sábado, 5 de fevereiro de 2022

REFLEXÃO DOMINICAL II

- A liturgia deste domingo leva-nos a refletir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d'Ele recebemos uma missão para o mundo.

- Na primeira leitura, encontramos a descrição do chamamento de um profeta: Isaías. E aqui, ele quer deixar claro que sua vocação é obra do Senhor por que o profeta tem consciência dos seus limites e sua indignidade. Mas Deus o chama para uma missão. De uma forma simples e questionadora, apresenta-se o modelo de um homem que é sensível aos apelos de Deus e que tem a coragem de aceitar ser enviado. A "purificação" sugere que a indignidade e a limitação não são impedimentos para a missão: a eleição divina dá ao profeta autoridade, apesar dos seus limites humanos. Chama-nos a atenção que, Isaías se oferece ainda sem saber qual a missão que lhe será confiada. Manifesta, dessa forma, a sua disponibilidade absoluta para o serviço de Deus. - O mesmo acontece com cada um de nós em nossa história vocacional: de muitas formas Deus entra em nossa vida, chama-nos para a missão e nos pede uma resposta positiva ao seu chamado. Temos consciência de que Deus nos chama. Estamos atentos aos sinais que Ele semeia na nossa vida e através dos quais Ele nos diz o que quer de nós?

- No Evangelho, Lucas apresenta um grupo de discípulos que partilharam a barca com Jesus, que acolheram sua proposta e souberam reconhecê-lo como seu "Senhor". Aceitaram o convite para serem "pescadores de homens" e deixaram tudo para seguir Jesus. Neste quadro, reconhecemos o caminho que os cristãos são chamados a percorrer, ou seja, ser cristão é estar com Ele na barca, escutar sua proposta e fazer o que Ele diz: cumprir as suas indicações e lançar as redes. Isso requer uma confiança incondicional. Ser cristão é reconhecer Jesus como Senhor e aceitar a missão confiada a nós: ser pescadores de homens. O que exige de nós um despojamento, ou seja, deixar tudo para seguir o mestre.

- A segunda leitura propõe-nos refletir sobre a ressurreição: trata-se de uma realidade que deve dar forma à vida do discípulo e levá-lo a enfrentar sem medo as forças da injustiça e da morte. Nós, cristãos, ressuscitaremos um dia, porque Cristo já ressuscitou. O Ressuscitado fez-se presente na vida dos apóstolos e, como tal, converteu-se em motivo da pregação e da fé. Falar da ressurreição de Jesus, não é falar de um fato apenas histórico, mas de um fato que ultrapassa a explicação e torna-se um dado de fé. Ela aconteceu e tem eficácia até hoje, porque continua convertendo em homens novos todos os que aceitam o projeto de Deus. Somos convidados a continuar com nossas vidas o testemunho da ressurreição de Cristo e sua ação libertadora.

http://diocesedesaomateus.org.br/wp-content/uploads/2021/12/06_02_22.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário