sábado, 24 de fevereiro de 2024

SANTO AGOSTINHO Recomendações de Santo Agostinho para a boa vivência da Quaresma

 

 

SANTO AGOSTINHO

Recomendações de Santo Agostinho para a boa vivência da Quaresma

“Durante estes dias se dedicam a orações mais frequentes e fervorosas” (Sermão 205, 2)

Já estamos na terceira semana da Quaresma, e vimos muito sobre como viver este período, além de saber que a força é sobrenatural e as mortificações fortalecem o espírito. Não é a valorização do sacrifício por ele mesmo, mas pelo fruto de conversão e fortalecimento espiritual que ele traz. Ele é um meio, não um fim.

Este tempo é muito solene, como citou Agostinho: “Eu solenemente recomendo tempo para refletir mais seriamente sobre a sua alma e a penitência corporal que está chegando. Porque estes são os mais sagrados 40 dias ao redor do globo da terra em que a abordagem da Páscoa, todos, reconciliados com Deus em Cristo, celebrada com devoção louvável” (Sermão 209, 1).

Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza. Ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma. 

E como Comunidade Católica Shalom, neste ano, somos chamados  a sermos testemunhas autênticas e alegres do Ressuscitado que passou pela Cruz.

Santo Agostinho dizia que “o pecador não suporta nem a si mesmo”, e que “os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria”. A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, a Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus. 

Lutar contras as tentações

A primeira é a tentação, a luta e a tristeza, o segundo o triunfo e a alegria. “Desta vez, nossa miséria e gemido significa Quaresma antes da Páscoa, e os 50 dias dedicados ao louvor de Deus representam o tempo de alegria, felicidade descanso, da vida eterna, o reino sem fim que ainda chegou.

A paixão do Senhor é a nossa vez, nós somos. Os açoites, bofetadas, insultos, cuspir, a coroa de espinhos, o vinho com fel, o vinagre na esponja, insultos, insultos e, finalmente, o pingente de cruz em seu corpo, mas o que elas significam tempo vivemos, o que é triste, a morte, a tentação?

Esse é um tempo. Tempo feio, mas se usá-lo bem, o verdadeiro tempo. O que mais coisa feia adubação num campo? Era mais bonita antes de receber o estrume, mas foi pago a dar frutos. Feiura! Então, desta vez é um sinal, é tempo para nós fertilidade” (Sermão 254,5 ).

Dicas de Santo Agostinho

Na época da Quaresma sempre somos chamados à penitência e à conversão. É tempo de aprofundarmos nossa relação com Deus e com as pessoas, buscando corrigir nossos erros e vivenciar o perdão de Deus, como também perdoar às pessoas que nos ofendem. São exercícios necessários para os cristãos durante toda a vida, mas na Quaresma é quando o coração deve ser purificado, e Agostinho não se cansa de repetir que é um dos exercícios quaresmais que devem ser considerados.

Confissão

A melhor forma de vencer as provas é realizar uma confissão bem feita. Jesus instituiu a confissão na primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição (Jo 20,22) dizendo-lhes: “a quem vocês perdoarem os pecados, os pecados serão perdoados”. Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.

“Não somos nós que transformamos Jesus Cristo em nós, como fazemos com os outros alimentos que tomamos, mas é Jesus Cristo que nos transforma nele. […] A Eucaristia é o pão de cada dia que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia.”

 “Recebei o sacrifícios das Confissões, por meio do ministério da minha língua, por Vós formada e que impelistes a confessar o vosso nome. Sarai todos os meus ossos e que eles clamem: ‘Senhor, quem há semelhante a Vós?’ Aquele que se dirige a Vós, de coisa nenhuma que nele se realize vos informa, porque nem o coração fechado se esconde ao vosso olhar, nem a dureza dos homens repele a vossa mão. Pelo contrário, àquela amolecei-la quando quiserdes, ou com a misericórdia ou com o castigo”, dizia Santo Agostinho a Deus.

Via Sacra e Eucaristia diária

Outra boa prática que a Igreja recomenda durante a Quaresma, uma vez por semana, é fazer a Via Sacra, recordando e meditando a Paixão de Cristo e todo o Seu sofrimento para a salvação da humanidade. 

A participação da Santa Missa é a prática de piedade mais importante da fé católica, e que dela devemos participar, se possível, todos os dias da Quaresma. Na celebração eucarística, estamos diante do Calvário, o mesmo e único Calvário. 

Na Eucaristia se encontram todas as forças.  Ao receber regularmente, o próprio Jesus que se entrega no pão consagrado. Ele é o alimento, a força que ajuda a fazer o bem e a dar a contribuição para a paz em famílias e no mundo em que vivemos. 

Renuncias e obras 

Quaresma tem um significado total, que pode ser resumido em renunciar desejos desordenados. “Nos é recomendado por nossa conduta, enquanto vivemos neste mundo, que se abstenham dos desejos do século, isso indica o jejum desta vez conhecido por todos pelo nome de Quaresma”(Sermão 270 , 3).

Agostinho também dá grande importância para a execução de obras de misericórdia, e dedica um sermão quaresmal ao perdão das ofensas. O homem que odeia é uma prisão escura para si mesmo, seu coração é a sua prisão. Por esta razão, ele diz as palavras de João: Aquele que não ama seu irmão ainda está nas trevas (Jo 3, 15 ).

 

 

Oração, jejum e caridade

A ocupação deste tempo é resumido na meditação da Palavra de Deus, em penitência, jejum e as obras de misericórdia significava particularmente corpo. A Igreja recomenda mais oração para este tempo: “Durante estes dias se dedicam a orações mais frequentes e fervorosas” (Sermão 205, 2). O objetivo é alcançar a humildade e contrição dos pecados, ou o que ele chama de santo “esforçar-se gemidos” (em gemitu laborare).

 “Temos que dar esmola, o jejum e a oração para superar as tentações do mundo, a vida as obras do diabo, as sugestões da carne, a turbulência temporária e todos os tipos de violência física e espiritual” (Sermão 207, 1)

Demonstre amor em tudo que fizer

“Se tu manténs o silêncio, faz isso por amor; Se gritas, fá-lo por amor; Se corrigires, corrigirás com amor; Se perdoares, perdoarás com amor; Se evitas punir, faz isso por amor. Cultiva em ti a planta do amor, pois dela só poderá vir o que é verdadeiramente bom. Por amor. Quem ama nunca faz o mal, e é para o bem que nascemos.” (Confissões)

Ao descrever a Paixão de Cristo em uma palavra, Agostinho afirma que seria “amor”. E esse mesmo amor que Jesus demonstrou por cada um na cruz, deve ser o amor praticado por todos nós em tudo que fizermos e a todas as pessoas. “Façam tudo com amor”.

Assim podemos viver bem a Quaresma e participar bem da Páscoa do Senhor, enriquecendo a nossa alma com as suas graças extraordinárias; podendo ser melhor e viver melhor.

Com informação Pe. Victor Capánaga,
Livro  Agostinho, mestre da conversão cristã

https://comshalom.org/recomendacoes-de-santo-agostinho-para-a-boa-vivencia-da-quaresma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário