domingo, 18 de outubro de 2020

PENSE NISSO

Os 10 Mandamentos do Missionário

1 - Saber ouvir

O missionário deve ser um homem com grande capacidade de diálogo e escuta, sabendo adaptar-se às culturas e aos ambientes, descobrindo seus valores, sem sentir-se superior aos demais. Ele deve ter convicções profundas. Porém, nem por isso deve considerar-se o 'dono da verdade'.

2 - Saber acolher

O missionário precisa acreditar numa cultura que considera a pessoa como centro de tudo. Desta forma ele aprende a valorizar a hospitalidade e a acolhida dos pobres. Por isso, gosta da presença do povo e de ser rodeado por ele. A convivência com o povo é a sua escola de missão.

3 - Saber se solidarizar

O missionário não pode viver à margem dos problemas do povo, mas também não pode cair em atitudes paternalistas. Ele leva na sua formação uma grande sensibilidade humana e social, com um forte sentido de justiça e de verdade. Ele sabe que os pobres são os preferidos de Deus e a eles se entrega sem condições ou meio termos. Ele deve acreditar, sim, na Justiça do Reino.

4 - Saber resistir

Consciente da situação em que vive, o missionário sabe aguentar os momentos difíceis, sem desistir. Faz-se presente quando precisam dele, porque sabe que sua missão não tem horários. A resistência a tudo o que atrapalha a caminhada da sua comunidade é a sua força.

5 - Saber esperar

A paciência é uma das virtudes mais missionárias que existe. Caminhar com um povo e colocar-se no ritmo de sua história implica saber esperar com paciência o que vai acontecer, pois 'quem sabe faz a hora'.

6 - Saber crer no Deus da Vida

A fé em Deus e um amor profundo e pessoal por Jesus Cristo são fundamentais para a vida do missionário. Se não houver fé, não há missão. A fé do missionário tem de converter-se em paixão pelo anúncio do Evangelho.

7 - Saber amar sem condições

Encontramos a Deus e a Cristo nos pobres, necessitados e naqueles que morrem ante a indiferença e o desprezo, já que eles são os preferidos de Deus. O missionário percorre os caminhos do Evangelho, com os pobres e pelos pobres.

8 - Saber orar sem desanimar

Sem a oração, não pode haver vida de fé; e sem fé, a vida missionária desmorona. Na oração e na escuta da Palavra de Deus, o missionário aprende a construir o Reino. A oração é o seu alimento de cada dia e o sustentáculo na missão.

9 - Saber assumir a Cruz

Missão, cruz e missionário devem formar um trio inseparável, assim como foi na vida de Jesus. Não há outro caminho possível a percorrer. A missão nasce e cresce aos pés da cruz. A constância e a paciência são frutos de uma cruz aceita com alegria.

10 - Saber ser coerente

A credibilidade do missionário apoia-se no testemunho de vida, até as últimas consequências. Necessita de muita paciência consigo mesmo para começar de novo, cada dia, sem desanimar frente aos fracassos.

Fonte: https://www.a12.com/redentoristas/noticias/os-10-mandamentos-do-missionario


Nenhum comentário:

Postar um comentário