domingo, 5 de julho de 2020

SOLIDARIEDADE DESPERTADA

O ISOLAMENTO SOCIAL DESPERTA SOLIDARIEDADE DOS BRASILEIROS


A quarentena e o isolamento social impostos em todo o Brasil para evitar a propagação do novo coronavírus (COVID-19) fizeram surgir uma grande rede de solidariedade em todo o país para ajudar as pessoas em tempos tão difíceis.

 

Empresas e pessoas a nível individual lançaram várias iniciativas nos últimos dias para tentar ajudar a quem mais necessita ou em benefício de toda a comunidade.

 

"Oi, sou a Graziela e moro no 12º andar. Sou médica e queria me colocar à disposição de todo o prédio caso algum vizinho tenha sintomas ou queira esclarecer dúvidas sobre o coronavírus", diz uma mensagem deixada nos dois elevadores de um edifício residencial em São Paulo, junto com o telefone da médica.

 

Algumas redes de supermercados estabeleceram um horário especial para os idosos, para que possam fazer suas compras sem medo de se contagiar com o vírus, enquanto muitos jovens têm deixado mensagens nos edifícios, se oferecendo para fazer as compras das pessoas mais velhas, evitando assim que precisem sair e se expor ao vírus.

 

Grandes empresas de TV a cabo abriram seus canais de filmes e séries, enquanto empresas e fábricas passaram a alterar sua produção para ajudar nesse período difícil.

 

A fábrica de lingerie Indecense, no sul do país, parou sua produção para confeccionar máscaras, produto chave para evitar a infecção da COVID-19 e as está entregando a supermercados, farmácias e postos de gasolina para que os empregados possam trabalhar sem medo do vírus.

 

Multinacionais como Ambev e o grupo de cosméticos Boticário se uniram para distribuir álcool em gel em todo o país, enquanto a TruckPad, uma plataforma de conexão entre caminhoneiros e cargas de toda a América Latina, se ofereceu para transportar sem custo mercadorias para serem doadas a hospitais e entidades de assistência médica.

 

"Fizemos um levantamento recente e quase 100% dos 400 mil caminhoneiros inscritos na plataforma estavam dispostos a continuar trabalhando para evitar o desabastecimento no país. Qualquer entidade que forneça material para hospitais, lotes de álcool gel ou máscaras pode contar com nossa ajuda. Localizaremos e contrataremos caminhoneiros. É nossa contribuição", declarou Carlos Mira, diretor-geral da TrickPad.

 

Em algumas cidades, restaurantes estão entregando comida de graça para o pessoal da saúde em hospitais e postos de atendimento, como forma de agradecimento por seu trabalho contra o vírus.

 

Vários taxistas e empresas de transporte de passageiros também se ofereceram para transportar de graça o pessoal da saúde até seus postos de trabalho, enquanto algumas empresas aéreas se puseram à disposição das autoridades para fazer chegar produtos médicos a outras partes do país ou transportar pacientes.

 

A maioria dos clubes de futebol da primeira divisão brasileira puseram suas instalações a disposição das autoridades para montar hospitais de campanha ou postos médicos, enquanto no setor educacional, muitos professores oferecem seus conhecimentos à população via internet e empresas de cursos de idiomas ou oficinas abriram canais para que as pessoas se ocupem durante esses dias de isolamento forçado em casa.

Fonte: http://portuguese.xinhuanet.com/2020-03/27/c_138922370.htm

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário