmãos e irmãs, para que o meu e vosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso. A. Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a sua santa Igreja. P. Senhor, nós vos pedimos, concedei benigno à vossa Igreja os dons da unidade e da paz, misticamente simbolizados por estas oferendas. Por Cristo, nosso Senhor. A. Amém.

 

Oração Eucarística V (Missal, p.564)

 

 Prefácio da Ssma. Eucaristia II (Missal, p.487)

 

P. O Senhor esteja convosco. A. Ele está no meio de nós.

 

 P. Corações ao alto. A. O nosso coração está em Deus.

 

 P. Demos graças ao Senhor, nosso Deus. A. É nosso dever e nossa salvação.

 

 P. Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo Senhor nosso. Quando estava reunido com os Apóstolos na última ceia, para perpetuar pelos séculos a memória da sua paixão salvadora, ele ofereceu-se a vós como Cordeiro sem mancha e foi aceito como perfeito sacrifício de louvor. Neste sublime mistério alimentais e santificais os vossos fiéis para que, no mundo inteiro, o gênero humano seja iluminado por uma só fé e unido na mesma caridade. Assim nos aproximamos da mesa deste admirável sacramento para que, repletos da doçura da vossa graça, nos transformemos em imagem da vossa glória. Por isso o céu e a terra entoam um hino novo de adoração e também nós, com a multidão dos Anjos, cantamos (dizemos) a uma só voz: (Nº 758/E)

 

Santo, santo, santo, Senhor, Deus do universo, O céu e a terra proclamam a vossa glória. /:Hosana, hosana, hosana nas alturas!:/ Bendito o que vem em nome do Senhor.

 

P. Ó Pai, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo, falando conosco por ele, mandai o vosso Espírito Santo, a fim de que as nossas ofertas se mudem no Corpo e no Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

 A. Mandai vosso Espírito Santo!

 

 P. Na noite em que ia ser entregue, ceando com seus Apóstolos, Jesus tomou o pão em suas mãos, olhou para o céu e vos deu graças, partiu o pão e o entregou a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. P. Do mesmo modo, no fim da Ceia, tomou o cálice em suas mãos, deu-vos graças novamente e o entregou a seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS, PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

 

P. Tudo isto é mistério da fé!

 

A. Toda vez que comemos deste Pão, toda vez que bebemos deste Vinho, recordamos a paixão de Jesus Cristo e ficamos esperando sua vinda.

 

P. Recordando, ó Pai, neste momento, a paixão de Jesus, nosso Senhor, sua ressurreição e ascensão, nós queremos a vós oferecer este Pão que alimenta e que dá vida, este Vinho que nos salva e dá coragem.

 

A. Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!

 

P. E quando recebermos Pão e Vinho, o Corpo e Sangue dele oferecidos, o Espírito nos una num só corpo, para sermos um só povo em seu amor.

 

A. O Espírito nos uma num só corpo!

 

P. Protegei vossa Igreja que caminha nas estradas do mundo rumo ao céu, cada dia renovando a esperança de chegar junto a vós, na vossa paz.

 

A. Caminhamos na estrada de Jesus!

 

P. Dai ao vosso servo, o Papa N., ser bem firme na fé, na caridade, e a N., que é Bispo desta Igreja, muita luz para guiar o vosso Povo.

 

 A. Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!

 

 P. Esperamos entrar na vida eterna com Maria, Mãe de Deus e da Igreja, os Apóstolos, e todos os que na vida souberam amar Cristo e seus irmãos.

 

 A. Esperamos entrar na vida eterna!

 

P. Abri as portas da misericórdia aos que chamastes para a outra vida; acolhei-os juntos a vós, bem felizes, no reino que para todos preparastes.

 

A. A todos dai a luz que não se apaga!

 

P. E a todos nós, aqui reunidos, que somos povo santo e pecador, dai- -nos a graça de participar do vosso reino que também é nosso.

 

P. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda a glória, por todos os séculos dos séculos. A. Amém!

 

Rito de Comunhão (Pai nosso - Oração da Paz – Fração do Pão)

Comunhão (Nº 561)

 

1. Na mesa sagrada, se faz unidade, no pão que alimenta, que é pão do Senhor, formamos família na fraternidade, não há diferença de raça e de cor.

 

Ref.: /:Importa viver, Senhor, unidos no amor, na participação, vivendo em comunhão.:/

 

2. Chegar junto à mesa é comprometer-se, é a Deus converter-se com sinceridade. O grito dos fracos devemos ouvir, e em nome de Cristo amar e servir.

 

 3. Enquanto na terra o pão for partido, o homem nutrido se transformará; vivendo a esperança num mundo melhor, com Cristo lutando o amor vencerá.

 

4. Se participamos da Eucaristia, é grande a alegria que Deus oferece. Porém, não podemos deixar esquecida a dor desta vida que o pobre padece.

 

5. Assim comungando da única vida, a morte vencida, será nossa sorte. Se unidos buscarmos a libertação, teremos com Cristo a Ressurreição.

 

P. OREMOS.

 

Concedei-nos, Senhor, a participação eterna na vossa divindade que, no tempo presente, é prefigurada na comunhão do vosso precioso Corpo e Sangue. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. A. Amém.

 

RITO DA COMUNHÃO

 

- Onde acontece a distribuição da Eucaristia faz-se como segue. Se não tiver, faz-se o Pai Nosso, o abraço da Paz, um momento de silêncio e a Oração final.

 

 Em silêncio, ou apenas com um refrão, o corporal é estendido sobre o altar e um Ministro da Eucaristia, pelo caminho mais curto, traz a âmbula com o Pão Consagrado. Este é colocado sobre o altar. O Ministro faz uma genuflexão. Não se convida para ficar de joelhos ou adoração.

 

14. PAI NOSSO

 

D. O Senhor nos comunicou o seu Espírito. Com a confiança e a liberdade de filhos e filhas, digamos juntos: Pai nosso...

 

15. ABRAÇO DA PAZ

 

 D. A paz é fruto da comunhão de uma comunidade que celebra sempre a alegria de servir aos que mais necessitam da misericórdia de Deus. Saudemos a quem está ao nosso lado num sinal de fraternidade. Aperta a minha mão... nº 538

 

16. CONVITE À COMUNHÃO

 

- O ministro da Eucaristia aproxima-se da âmbula sobre o altar. Apresenta o Pão Eucarístico e diz: ME.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mim e eu nele, diz o Senhor. (Jo 6,56)

 

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

 

Todos: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

 

- O Ministro comunga e distribui o Pão Eucarístico. Ao final, recolhe a reserva eucarística e leva para o sacrário. Guardar um instante de silêncio.

 

- Eu sou o pão, que vem do céu... nº 887

 

 17. ORAÇÃO

 

S. Dai-nos Senhor Jesus, possuir o gozo eterno da vossa divindade, que já começamos a saborear na terra, pela participação da solenidade do vosso Corpo e do vosso Sangue. Vós que viveis e reinais para sempre. Amém

 

18. LOUVOR E AÇÃO DE GRAÇAS

 

S. O Senhor esteja convosco! T. Ele está no meio de nós!

 

S. Ó Deus de bondade, que se esconde num pequeno pedaço de pão, nós te louvamos por ter criado todos os homens a vossa imagem e nos ensina cada dia a contemplarmos no irmão sua face, seu amor e sua misericórdia.

 

Refrão: Por nós fez maravilhas, louvemos ao Senhor!

 

 S. A vós Jesus Cristo, que na cruz explicou o que é realmente o amor, agradecemos por permanecer conosco na Eucaristia, por estar nas nossas alegrias e desafios e a darmos sempre a esperança de um dia o contemplar face a face nos céus.

 

Refrão: Por nós fez maravilhas, louvemos ao Senhor!

 

 S. Ó Espírito Santo que tudo transforma e acalma! Nós vos bendizemos, pois nos direciona sempre a amar o próximo, a viver o que celebramos em cada Eucaristia e a bem educar o nosso coração para meditar esse santo Mistério.

 

Refrão: Por nós fez maravilhas, louvemos ao Senhor!

 

S. Acolhei, Senhor, os louvores da vossa assembleia reunida neste dia. Vós, que viveis e reinais para sempre. Amém.

 

18. AVISOS

 

 19. BÊNÇÃO E DESPEDIDA

 

Bênção Final (se não se faz a procissão e nem bênção com o Ssmo. Sacramento) (Missal, p.590, N.10)

 

 P. O Senhor esteja convosco. A. Ele está no meio de nós.

 

P. Senhor nosso Deus, enriquecei e confirmai o vosso povo com os tesouros da vossa misericórdia, para que, fortalecidos pelas vossas bênçãos, persevere em contínua ação de graças e viva sempre na alegria do vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor. A. Amém. P. E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre. A. Amém. P. Ide em paz e glorificai o Senhor com vossa vida. A. Graças a Deus. (P.37) Tão sublime Sacramento, adoremos neste altar. Pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar. Venha a Fé, por suplemento, os sentidos completar. Ao eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito exaltemos, na Trindade Eterno Amor. Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor. Amém! Amém

 

 D. O Senhor esteja convosco! T. Ele está no meio de nós!

 

 D. Abençoe-nos e guarde-nos o Senhor todo-poderoso e cheio de misericórdia: Pai e Filho e Espírito Santo. T. Amém.

 

D. Sendo sinais da verdadeira comunhão que vem dos céus, ide em paz, e que o Senhor vos acompanhe. T. Graças a Deus.

 

- Obs.: Na sacristia, o dirigente diz, voltado para o crucifixo, com toda a equipe reunida. D. Bendigamos ao Senhor. T. Demos graças a Deus.

 

20. CANTO

 

 Senhor meu Deus quando eu... nº 730

Nenhum comentário:

Postar um comentário