sábado, 11 de setembro de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.(Mc 8,34b).

24.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO B(D.T.C.-B)

50º Mês da Bíblia - Carta aos Gálatas - “pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28d)

Ano de São José e da Família Amoris Laetitia

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 24.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

A liturgia do 24º Domingo do Tempo Comum diz-nos que o caminho da realização plena do homem passa pela obediência aos projetos de Deus e pelo dom total da vida aos irmãos. Ao contrário do que o mundo pensa, esse caminho não conduz ao fracasso, mas à vida verdadeira, à realização plena do homem.

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anônimo, chamado por Deus a testemunhar a Palavra da salvação e que, para cumprir essa missão, enfrenta a perseguição, a tortura, a morte. Contudo, o profeta está consciente de que a sua vida não foi um fracasso: quem confia no Senhor e procura viver na fidelidade ao seu projeto, triunfará sobre a perseguição e a morte. Os primeiros cristãos viram neste “servo de Jahwéh” a figura de Jesus.

No Evangelho, Jesus é apresentado como o Messias libertador, enviado ao mundo pelo Pai para oferecer aos homens o caminho da salvação e da vida plena. Cumprindo o plano do Pai, Jesus mostra aos discípulos que o caminho da vida verdadeira não passa pelos triunfos e êxitos humanos, mas pelo amor e pelo dom da vida (até à morte, se for necessário). Jesus vai percorrer esse caminho; e quem quiser ser seu discípulo, tem de aceitar percorrer um caminho semelhante.

A segunda leitura lembra aos crentes que o seguimento de Jesus não se concretiza com belas palavras ou com teorias muito bem elaboradas, mas com gestos concretos de amor, de partilha, de serviço, de solidariedade para com os irmãos.

Jesus chama a multidão e os discípulos e diz: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Sua Palavra é também para nós. Como Pedro, reconhecemos Jesus como o Messias mas, por estarmos apegados às próprias vontades, impedimos a ação messiânica de Jesus. Ela consiste em crer num mundo plenamente humano, onde existem partilha e fraternidade. O messianismo de Jesus destrói a estrutura de uma sociedade injusta. Que neste Mês da Bíblia aprendamos a ser pessoas da Palavra que liberta e que dá esperança a todos.

Nas dificuldades da vida, como este tempo prolongado de pandemia, temos iniciativas edificantes de solidariedade e de crescimento na unidade em Cristo, no qual somos todos irmãos, como nos recorda o Mês da Bíblia. Com a luz e a força da Palavra de Deus, fortalecemos nossa fé para seguirmos Cristo até a Cruz.

2- A Carta aos Gálatas

 

– O tema do Mês da Bíblia em seu jubileu de ouro, neste ano, é a Carta aos Gálatas.

 Ela é dividida em três grandes partes. Na primeira, há um esforço do autor (Paulo) em apresentar o único Evangelho, aquele de Jesus Cristo. ...

 

 Na segunda parte, por causa das atividades dos missionários judaizantes ou oponentes, o autor teve que trabalhar, em nível bíblico, as questões da “fé”, da “liberdade cristã”, da “unidade em Cristo” para vislumbrar a abertura de fronteiras em todas as direções. É aqui que se encontra o apogeu da carta: o “Hino Batismal”.

 

Na terceira parte, o autor aborda a questão da “vida no Espírito” que leva à abertura de fronteiras. Ele insiste, fortemente, na experiência comunitária do amor e mostra que o Espírito de Deus faz seu campo de ação na comunidade.

 

 O texto conclui-se com a apresentação da mística da liberdade e da mensagem da “nova criatura”.

 

((Texto-Base do Mês da Bíblia, Edições CNBB, Introdução, p. 22).

 

 

3- NOTÍCIAS DE SP, DO BRASIL E DA IGREJA

 

 Ø  Brasil passou de 584 mil mortes por Covid-19. E a média de mortes ficou abaixo de 600 após 9 nove meses.
Ø  PARALIMPÍADAS foram encerradas no domingo passado (05/09) em Tóquio e o Brasil conquistou 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze. PARABÉNS!

Ø  FUTEBOL: Foi cancelado o jogo entre Brasil x Argentina pelas Eliminatórias da Copo do Mundo de 2022, porque 4 jogadores argentinos que moram no Reino Unido não poderiam nem ter entrado no Brasil, pois precisariam de 14 dias de quarentena. A ANVISA (Agência sanitária) entrou em campo, após tentativas de fazer com que 4 jogadores argentinos ficassem no Hotel e não fossem para o jogo, mas, depois de já ter acontecido informações falsas no Aeroporto sobre os tais quatro atletas, arrogantemente, a Argentina entrou com 3 deles que não poderiam jogar. Se tivessem obedecido às leis sanitárias, o jogo teria acontecido. Agora caberá à FIFA resolver o que será feito: remarcar o jogo, 3 pontos para o Brasil ou 3 pontos para a Argentina.

Ø  Novo salário mínimo é de 1.169, sem aumento real.

Ø  CONTA DE LUZ: Governo aumentou bandeira tarifária em 50%. O governo dará desconto para quem reduzir gastos.

Ø  Economia brasileira recuou de 0,1 % no 2.º trimestre, apontou IBGE.

Ø  Economia estagnada, inflação e crise hídrica preocupam analistas.

Ø  Creches retomam atendimento 100% presencial em SP.

Ø  Manifestações mobilizaram capitais e Brasília no dia 7 de setembro

Ø  Mobilizações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro ocorreram em meio a tensões entre o Poder Executivo e o STF.

Ø  Atos da oposição lembram da pandemia e preço do custo de vida

Ø  Augusto Nunes: atos de 7 de Setembro atestam que Bolsonaro é forte candidato à reeleição

Para o colunista, atos "redesenham uma paisagem deformada por pesquisas eleitorais estranhas e pelo ativismo antibolsonarista de parte do noticiário” (JR na TV).

Ø  Congresso Eucarístico Internacional foi inaugurado em Budapeste

"Que o Senhor Deus nos conceda poder sentir, nestes dias, que Cristo está conosco na Eucaristia. Ele não deixa a Igreja, os povos e a humanidade sozinhos." Estas são as palavras proferidas pelo cardeal Péter Erdő, primaz da Hungria, no início da missa de abertura, em Budapeste, do 52º Congresso Eucarístico Internacional, adiado no ano passado por causa da pandemia. O cardeal também estendeu sua saudação aos representantes dos cristãos orientais com os quais se trabalha e se reza "para construir a unidade cristã" e para que "o nosso testemunho possa ser crível", afirmou o cardeal Erdő.

(Saiba mais acessando:https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-09/budapeste-congresso-eucaristico-internacional-bagnasco-erdo.html).

Ø  DIA DA PÁTRIA: PRESIDENTE DA CNBB PEDIU A BRASILEIROS QUE NÃO SE DEIXASSEM CONVENCER POR QUEM AGRIDE OS PODERES LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO.

Quem se diz cristão ou cristã deve ser agente da Paz e a paz não se constrói com armas. Somos todos irmãos. Esta verdade é sublinhada pelo Papa Francisco na carta encíclica Fratelli Tutti”, disse O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo.

https://www.cnbb.org.br/por-ocasiao-do-dia-da-patria-presidente-da-cnbb-pede-a-brasileiros-que-nao-se-deixem-convencer-por-quem-agride-os-poderes-legislativo-e-judiciario/

Ø  CNBB LANÇA TEXTO-BASE ORIENTADOR E O CARTAZ DA CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou nesta segunda-feira, 6 de setembro, o texto-base orientador e o cartaz da Campanha para a Evangelização 2021. Neste ano, uma expressão de envio missionário “Ide, sem medo, para servir”, proferida pelo Papa Francisco na homilia de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil, é usada como o grande tema motivador da Campanha.

A campanha conta com uma colaboração que repercute em cada comunidade por meio de um gesto concreto: a coleta para a Evangelização, realizada todos os anos no 3º Domingo do Advento que, em 2021, será no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro. https://www.cnbb.org.br/cnbb-lanca-texto-base-orientador-e-o-cartaz-da-campanha-para-a-evangelizacao-2021/

Que as comemorações do Dia da Pátria proporcionem um amplo diálogo para a permanente construção de um Brasil mais solidário”( Dom Odilo P. Sherer, arcebispo de São Paulo).


SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA:


01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA

1. LITURGIA DO 24.º D.T.C-B;

2. A CARTA AOS GÁLATAS;

3. NOTÍCIAS;

02- LEITURAS DO 24.º D.T.C- B;

03- LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: “CONHECER PARA AMAR”;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: Mc 8,27-35;

06- MINICURSO: “COM MARCOS NO SEGUIMENTO DE JESUS”;

07- TESTEMUNHO: SER DISCÍPULO DE CRISTO É RENUNCIAR A TUDO O QUE SE TEM;

08- O QUE É O RELATIVISMO?

09- CONHECENDO A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS;

10- 13 DE SETEMBRO: SÃO JOÃO CRISÓSTOMO, O “BOCA DE OURO”;

11- 14 DE SETEMBRO: EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ;

12- SANTO AGOSTINHO – O CRISTO TOTAL: CHAVE PRIVILEGIAO DE ORAÇÃO COM OS SALMOS;

13- SUGESTÃO DE LEITURAS:

1. DAI-ME PACIÊNCIA, SENHOR!(Pe. Luís Erlin, CMF);

2. QUERO UM AMOR DE VERDADE (Diego Fernandes).

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: bonadimansergio@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

# VACINA SIM!

Setembro
vermelho = Doença do Coração

Setembro verde = Prevenção ao câncer no Intestino

Setembro amarelo = Prevenção ao Suicídio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário