domingo, 1 de novembro de 2020

MISSA PELOS FALECIDOS

Cardeal Odilo P. Scherer Arcebispo de São Paulo

A Missa pelos falecidos não é celebrada “em homenagem aos falecidos”. É frequente ler e ouvir nas mídias que alguma Missa foi celebrada “em homenagem” a uma pessoa falecida. Esta linguagem não está correta e manifesta claro desconhecimento do significado da oração católica pelos falecidos. Pode ser até mesmo um erro de doutrina. Neste dia de Finados, é bom esclarecer que a Igreja Católica não celebra Missas “em homenagem” aos defuntos. A Missa é sempre celebrada em homenagem e adoração a Deus. Quando é celebrada “pelos falecidos”, a Missa é oferecida a Deus e “em sufrágio” pelos mortos, isto é, pedindo que Deus tenha misericórdia deles, perdoe seus pecados e os acolha na sua companhia no céu.

Assim nós também fazemos em cada Missa, após a consagração, na súplica pelos “irmãos que já partiram desta vida”. Isso não impede que se façam homenagens a pessoas falecidas depois da Missa, ou em momento diverso da Missa. O próprio fato de ir ao cemitério em Finados também envolve uma forma de homenagem aos falecidos que admiramos, ou que foram importantes em nossa vida. Colocar flores nos túmulos também expressa esse significado. Mas a Missa não é homenagem aos defuntos, como às vezes se fala e escreve, de maneira equivocada.

A oração pelos falecidos faz parte da nossa fé católica. Não se trata de oração “aos mortos”, o que não seria uma prática católica, nem cristã. Nós rezamos “pelos mortos” e invocamos a misericórdia de Deus “em favor deles”. Rezar pelos falecidos é uma obra de misericórdia e a melhor coisa que podemos fazer por eles pois, dessa forma, nós os recomendamos a Deus, que é “Senhor dos vivos e dos mortos”. O poder de Deus estende-se também sobre os que já morreram, dando-lhes a vida eterna. Nós nada podemos fazer por eles, a não ser rezar por eles e recomendá-los ao olhar de Deus. Há certo costume de rezar “às treze almas benditas”. Entendam-se as “as benditas almas do Purgatório”.

Quem seriam essas “treze almas”? Aqui é preciso dizer claramente que essa devoção não é aprovada pela Igreja Católica. Entendamos bem que as “almas do Purgatório”, não importando quem sejam, esperam e desejam nossa oração em favor delas, para que sejam acolhidas logo no céu. Mas não faz sentido dirigir-se às almas do Purgatório para pedir que rezem por nós... Só os Santos do céu intercedem por nós e podemos recorrer a eles para que orem por nós junto de Deus.

Neste dia de Finados recordamos com saudades as pessoas queridas que já nos deixaram e partiram deste mundo. Ao mesmo tempo, podemos agradecer a Deus pelo bem que nos fizeram, pela graça que tivemos de conhecer essas pessoas e de conviver com elas. E ofereçamos nossa oração fervorosa pelos falecidos, esperando que, um dia, alguém também reze por nós e ofereça a Santa Missa em nosso favor.

Fonte: http://www.arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano_44-a_-_53_-_comemoracao_de_todos_os_fieis_defuntos_v02.pdf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário