terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA....

 

 

01- Olá! Pra começo de conversa...

 

 A Quarta-feira de Cinzas ou Dia das Cinzas  é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, 
sujeita à morte.



 

Nesse dia os fiéis são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou a recebem um pouco sobre as suas cabeças, quando o secerdote pronuncia a seguinte frase, à sua escolha: – "Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!" ou "Convertei-vos e crede no Evangelho!"

 

https://www.folhetosdecanto.com/2014/09/cantos-missa-quarta-feira-cinzas.html

 

Irmãos e irmãs, o Senhor, Santo e Justo, nos reúne neste dia para darmos início ao grande caminho quaresmal que nos conduzirá à purificação de nossas vidas e à conversão de nosso coração. Serão quarenta dias de intensa escuta do Senhor, de jejum, de prática da caridade para que possamos viver plena- mente, com Ele, a Páscoa. Como o Povo de Deus que outrora ca- minhou pelo deserto, nos dispo- mos como Igreja no Brasil a per- correr este caminho sintonizados com os apelos da Campanha da- Fraternidade que, neste ano, nos convida a viver a amizade social, como sinal visível do amor e cui- dado para com todos.

 

Com esta celebração, iniciamos a nossa caminhada quaresmal. Quaresma é tempo de mudança de vida, de uma autêntica conversão. Deus nos convida a uma oração mais intensa, um jejum verdadeiro e uma caridade expressiva. As cinzas que serão impostas em nossas cabeças recordarão nossa fragilidade humana convidando-nos a nos abrir à misericórdia divina. Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz o tema "Fraternidade e Amizade Social" que nos guiará na reflexão e conversão

 

1-    Objetivos da Campanha da Fraternidade 2024 Geral

 

 - Despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

 

2-    Objetivos Específicos da CF 2024

 

1. Analisar as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa. 2. Compreender as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã. 3. Identificar iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro. 4. Redescobrir, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano. 5. Acolher o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão. 6. Aprofundar a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida. 7. Conscientizar sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações. 8. Estimular a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade. 9. Incentivar e promover iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos. (Texto-base da CF 2024, p. 7).

 

https://www.diocesedeerexim.org.br/painel/admin/upload/revistas_pdf/rev-434-2.missasfevereiro-.pdf

 

 

03- Liturgia da Quarta-feira de Cinzas- Ano B;

 

- Iniciamos a Quaresma! Tempo de quarenta dias de preparação para a celebração da Páscoa; da páscoa de Cristo e dos cristãos, ou da páscoa dos cristãos na Páscoa de Cristo. A Liturgia quaresmal, as homilias, a catequese, a formação permanente dos cristãos, enfim, toda a ação pastoral, tudo deve convergir para o Tríduo da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus. Nós cristãos, somos todos convidados a tomar com Cristo o caminho do deserto, o caminho rumo à Jerusalém, como o povo de Israel, rumo à Terra Prometida. É um caminho de êxodo (saída), de passagem (páscoa).

 

- A Liturgia de hoje nos apresenta algumas orientações para vivermos frutuosamente a Quaresma, tempo favorável de graça. Sabemos que a penitência e o arrependimento não são caminhos de tristeza, de depressão, mas caminhos de luz e de alegria, porque nos levam a reconhecer a nossa condição de pecadores, além de nos abrir ao amor e à misericórdia de Deus.

 

- O profeta Joel, em nome de Deus, convida o povo a percorrer o caminho da esperança, fazendo penitência pelo jejum e a oração. "Convertei-vos" grita o profeta. Rasgai o coração e não as vestes, todos que se afastaram de Deus por algum motivo. São convocados a voltar o coração novamente para Ele, porque grande é a sua misericórdia. Assim, o profeta espera um amor sincero a Deus, uma fé consistente e uma esperança prefigurada na oração penitente para implorarmos a compaixão do Senhor.

 

- "Reconciliai-vos com Deus", é o apelo de Paulo na segunda leitura. Vejam que os apóstolos recebem de Deus o ministério da reconciliação. Ela é possível porque essa é a vontade de Deus, manifestada na obra redentora de seu Filho e no poder do Espírito Santo. A Igreja repete incessantemente esta boa nova: "É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação" (2Cor 6, 2). Com todo o povo de Deus, somos convidados a refazer o caminho, voltar-nos para o Senhor e com Ele nos reconciliar. Dar a Cristo o devido louvor, adoração e atenção para que Ele nos indique o caminho da conversão. Ainda no versículo 21 encontramos a proclamação do juízo de Deus sobre o pecado e o seu imenso amor pelos pecadores, pelos quais não poupou o seu próprio Filho. Portanto, devemos permanecer acolhendo o amor de Deus que nos leva a vivermos para Aquele que morreu e ressuscitou por nós, para que pudéssemos tornar novas criaturas em Cristo. Renovados pelo amor, podemos viver alegres e confiantes na presença de Deus, nosso Pai, cumprindo humildemente tudo quanto Lhe agrada e é útil para os irmãos. E a presença do Pai, no mais íntimo de nós mesmos, garante-nos a verdadeira alegria.

 

 - Jesus, no Evangelho, mostra qual deve ser a nossa atitude quando praticamos obras de penitência (a esmola, a oração, o jejum), e insiste na transformação interior, garantida pela intimidade com o Pai. Era essa a atitude e a orientação do próprio Jesus em todas as suas palavras e obras. Nada fazia para ser admirado pelos homens. Nós podemos ser tentados a fazer o bem para obtermos a admiração dos outros. Mas essa atitude, além de nos fechar em nós mesmos, também nos lança para fora de nós, tornando-nos dependentes da opinião dos outros.

 

- Precisamos estar atentos às motivações que nos levam a dar esmola, a orar, a jejuar, porque o Pai vê o que está oculto, ou seja, os sentimentos e desejos profundos do coração. Se estivermos buscando o aplauso das pessoas, a vanglória, Deus nada tem para nos dar. Do contrário, se buscamos uma relação íntima e pessoal com Ele, seremos recompensados com a vida nova em Cristo. Precisamos fazer o bem porque esta é a vontade de Deus que aprendemos de Jesus Cristo, seu Filho bendito. Viver o bem comum é a oportunidade de vivermos em intimidade e solidariedade com Deus no serviço aos irmãos e irmãs. Estar cheios de Deus, viver na sua presença, é a máxima alegria neste mundo!

 

 - A imposição das cinzas em nossas frontes é um sinal exterior de nossa disposição em voltar para o Senhor. Convertamo-nos e reconciliemo-nos com Deus rasgando nossos corações pelo jejum que liberta de nós mesmos em favor do próximo; rasgando nosso coração pela caridade que não é simples esmola daquilo que sobra, mas verdadeiro espírito cristão de partilha e rasgando nosso coração pela oração sincera de quem livremente se abandona à vontade de Deus.

 

 - Façamos nesta Quaresma as obras de penitência que pudermos. Mas façamo-las na intimidade e na presença do Senhor, que havemos de procurar na oração, na Eucaristia, na Comunidade, na reflexão e vivência da Campanha da Fraternidade e em tantos outros exercícios penitenciais para nossa conversão. Que Deus nos ajude neste bonito tempo de libertação e salvação!

 

https://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2023/12/14_02_24.pdf

 

 

 

04- Texto-Base CF 2024

 

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2024 é a reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF. Ele propõe despertar, de acordo com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão

 

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs

 

Texto-Base CF 2024A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma do próximo ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs..

 

https://campanhadafraternidade.com.br/

 

Quaresma: entrar no deserto Hoje,

 

Quarta-Feira de Cinzas, iniciamos o caminho quaresmal, uma viagem de quarenta dias rumo à Páscoa, ao coração do ano litúrgico e da fé. É um caminho que segue o de Jesus, que no início do seu ministério se retirou durante quarenta dias para orar e jejuar, tentado pelo diabo no deserto. ... A Quaresma é o momento propício para dar espaço à Palavra de Deus. É o tempo para desligar a televisão e abrir a Bíblia. É o tempo para nos desligarmos do telemóvel e para nos ligarmos ao Evangelho. A Quaresma é deserto, é tempo para renunciar, para nos desligarmos do telemóvel e para nos ligarmos ao Evangelho. É o tempo para renunciar a palavras inúteis, conversas, boatos, tagarelices, e falar e tratar o Senhor por “tu”. É o tempo para se dedicar a uma saudável ecologia do coração, para fazer limpeza. Vivemos num ambiente poluído por demasiada violência verbal, por tantas palavras ofensivas e nocivas, que a rede amplifica. ... Vejamos as nossas vidas: quantas coisas inúteis nos circundam! Perseguimos mil coisas que parecem necessárias mas na realidade não o são. Como nos faria bem livrar-nos de tantas realidades supérfluas, para redescobrir o que importa, para encontrar os rostos de quantos estão ao nosso lado! Também sobre isto Jesus nos dá um exemplo, jejuando. Jejuar é saber renunciar às coisas vãs, ao supérfluo, para ir ao essencial. Jejuar não é apenas para perder peso, jejuar é ir diretamente ao essencial, é procurar a beleza de uma vida mais simples. ... Oração, jejum, obras de misericórdia: este é o caminho no deserto quaresmal.

 

(Da catequese do Papa Francisco na audiência geral, quarta-feira, dia 26 de fevereiro de 2020);

 

https://www.diocesedeerexim.org.br/painel/admin/upload/revistas_pdf/rev-434-2.missasfevereiro-.pdf

 

 

 

 

05- Música1 músicas

 

A partir de hoje, com o início da CF 2024 e da Liturgia da Quaresma, o SB SABENDO BEM, indica às Equipes de Música de cada Paróquia e Comunidade, músicas apropriadas para o Tempo Litúrgico da Quaresma. São 18 indicações de músicas. Aproveitem bem as Sugestões que estão abaixo:

Hino da Campanha da Fraternidade 2024

Telles Ramon do Nascimento, Maria Diniz, Igor Cavalcante, Bruna Trajano

Campanha da Fraternidade:

https://youtu.be/wEmSaxz8IWY?t=48

MÚSICAS PARA O TEMPO DA QUARESMA

https://youtu.be/Tq9dD_-uxnE

https://youtu.be/tNDgHnxmSlQ

https://youtu.be/jTDdq-HTIoM

https://youtu.be/qg82A1FnASQ

https://youtu.be/W32P_BGt1OI

https://youtu.be/yrD6IaLGq9M

https://youtu.be/WBoeNb3p0jQ

https://youtu.be/mkQh9Bf9a_M

https://youtu.be/f7ygahlRIug

https://youtu.be/A7UbXwP8XZQ

https://youtu.be/qgJRAGOz6ks

https://youtu.be/268BLTGA-ZA

https://youtu.be/oZ0PayLZzlg

https://youtu.be/mJtJOnhDsG4

https://youtu.be/gBbKEQNzn2g

https://youtu.be/PHbDVRrRzw8

https://youtu.be/b5nmo8A3D0Y

PARCEIRO DO BLOG:
Blog do Jura-Canal Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário