domingo, 7 de junho de 2020

CORPUS CHRISTI 2020


A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA DE CORPUS CHRISTI PELA IGREJA CATÓLICA SERÁ CELEBRADA NO DIA 11 DE JUNHO


O Corpus Christi de 2020 será no dia 11 de Junho. A data de Corpus Christi normalmente não é Feriado Nacional, mas Ponto Facultativo. Mas eventualmente o presidente do Brasil pode defini-lo como feriado no decreto que usualmente efetua no início do ano, contendo todos os Feriados Nacionais de 2020.

ESTE ANO DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, AQUI EM SÃO PAULO, O PREFEITO BRUNO COVAS E O GOVERNADOR JOÃO DÓRIA ANTECIPARAM O CORPUS CHRISTI PARA O DIA 20 DE MAIO, numa plena quarta-feira! CONTUDO, O CARDEAL DOM ODILO PEDRO SHERER, ARCEBISPO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO NÃO ACEITOU A ANTECIPAÇÃO E A DATA PARA OS CATÓLICOS FOI MANTIDA NO DIA 11 DE JUNHO.

A festa religiosa de Corpus Christi celebra o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. A data é comemorada todos os anos na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, celebrada no domingo depois de Pentecostes.

Segundo a assessoria de Dom Odilo, a Solenidade não terá a data alterada, a única mudança será a ausência do feriado.

“Compreendo a justa preocupação com a saúde da população, mas a decisão não vai antecipar a celebração de Corpus Christi pela Igreja Católica. A Câmara Municipal não entrou em contato com representantes da Igreja Católica em São Paulo antes da aprovação dessa mudança de data”, afirma a nota do Arcebispo. (1).

O QUE A IGREJA CATÓLICA CELEBRA NESTA QUINTA-FEIRA? (2)

A motivação litúrgica para tal festa é o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs.

Dessa forma, celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.

Desde quando a festa de Corpus Christi é celebrada?

 

festa foi instituída pelo papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264. Na ocasião ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”, instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia. Segundo alguns biógrafos, o papa medieval incumbiu o filósofo e teólogo italiano São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um rito (“ofício”) para a celebração da data.

Urbano, porém, morreu poucos anos após instituir a festa, em outubro do mesmo ano – o que acabou retardando a adoção das celebrações. A comemoração de Corpus Christi só “pegaria” para valer décadas depois, quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Vienne, em 1311. Uma forma tradicional de celebrar é com uma procissão em alusão à caminhada do “povo de Deus” em busca da Terra Prometida.

Em Portugal, o dia é chamado também de “Corpo de Deus”, e é comemorado às vezes com procissões pelas ruas – que também acontecem em algumas cidades do Brasil. Em algumas cidades brasileiras, há o costume de adornar as ruas com “tapetes” feitos de serragem colorida e outros materiais.

A devoção à Eucaristia

 

Primeiramente, é necessário destacar que muito mais do que uma festa litúrgica, a Solenidade de Corpus Christi assume um caráter devocional popular. O momento mais especial dessa festa são as procissões pelas ruas das cidades. Contudo, o costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicor, ainda é muito comum em vários lugares.

Em resumo, diversas cidades aproveitam a solenidade para o turismo, devido a beleza e expressividade de seus tapetes. Além disso, muitos cristãos enfeitam suas casas com altares ornamentais para saudar o Santíssimo, que passa por aquela via. Geralmente a festa termina com uma concentração em algum ambiente público, onde é dada a solene bênção do Santíssimo Sacramento. Contudo, nos ambientes urbanos, apesar das dificuldades estruturais, as comunidades continuam expressando sua fé Eucarística, adaptando ao contexto urbano a visibilidade pública da Eucaristia.

Fontes:



Nenhum comentário:

Postar um comentário