sexta-feira, 1 de agosto de 2025

I- BEM-VINDO AO SB SABENDO BEM DE 03 DE AGOSTO DE 2025- VOCAÇÃO MINISTERIAL

 

 

A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. (I Coríntios 1, 18).

03 DE AGOSTO DE 2025 – VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO: Diáconos, Padres e Bispos

 

18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO C

Ano Jubilar 2025 - Peregrinos de Esperança

AGOSTO – MÊS VOCACIONAL

 

 "ESFORÇAI-VOS POR ALCANÇAR AS COISAS DO ALTO"

MÚSICA “VOCAÇÃO”

https://youtu.be/6lTbTd12_zc?si=eQfX_czqviqyvzek

 

HINO OFICIAL DO JUBILEU 2025

https://youtu.be/Fv5igRi1rkc

SEJA BEM-VINDO!

18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

 

Como eu não uso anúncios publicitários, mas gostaria de continuar este Blog SB SABENDO BEM todos os Domingos, se você puder e quiser ajudar com qualquer valor, deposite  neste Pix sbsabendobem@gmail.com para Sérgio Bonadiman Banco do Brasil

SB SABENDO BEM DAS LEITURAS DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

II-       SB SABENDO BEM DAS LEITURAS   DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

2.1- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

Queridos irmãs e irmãos, sejam todos bem-vindos a este nosso encontro fraterno! Neste domingo iniciamos o mês dedicado às vocações. Assim, celebremos com alegria e esperança o chamado para evangelizar e testemunhar fielmente o Reino de Deus a todos

. Estamos no 18º Domingo do Tempo Comum e a Liturgia nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido da vida. Em um mundo marcado pelo consumo e pelo acúmulo, somos lembrados de que tudo passa, e que só em Deus encontramos a verdadeira riqueza. Que esta celebração renove em nós o desejo de buscar as coisas do alto. Neste início do Mês Vocacional, rezemos pela vocação ao ministério ordenado: bispos, padres e diáconos, homens chamados a dedicar suas vidas ao serviço de Deus e do seu Povo.

Irmãos e irmãs, formamos aqui o Corpo do Senhor, reunido para dar graças ao Pai, por Jesus, no Espírito Santo. Deus é nossa única esperança e em quem depositamos nosso futuro. Ele é nossa única rique- za, e sua presença entre nós nos abre para a convivência fraterna e para a partilha dos bens, pois reconhece- mos que tudo o que somos e o que temos é dádiva de Deus. Neste dia dedicado aos ministérios ordenados, agradeçamos a Deus todos aqueles que servem seu Povo, a exemplo do Bom Pastor, e peçamos que o Senhor da messe envie santos ministros para sua Igreja( INTRODUÇÃO DO FOLHETO POVO DE DEUS).

2.2- MÊS VOCACIONAL

 

A Igreja no Brasil celebra todos os anos durante o mês de agosto, 

o Mês Vocacional.  

“O objetivo principal é animar e reanimar as comunidades, paróquias e dioceses que rezem pelas vocações de forma especial incentivando as orações e promovendo as vocações em cada realidade e da sua maneira”.

Nesse contexto, cada domingo do mês de agosto é dedicado à celebração de uma determinada vocação.

No primeiro domingo de Agosto ora-se pelas vocações dos ministérios ordenados, ou seja, sacerdotais e diaconais. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 04 de Agosto celebrarmos o dia São João Maria Vianney, o Cura D'Ars, patrono dos párocos, padres, sacerdotes.

A Vocação para o sacerdócio é revelada através do Espírito Santo através da oração, do jejum, da leitura da Palavra e, principalmente, da aproximação dos sacramentos da Eucaristia e do Crisma.

Em 2025, a 56ª Semana Vocacional será celebrada entre os dias 03 e 10 de agosto, no Santuário Nacional de Aparecida, com o tema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6, 8). O evento acontece em comunhão com toda a Igreja no Brasil, que vivencia em agosto o mês vocacional1No ano de 2025 a Igreja no Brasil celebra a 44ª edição do mês vocacional, fazendo desta iniciativa um grande mutirão de animação vocacional nas comunidades espalhadas por todas as regiões do país2

https://www.bing.com/search?q=AGOSTO+MES+VOCACIONAL+2025&pc=GD01&form=GDAVST&ptag=3507

 

Sacerdotal, matrimonial, religiosa, familiar e leiga

Em agosto, a Igreja Católica no Brasil celebra as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa, familiar e leiga1Além disso, comemora-se o dia das vocações diaconais, em homenagem a São João Maria Vianney e São Lourenço2A oração pelas vocações sacerdotais e pelos ministérios ordenados ocorre no primeiro domingo de agosto3O mês de agosto é dedicado à oração e reflexões sobre as vocações4No primeiro domingo de agosto, celebra-se a vocação sacerdotal, recordando-se o papel do sacerdote como pastor e mediador da Eucaristia5.

https://www.bing.com/search?q=POR+QUAIS+VOCA%C3%87%C3%95ES+IREMOS+REZAR+EM+AGOSTO&pc=GD01&form=GDAVST&ptag=3507

2.3- SIMBOLISMO DO MÊS DE AGOSTO

 

As campanhas de conscientização no mês de agosto incluem o Agosto Dourado, que promove o aleitamento materno, o Agosto Verde Claro, focado na conscientização sobre os linfomas, e o Agosto Lilás, dedicado ao combate à violência contra a mulher1.

2.4- AGENDA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE NESTE MÊS DE AGOSTO

 

2.4- AGENDA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE NESTE MÊS DE AGOSTO

06/08, quarta-feira- Transfiguração do Senhor - Missa às 20:00

09/08, sábado -Tarde recreativa-  A partir das 14:30-Sorteio de prêmios

Convite: $25,00

12 a 14/08-Tríduo preparatório para a festa da padroeira

15/08, sexta, 18:00-Inauguração da torre da igreja

16/08, sábado, 15:30Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e festa da padroeira

17/08, domingo, 10:00-Missa solene, com teatro sobre N. Sra. da Saúde

23/08, sábado- 08:30 Manhã de espiritualidade e formação agostiniana.

11:30 lanche comunitário (trazer prato salgado ou doce ou bebida)

13:00 peregrinação jubilar ao Santuário São Judas Tadeu.

III- Mês vocacional 2025 convida a Igreja no Brasil a considerar o chamado que Deus faz a cada um nas diferentes vocações PEREGRINOS PORQUE CHAMADOS

 

 

 

III-           Mês vocacional 2025 convida a Igreja no Brasil a considerar o chamado que Deus faz a cada um nas diferentes vocações

PEREGRINOS PORQUE CHAMADOS


“A esperança não decepciona porque o amor de Deus
foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5)

No ano de 2025 a Igreja no Brasil celebra a 44ª edição do mês vocacional, fazendo desta iniciativa um grande mutirão de animação vocacional nas comunidades espalhadas por todas as regiões do país. Este ano é marcado pelo jubileu ordinário, ou seja, a Igreja vive um Ano Santo, onde cada um é convidado a fazer um caminho de oração, penitência e de realização autêntica da vocação. O tema proposto pelo Papa Francisco é a esperança, virtude pela qual se fundamenta toda a vocação e consequentemente toda a missão, por isso o convite para que todos sejam no mundo sinais de esperança.

O tema e o lema deste mês vocacional interpela a descobrir o amor de Deus e a ser homens e mulheres de esperança. A mensagem do Papa para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações é a fonte inspiradora para a temática proposta.

“Esse mês vocacional traz consigo algumas perguntas inquietantes: Quem sou eu? Quais qualidades possuo? Onde colocar em prática essas qualidades? Somente quando se responde a essas perguntas é que se descobre como se tornar “sinal e instrumento de amor, acolhimento, beleza e paz nos contextos onde vivemos”, afirma o padre Guilherme Maia Júnior, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Em vídeo, dom Ângelo Ademir Mezzari, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, apresenta a identidade visual e o tema do Mês Vocacional 2025:

Tema do Mês Vocacional

O tema do mês vocacional “Peregrinos porque chamados” evidencia dois predicados cristãos: peregrinos e chamados. O primeiro deles remete a imagem do caminho, pois toda peregrinação consiste em alcançar uma meta, que precisa ser clara.

“O termo peregrinos pode ajudar as equipes e grupos vocacionais, organizados nas comunidades, paróquias, dioceses e regionais, a redescobrir o valor do itinerário vocacional (despertar; discernir; acompanhar e cultivar). A peregrinação é composta de etapas, e redescobrir o valor e novas maneiras de realizar este itinerário é missão de cada animador vocacional. Essa necessidade, que é urgente, implica principalmente em empregar esforços e investimentos na etapa do discernimento”, explica o padre Guilherme.

Neste caminho, o Papa Francisco alerta toda a Igreja para focar seu olhar nos sinais de esperança que estão presentes no mundo, e que muito mais do que sinais palpáveis, são sinais onde reside a esperança: a paz, a vida (e sua transmissão), os encarcerados, os enfermos, os jovens, os migrantes, os fragilizados, os idosos e os pobres.

“Nestas indicações, percebe-se a presença de um grupo muito caro ao Serviço de Animação Vocacional: a juventude. Quando o papa fala dos jovens, na sequência sempre fala em sonhos e aqui reside o desabrochar da esperança. É missão de toda animação vocacional contribuir para que os jovens nunca parem de sonhar, para tanto as ações do SAV-PV precisam colaborar para entusiasmar essa nova geração de jovens e adolescentes, pois neles reside a esperança de um mundo diferente e melhor”, complementa o padre Guilherme.

O segundo predicado que traz o tema deste mês vocacional é chamados. Essa ação que Deus realiza em favor de cada pessoa exige uma resposta, portanto quando se fala de chamado, logo assimila-se esse termo com uma dimensão vocacional. A temática apresentada aponta o ser chamado como justificativa para peregrinar.

Identidade Visual 

A Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, em parceria com as Edições CNBB, promoveu uma live de lançamento da identidade visual do Mês Vocacional 2025. A transmissão contou com a mediação da irmã Maristela Ganassini, assessora da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, e reuniu dezenas de espectadores de várias regiões do Brasil, interessados em acompanhar a apresentação do tema e da identidade visual do evento.

A live iniciou com a fala do padre Guilherme Maia, responsável por compartilhar com o público o processo de escolha do tema para 2025.  Em seguida, o padre Alexandre Mothé apresentou a identidade visual do Mês Vocacional 2025, detalhando os elementos que a compõem e seu significado.

A imagem destaca uma estrada sinuosa que simboliza a caminhada vocacional, e o fundo incorpora elementos que remetem ao céu, à terra e aos diversos cenários da vida cotidiana, enfatizando a universalidade da vocação cristã. O uso de cores quentes e terrosas também reforça a conexão com o tema, representando o calor humano e a presença divina ao longo da jornada.

Materiais

Acesse, abaixo, os materiais do Mês Vocacional 2025:

Refrão Meditativo
Identidade Visual
Conteúdo Formativo

https://arquimoc.org/mes-vocacional-2025-convida-a-igreja-no-brasil-a-considerar-o-chamado-que-deus-faz-a-cada-um-nas-diferentes-vocacoes/

IV- LEITURAS DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

IV-        LEITURAS  DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

A Palavra de Deus nos fará ri- cos da graça que só pode vir d'Ele, nossa única riqueza. Com o coração humilde, acolhamos o que o Senhor nos quer falar.

 

 PRIMEIRA LEITURA (Ecl 1, 2; 2, 21-23)

 

 Leitura do Livro do Eclesiastes.

 

2 “Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade”. 2,21Por exemplo: um homem que trabalhou com inteligência, compe- tência e sucesso, vê-se obrigado a deixar tudo em herança a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade e grande desgraça. 22De fato, que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol? 23Toda a sua vida é sofrimento, sua ocupação, um tor- mento. Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade.

 

- Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

SALMO 89(90)

 

Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós!

1. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, * quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” / Pois mil anos para vós são como ontem, * qual vigília de uma noite que passou.

2. Eles passam como o sono da ma- nhã, * são iguais à erva verde pelos campos: / De manhã, ela floresce vicejante, * mas à tarde é cortada e logo seca.

3. Ensinai-nos a contar os nossos dias, * e dai ao nosso coração sabedoria! / Senhor, voltai-vos! Até quando tarda- reis? * Tende piedade e compaixão de vossos servos!

4. Saciai-nos de manhã com vosso amor, * e exultaremos de alegria, todo o dia! / Que a bondade do Senhor e nosso Deus + repouse sobre nós e nos conduza! * Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

 

SEGUNDA LEITURA (Cl 3,1-5.9-11)

 

 Leitura da Carta de São Paulo aos Co- lossenses.

 

Irmãos: 1 Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; 2 aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3 Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4 Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. 5 Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impu- reza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. 9 Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir 10e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento. 11Aí não se faz distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos

 

. - Palavra do Senhor. T. Graças a Deus.

 

ACLAMAÇÃO (Mt 5,3)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!

 

EVANGELHO (Lc 12,13-21)

 

P. O Senhor esteja convosco. T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. T. Glória a vós, Senhor.

 

P. Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, por- que, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então re- solveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derru- bar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então po- derei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus” - Palavra da Salvação. T. Glória a vós, Senhor.

V- LITURGIA DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

 

 

V-       LITURGIA DO 18.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

- Neste 18º Domingo do Tempo Comum, a Palavra de Deus nos alerta contra a vaidade das riquezas e a ilusão de segurança que os bens materiais oferecem. Diante disso, queremos refletir sobre o sentido da vida e, de maneira especial, sobre a vocação sacerdotal como resposta a esse sentido mais profundo e duradouro.

- Na primeira leitura, o autor do Eclesiastes nos lança uma provocação: "Vaidade das vaidades! Tudo é vaidade!" Esta expressão pode parecer pessimista, mas é, na verdade, um convite à sabedoria. O ser humano facilmente se deixa seduzir por conquistas passageiras: dinheiro, sucesso, fama, conforto. No entanto, tudo isso é frágil, como um sopro. O Evangelho reforça essa mensagem com a parábola do homem rico que acumulou bens, mas morreu naquela mesma noite, sem levar nada consigo. Jesus ensina: "Louco! Ainda nesta noite pedirão de ti a tua vida. E o que acumulaste, para quem será?" Aqui está o centro da nossa meditação: a verdadeira riqueza está em Deus. É nele que encontramos o sentido duradouro e eterno. E isso nos leva ao coração da vocação a qual devemos viver não para nós mesmos, mas para Deus e para os outros.

- A segunda leitura, da Carta aos Colossenses, nos exorta a buscar as coisas do alto, onde Cristo está, e a nos revestirmos do homem novo, criado à imagem de Deus. Isso implica deixar de lado os desejos terrenos e viver conforme a vontade divina. É nesse contexto que somos chamados a refletir sobre a vocação ao ministério ordenado. O ministro ordenado (bispo, padre e diácono) é alguém que escutou esse chamado radical: "Não junteis para vós tesouros na terra [...] mas sede ricos diante de Deus". Ele abandona a busca por uma "vida própria" para viver plenamente em Cristo, como nos exorta São Paulo: "Esforçai-vos por alcançar as coisas do alto." O ministro ordenado é chamado a ser homem de Deus, homem do essencial. Ele não vive para construir celeiros, mas para alimentar o povo com a Palavra e com os sacramentos. Ele não guarda para si, mas se doa. Sua riqueza não é medida em posses, mas em serviço e fidelidade. Em um mundo que busca sucesso e acúmulo, o ministro ordenado é sinal de contradição uma vez que ele lembra a todos que o maior bem é o próprio Cristo.

 - Assim, a Liturgia nos provoca a olhar além das aparências e das seguranças falsas. Somente em Deus encontramos o sentido verdadeiro da vida. E o ministério ordenado é um testemunho vivo desse tesouro eterno. Por isso, pais e mães não tenham medo se um filho for chamado para esse ministério! É um caminho exigente, mas belo, e fonte de muitas graças. Jovens não tenham medo de dizer "sim" a Deus. A vida que se entrega por amor é a única que não é vaidade.

- Rezemos para que muitos jovens escutem o chamado de Deus e respondam generosamente, oferecendo suas vidas ao serviço do Reino. E que todos nós, em nossas vocações, busquemos sempre as coisas do alto, onde Cristo está, e vivamos de acordo com a vontade divina. Que possamos, como Igreja, valorizar, apoiar e rezar por nossos ministros ordenados, e pedir com fé: "Senhor, envia operários para a tua messe!".

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2025/07/03_08_25.pdf

VI-- SUGESTÕES DE MÚSICAS VOCACIONAIS Mantra vocacional

 

 VI--       SUGESTÕES DE MÚSICAS VOCACIONAIS

Mantra  vocacional
Vocação
Entrada

Se tu nos ama
Vocação de profeta
Eis me aqui Senhor
Momento novo
Tua voz me fez refletir
Vem eu mostrarei
Perdão

Confesso a Deus, Pai todo poderoso

Misericórdia Senhor

Glória

Glória, glória, anjos nos céus cantam todo seu amor

Glória, glória a Deus nas alturas  / Ô ô, glória
 
Salmo Responsorial
Salmo 89-Vós fostes ,ó Senhor,um refugio para nós.
Aclamação
No evangelho da vida
Eu te bendigo , ó Pai,
Ofertório
Os dons que trago aqui 
Só em ti viver
Teu sou
Venho,Senhor, minha vida oferecer-1437
Que mais eu posso te dar
Santo

Santo..... É o Senhor Deus do universo.

O céu e a terra proclamam vossa Glória ó Senhor

Cordeiro

Cordeiro- Comunidade Recado
Cordeiro -Padre Zezinho

Comunhão
Feliz o Homem que ama o Senhor
Desamarrem as sandalias
Vejam eu andei pelas vilas-
Vou cantar seu amor
Vou navegar

Tu és minha vida
Pós comunhão

Vocação
Caminhada
Quem perde sua vida, a encontra
A barca
Alma Missionária
Homenagem ao padre
Um consagrado para amar
Nossa Missão
Envio
Sou bom pastor
Final
Tú és a razão da jornada


 
Blogs parceiro:


Blog do Jura-Canal Youtube

 

https://www.folhetosdecanto.com/2014/08/cantos-dia-padre-vocacao-sacerdotal.html

VII- LEITURAS PARA A SEMANA: DE 04 DE AGOSTO A 10 DE AGOSTO E ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

 

 

VII-       LEITURAS PARA A SEMANA: DE 04 DE AGOSTO A 10 DE AGOSTO E ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

 

04- 2ª Nm 11,4b-15 / Sl 80(81) / Mt 14,13-21

05- 3ª Nm 12,1-13 / Sl 50(51) / Mt 14,22-36

06- 4ª Dn 7,9-10,13-14 ou 2Pd 1,16-19 / Sl 96(97) / Lc 9,28b-36 (Transfiguração do Senhor)

07- 5ª Nm 20,1-13 / Sl 94(95) / Mt 16,13-23

08- 6ª Dt 4,32-40 / Sl 76(77) / Mt 16,24-28

09- Sáb.: Dt 6,4-13 / Sl 17(18) / Mt17,14-20

                      10- Dom.: 18º Domingo do Tempo Comum,    Ano C

                       Ecl 1,2.2,21-23;Sl 89(90),3-4.5-6.12-13.14 e 17 (R. 1)

                       Cl 3,1-5.9-11;Lc 12,13-21

 

ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!

- Ave Maria