sexta-feira, 25 de agosto de 2023

EITURAS DA MISSA 21.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- Ano A

 

LEITURAS DA MISSA

 

21.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- Ano A

PRIMEIRA LEITURA

Eu o farei levar aos ombros
a chave da casa de Davi.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 22,19-23

 

Assim diz o Senhor a Sobna, 

o administrador do palácio:

19

"Eu vou te destituir do posto que ocupas
e demitir-te do teu cargo.

20

Acontecerá que nesse dia
chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias,

21

e o vestirei com a tua túnica
e colocarei nele a tua faixa,
porei em suas mãos a tua autoridade;
ele será um pai para os habitantes de Jerusalém
e para a casa de Judá.

22

Eu o farei levar aos ombros
a chave da casa de Davi;
ele abrirá, e ninguém poderá fechar;
ele fechará, e ninguém poderá abrir.

23

Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro
e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai".

Palavra do Senhor.- Graças a Deus!


Salmo responsorial  Sl 137(138),1-2a.2bc-3.6.8bc (R. 8bc)

R. Ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
    Completai em mim a obra começada!

1

Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, *
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
Perante os vossos anjos vou cantar-vos *

2a

e ante o vosso templo vou prostrar-me R.

 

 b

Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, *

 c

porque fizestes muito mais que prometestes;

3

naquele dia em que gritei, vós me escutastes *
e aumentastes o vigor da minha alma. R.

 

6

Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, *
e de longe reconhece os orgulhosos. *

8b

Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! † 

 c

Eu vos peço: não deixeis inacabada, *
esta obra que fizeram vossas mãos! R.

 

SEGUNDA LEITURA

Tudo é dele, por ele, e para ele.

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 11,33-36

33

Ó profundidade da riqueza, da sabedoria
e da ciência de Deus!
Como são inescrutáveis os seus juízos
e impenetráveis os seus caminhos!

34

De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor?
Ou quem foi seu conselheiro?

35

Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa,
de maneira a ter direito a uma retribuição?

36

Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele.
A ele a glória para sempre. Amém!

Palavra do Senhor.- Graças a Deus!


Aclamação ao Evangelho  Mt 16,18


R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.


V. Tu és Pedro, e sobre esta pedra
    edificarei minha Igreja;
    e os poderes do reino das trevas
    jamais poderão contra ela!

 

EVANGELHO

Tu és Pedro, e eu te darei
as chaves do Reino dos céus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-20

 

Naquele tempo,

13

Jesus foi à região de Cesareia de Filipe
e aí perguntou a seus discípulos:
"Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"

14

Eles responderam:
"Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias;
outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".

15

Então Jesus lhes perguntou:
"E vós, quem dizeis que eu sou?"

16

Simão Pedro respondeu:
"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".

17

Respondendo, Jesus lhe disse:
"Feliz és tu, Simão, filho de Jonas,
porque não foi um ser humano que te revelou isso,
mas o meu Pai que está no céu.

18

Por isso, eu te digo que tu és Pedro,
e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
e o poder do inferno nunca poderá vencê-la.

19

Eu te darei as chaves do Reino dos Céus:
tudo o que tu ligares na terra
será ligado nos céus;
tudo o que tu desligares na terra
será desligado nos céus".

20

Jesus, então, ordenou aos discípulos
que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

Palavra da Salvação.- Glória a Vós, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário