domingo, 29 de novembro de 2020

OUTRA REFLEXÃO DOMINICAL

VIGILÂNCIA: OS OLHOS SE VOLTAM A BELÉM



Ferido de morte por uma pandemia que assusta, angustia e faz sofrer, o povo de Deus se encontra agora às portas de mais um Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Iniciamos o Tempo do Advento. As quatro velas da Coroa indicam as quatro semanas que antecedem o Natal. A cada Domingo uma vela será acesa.

 

Ao final deste Tempo as quatro velas acesas indicarão que Jesus Cristo, a luz verdadeira, a luz maior, está chegando. O alerta de hoje é: “Vigiai, porque não sabeis quando virá o Senhor” (Mc 13,35a). Vigiemos, portanto. E esperemos. Saber esperar é virtude cristã. Há os que nada esperam. Outros esperam algo novo, mas duvidam que seja possibilidade real. E há os que esperam o novo e - movidos pela esperança cristã, que não decepciona - dedicam sua vida a essa espera. Convido aos irmãos e irmãs para que abram o coração à esperança.

 

Somos chamados por Deus; deixemo-nos guiar pela luz do Senhor. Deus Pai manifestou-se plenamente em Jesus Cristo, que veio para nos acordar, para nos despertar do sono dessas noites de pandemia, de insegurança e de medo.

 

Acordados, passemos a ter atitudes de vigilância. Fiquemos atentos. Rezemos sempre. Assim, estaremos em pé, vigilantes, e teremos força para enfrentar tudo o que nos possa vir a acontecer. Precisamos endireitar os caminhos de nossa vida, precisamos voltar para Deus, ter os pensamentos direcionados à gruta de Belém. Nosso olhar, nesse tempo litúrgico, deve estar focado no Menino de Belém.

 

O Tempo do Advento celebra a primeira vinda de Jesus e, no entanto, requer atenção à outra vinda: no fim da vida de cada um e também no final dos tempos.

 

Preparemos o caminho para Jesus. É tempo de limpar nossa casa interior para recebê-lo. É um momento propício para discernirmos as coisas que nos separam de Deus e, então, lançá-las bem longe de nós, da nossa casa, da nossa família, das nossas comunidades eclesiais. “Até aqui nos socorreu o Senhor!” (1Sm 7,12b).

 

É tempo também de gratidão. Proponho uma intensa preparação espiritual para o Natal: pode ser através da participação num pequeno grupo de novena; pode ser através de um tempo maior de oração; ou na busca do sacramento da reconciliação...

 

Este será, com certeza, um Natal marcado pela fé. Não nos esqueçamos de Nossa Senhora. Na caminhada do tempo do Advento ela ocupa um lugar de destaque: ninguém como ela viveu essa espera, ninguém se empenhou tanto, ninguém se envolveu fisicamente, “de corpo e alma” no Advento, que nem a jovem Maria de Nazaré! Ela que trazia em seu ventre o motivo de nossas esperas.

 

A presença silenciosa da mãe de Jesus inspira nossa certeza, renova a esperança e prepara nossa alma para a chegada do Salvador. “O que vos digo, digo a todos: vigiai!” (Mc 13,37).

 

Dom Jorge Pierozan – Bispo Auxiliar de São Paulo

 

Fonte: http://arquisp.org.br/sites/default/files/folheto_povo_deus/ano_45-b_-_01_-_1o_domingo_do_advento.pdf

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário