sábado, 18 de setembro de 2021

REFLEXÃO DOMINICAL II

RECEBER OS MARGINALIZADOS É RECEBER JESUS

 

Por María Cristina Giani, Missionária de Cristo Ressuscitado.

 

O evangelho deste domingo inicia apresentando a Jesus ensinando a seus discípulos/as enquanto caminham, atravessando a Galileia, lugar onde desenvolveu sua atividade missionária. Está indo a caminho de Jerusalém onde o aguarda a Cruz.


Jesus tenta uma vez mais instruir seus discípulos de que o seguimento dele é passando pela Cruz. O conteúdo deste texto é o segundo anúncio da paixão. O evangelho de Marcos apresenta três anúncios da paixão, o que mostra a importância deste tema para a comunidade primitiva.


Mas nem sempre eles conseguem entender as palavras de Jesus como é o colocado hoje.


Jesus tem clara consciência do que lhe vai acontecer: "O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens, e eles o matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias ele ressuscitará".


Os discípulos continuam sem entender o anúncio que Jesus faz de sua morte e ressurreição, mas o medo cultural lhes impede de perguntar ao seu Mestre.


Diante de diferentes situações ou realidades que vivemos, às vezes nos surgem perguntas que não nos animamos dirigir a Jesus. Por quê?


Talvez porque, assim como os primeiros discípulos e discípulas, não compreendemos que nosso Deus é aquele que assumiu a fraqueza de nossa humanidade com suas limitações e sofrimentos.


De modo que nada de que nos acontece lhe é indiferente e menos alheio, porque Ele é o Deus conosco, presente no meio de nossa frágil história humana.


A discussão dos discípulos no caminho, sobre quem deles era o maior, manifesta que nada tinham compreendido das palavras de Jesus. Na relação entre eles continuam na busca do domínio e do poder. Lembremos que naquela cultura o status de uma pessoa era muito importante.


Jesus os conhece e por isso “explica com toda claridade”, uma vez mais, qual é sua proposta de vida.


O detalhe de Marcos ao nos dizer que, depois de estar na casa, Jesus se sentou e chamou aos doze nos permite imaginar a cena de um encontro privado com os seus mais próximos.


E ali Jesus começa a dar orientações fundamentais para os discípulos.


Num primeiro momento ele tenta explicar uma vez mais: "Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos". O caminho para ser maior é oposto ao que pensavam os discípulos e os de sua época!


Para entender a segunda sentença temos que ter presente que na época de Jesus as crianças eram criaturas insignificantes, não tinham condições de participar da vida social nem religiosa. Eles eram os marginalizados da sociedade. Lembremos que os essênios, um grupo religioso muito estimado em Israel, não aceitavam as crianças.


Com seu gesto e suas palavras Jesus mostra-lhes que o serviço passa por acolher e cuidar aos desprezados, aqueles que muitas vezes eram considerados os servos e até escravos na sociedade.


A imagem de Jesus abraçando a criança não é só um gesto terno, porque as palavras que Jesus pronuncia apresentam uma mensagem diferente.


Abraçou a criança e disse: «Quem receber em meu nome uma destas crianças, estará recebendo a mim. E quem me receber, não estará recebendo a mim, mas aquele que me enviou».

 

Jesus identifica-se com a criança, com os pequenos da sociedade. Jesus anima a comunidade cristã a acolher essas pessoas em seu nome.

 

A novidade de Jesus e de sua comunidade está justamente em servir em primeiro lugar, aqueles que a sociedade por diferentes motivos despreza e deixa de lado.


Jesus é o menor de todos, pois se fez servo em sentido pleno: até dar sua própria vida. Então novamente o evangelista está colocando que ser discípulo, discípula é acolher a Jesus como o Messias servidor que enfrenta a morte para comunicar vida para todos.


É aceitar que o caminho do discípulo/a é como o caminho de seu Mestre. Seus discípulos "deverão" passar pela cruz, para chegar à ressurreição, pessoal e comunitária.

 

Estamos dispostos/as a viver o serviço como Jesus até as últimas consequências?

http://www.ihu.unisinos.br/42-noticias/comentario-do-evangelho/500170-domingo-20-de-setembro-evangelho-segundo-sao-marcos-930-37

Nenhum comentário:

Postar um comentário