domingo, 1 de novembro de 2020

02 DE NOVEMBRO: LITURGIA DO DIA DE FINADOS


PRIMEIRA LEITURA (Jó 19,1.23-27a)
Leitura do Livro de Jó.

1 Jó tomou a palavra e disse: 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus!


SALMO 26(27)

Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes!

1. O Senhor é minha luz e salvação;
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida:
perante quem eu tremerei?

2. Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor
por toda a minha vida;

3. Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,
atendei por compaixão!
É vossa face que eu procuro.
Não afasteis com ira o vosso servo,
sois vós o meu auxilio!

4. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver
na terra dos viventes.
Espera no Senhor e tem coragem,
espera no Senhor!


SEGUNDA LEITURA (1 Cor 15, 20-24a.25-28)
Leitura da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24aA seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo dos seus pés. 26O último inimigo a ser destruído será a morte. 27Com efeito, "Deus pôs tudo debaixo dos seus pés". Mas quando ele disser: "Tudo está submetido", é claro que estará excluído dessa submissão aquele que submeteu tudo a Cristo, 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus!


ACLAMAÇÃO (Jo 6,39)
Aleluia, aleluia, aleluia.
É esta a vontade de quem me enviou: / que eu não perca nenhum dos que ele me deu, / mas que eu os ressuscite no último dia.


EVANGELHO (Jo 6,37-40)

P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
T. Glória a vós, Senhor.

P. 37Naquele tempo, disse Jesus às multidões: “Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.”
– Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário