sábado, 8 de junho de 2024

13- Missa no dia 09 junho às 18h marcará a revitalização da Capelinha após 6 anos de obras. (1)

 

13- Missa no dia 09  junho às 18h  marcará a revitalização da Capelinha após 6 anos de obras. (1)

 

Às 18 horas do dia 9 de junho de 2024. Horário e data da primeira missa da Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, a “Capelinha”, após o término da revitalização que dura seis anos. A informação foi divulgada com exclusividade pelo frei Danilo Janegitz e o pároco Frei Sérgio Sambl.

A previsão é de que a celebração conte com a presença do bispo diocesano, dom Paulo Roberto Beloto, e autoridades da Ordem dos Agostinianos Recoletos, além de frades e padres convidados. A obra terminará antes, mas, depois, passará por vistorias até a liberação para realização da missa de reinauguração.

Os fiéis poderão vislumbrar a revitalização do templo. As imagens e os vitrais passaram por restauração. Diferentemente dos pisos e bancos, que foram substituídos por novos. “Foram feitos estudos sobre a recuperação daqueles que tínhamos, mas, estão tomados por cupins. Fizemos a opção pela compra de novos bancos, fabricados nos mesmos desenhos históricos”, disse o frei Danilo.

Mudanças foram realizadas no Óculo da Santa – espaço visitado pelo público para tocar e pedir proteção à imagem de Nossa Senhora Aparecida. Pensando na acessibilidade de pessoas com deficiência, foi instalado um elevador e construída uma rampa, que também dará acesso ao Velário. Já o Sacrário, que ficava no fundo da igreja, foi desmontado e realocado na Capela do Santíssimo.

As adaptações buscaram não violar o projeto arquitetônico original da igreja. Desta forma, não houve grandes alterações estruturais, como a realocação do altar, por exemplo. Tudo para manter a arte sacra em sua essência. “É uma revitalização. Conservar o patrimônio e sua riqueza, ao mesmo tempo, tentar que se adapte a realidade”, pontuou o pároco Frei Sérgio.Sambl.

No ambiente exterior, o estacionamento deu lugar ao jardim que foi montado em frente à Capelinha. Questionado sobre o campo de futebol ao lado da igreja, responderam que um novo muro está sendo construído e que o espaço é utilizado para atividades dos frades que estudam no local.

Popularmente conhecida como Capelinha, a Paróquia Nossa Senhora foi reaberta à comunidade em Franca após seis anos de restauração.

Alguns dados(2):

“A igreja da Capelinha é uma referência na cidade de Franca para todos os que a visitam ao longo do ano, esse lugar de alguma maneira ganhou o coração da cidade, a devoção do povo, o carinho à Nossa Senhora Aparecida”.

“Desde a criação da primeira capelinha com Manoel Valim no início do século 20 até hoje, esse local de devoção, de culto, identidade, de memória coletiva, de pertence, continua no coração dos francanos, por isso ele foi reconhecido pela própria comunidade patrimônio cultural e imaterial da cidade de Franca.”

“Por dentro, a Capelinha ganhou elevador, sistema de climatização e rampas de acesso. A obra de restauração também envolve o centro de formação para novos religiosos, as salas do santíssimo e a sacristia”.

“A fachada do prédio na Avenida Distrito Federal também requereu um trabalho cuidadoso de preservação das janelas, das molduras e da volumetria, além da recuperação da cor. O paisagismo foi feito de forma a evidenciar a visão integral do edifício.”

A Ordem dos Agostinianos Recoletos se alegra em Franca(SP) pela grande restauração feita na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Capelinha. Parabéns a todos que trabalharam para que a Restauração física acontecesse. Que as demais “restaurações” aconteçam e cresçam as vocações e que haja perseverança a todos os vocacionados e chamados.Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e Nossa Mãe ajude a todos nós prosseguir a caminhada santa e fiel junto a seu Filho,Jesus Cristo e que Santo Agostnho e demais santos agostinianos continuem sendo exemplos e motivadores para a vida de todos nós, os também agostinianos de coração!

Eu não pude ir por estar adoentado, mas os que puderam ir, eu também os parabenizo, e peço que dê lembranças e abraços aos conhecidos: freis, ex-seminaristas, ex-padres e leigos/leigas. Aí em Franca, como seminarista, frei e padre eu vivi e convivi por mais de 20 anos. Tenho um carinho especial pela “nossa” Capelinha, atualmente administrada pela Província de S. Tomás de Vilanova, da Ordem dos Agostinianos Recoletos sob o comando do padre Prior Frei Danilo José Jangitz, OAR. O meu abraço ao Prior do Seminário Nossa Senhora Aparecida, ao Pároco, Frei Sérgio Sambl e demais freis que moram na Capelinha.

Depois de seis anos de restauro, enfim, chegou o dia e as pessosm de Franca e região, devotos(as) da Mâe Aparecida, poderão adentrar o templo sagrado e louvar a Deus e Nossa Senhora Aparecida. Agora, todos poderão voltar a esta magnífica Casa de Oração da  Comunidade Católica de Franca. Parabéns pelo esforço de todos: a Ordem Agostiniana se sensibilizou com o projeto da Restauração e após seis anos, o sonho se faz realidade!

O meu abraço fraterno a todos!

Vivam os francanos! Vivam os paroquianos!

Vivam os Agostinianos Recoletos!

Viva a Capelinha!

Viva Nossa Senhora Aparecida!

O meu abraço fraterno a todos de Franca, Região e  visitantes.

 

(1) https://sampi.net.br/franca/noticias/2817205/franca-e-regiao/2024/02/missa-em-junho-vai-marcar-revitalizacao-da-capelinha-apos-6-anos-de-obras

(2) https://www.jornaldafranca.com.br/capelinha-apos-6-anos-em-processo-de-restauracao-igreja-deve-reabrir-em-marco/

14- ENDEREÇO DESTE NOSSO BLOG:

sbsabendobem.blogspot.com: divulgue aos seus amigos e contatos das Redes Sociais, Comente-o e faça sugestões, escrevendo para:

sbsabendobem@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário