domingo, 21 de março de 2021

LEITURAS DA MISSA

5.º DOMINGO DA QUARESMA – ANO B – 2021



Primeira Leitura (Jeremias 31,31--34)
Leitura do livro do profeta Jeremias.

31 31 Dias hão de vir - oráculo do Senhor - em que firmarei nova aliança com as casas de Israel e de Judá. 32 Será diferente da que concluí com seus pais no dia em que pela mão os tomei para tirá-los do Egito, aliança que violaram embora eu fosse o esposo deles. 33 Eis a aliança que, então, farei com a casa de Israel - oráculo do Senhor: Incutir-lhe-ei a minha lei; gravá-la-ei em seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o meu povo. 34 Então, ninguém terá encargo de instruir seu próximo ou irmão, dizendo: Aprende a conhecer o Senhor, porque todos me conhecerão, grandes e pequenos - oráculo do Senhor -, pois a todos perdoarei as faltas, sem guardar nenhuma lembrança de seus pecados.
— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus!


Salmo Responsorial 50/51

Criai em mim um coração que seja puro.

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado
e apagai completamente a minha culpa!

Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
Ensinarei vosso caminho aos pecadores,
e para vós se voltarão os transviados.



Segunda Leitura (Hebreus 5,7-9)
Leitura da carta aos Hebreus.


5 7 Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. 8 Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. 9 E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus!



Aclamação ao Evangelho
Glória a vós, ó Cristo, verbo de Deus.
Se alguém me quer servir, que venha atrás de mim; e, onde eu estiver, ali estará meu servo (Jo 12,26).


Evangelho (João 12,20-33)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 12 20 havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa. 21 Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: “Senhor, quiséramos ver Jesus”. 22 Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor. 23 Respondeu-lhes Jesus: “É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado. 24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27 Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi? Pai, salva-me desta hora. Mas é exatamente para isso que vim a esta hora. 28 Pai, glorifica o teu nome!” Nisto veio do céu uma voz: “Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo”. 29 Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe. 30 Jesus disse: “Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa. 31 Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. 32 E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim”. 33 Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer.
— Palavra da Salvação.
— Glória à Vós Senhor!

 

LITURGIA DA SEMANA: DE 22 A 28 DE MARÇO

22.03 - 2ª Rx - Dn 13,41c-62, Sl 22/23, Jo 11,1-45 - Santa Léia
23.03 - 3ª Rx - Nm 21,4-9, Sl 101/102, Jo 8,21-30 - São Turíbio de Mongrovejo
24.03 - 4ª Rx - Dn 3,14-20.24.49-95, Cânticos: Dn 3,52-56. Jo 8,31-42 - Santa Catarina da Suécia
25.03 - 5ª Br - Is7,10-14;8,10; Sl 39/40; Hb10,4-10; Lc1,26-38 - Solenidade da Anunciação do Senhor / São Tarásio
26.03 - 6ª Rx - Jr 20,10-13, Sl 17/18, Jo 10,31-42 - São Bráulio
27.03 - Sb Rx - Ez 37,21-28, Cânticos: Jr 31,10.11-12ab.13, Jo 11,45-56 - Santa Lídia
28.03 - Dom Vm -RAMOS- Procissão: Mc 11,1-10 - Missa: Is 50,4-7; Sl 21/22; Fl 2,6-11; Mc 15,1-39 - Santa Gisela



Fonte: http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm


HINO DA CFE 2021

1. Venham todos, vocês, venham todos, / reunidos num só coração, / de mãos dadas formando a aliança, / confirmados na mesma missão. (2x)

Em nome de Cristo, que é a nossa paz! / Em nome de Cristo, que a vida nos traz: / do que estava dividido, unidade Ele faz! / Do que estava dividido, unidade Ele faz!

2. Venham todos, vocês, meus amigos, / caminhar com o Mestre Jesus. / Ele vem revelar a Escritura, / como fez no caminho a Emaús. (2x)

3. Venham todos, vocês, testemunhas, / construamos a plena unidade / no diálogo comprometido / com a paz e a fraternidade. (2x)

4. Venham todos, mulheres e homens, / superar toda polaridade, / pois em Cristo nós somos um povo, / reunidos na diversidade. (2x)

5. Venham jovens, idosos, crianças, /e vivamos o amor-compromisso / na partilha, no dom da esperança/ e na fé que se torna serviço. (2x)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário