sexta-feira, 21 de junho de 2024

- 05- REFLEXÃO DOMINICAL I

 

 

01-           05-    REFLEXÃO DOMINICAL I

“O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR, QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA”

.Após minha Ordenação Episcopal, iniciei minha missão como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Brasilândia. Minha primeira iniciativa foi visitar cada padre para conhecer de perto suas atividades, desafios e sentimentos, buscando compreender sua realidade. Durante uma dessas visitas, fui profundamente tocado por uma cena: um padre já idoso e fragilizado pela saúde, dedicando-se incansavelmente a uma paróquia na periferia, enfrentando inúmeros obstáculos. Mesmo após mais de uma década nessa árdua jornada, ele mantinha-se firme, como me revelou durante nossa conversa. Sua resiliência diante da adversidade me comoveu profundamente. Ao nos despedirmos, ele apertou minha mão e disse: "Fé e Coragem!" Poucos dias depois, soube de seu falecimento, mas suas palavras ecoaram em minha mente. Descobri durante seu velório que essa era sua saudação habitual, um lema que resumia sua maneira de encarar a vida: fé e coragem. Ao refletir sobre as leituras do décimo segundo domingo do tempo comum, percebo que essa frase recorrente se revela como uma chave essencial de interpretação: a coragem e a confiança que devemos depositar em Deus, mesmo nos momentos mais sombrios e desafiadores. No Evangelho de Marcos 4,35-41, testemunhamos Jesus acalmando uma tempestade no mar, demonstrando seu domínio sobre as forças da natureza e nos ensinando sobre a importância de uma fé inabalável. É essencial lembrar que não estamos sozinhos em nossas tribulações. Deus está ao nosso lado, cuidando de nós com o amor de um Pai, guiando-nos rumo à vida e à salvação a cada passo do caminho. Assim como os discípulos, que temeram durante a tempestade, enfrentamos nossas próprias tormentas no dia a dia. Diante dos desafios e dores, é fácil fraquejar na fé e duvidar da presença amorosa de Deus em nossas vidas. Devemos nos lembrar que, é nesses momentos que Jesus nos convida a confiar nele plenamente, acalmando as tempestades interiores e exteriores com seu poderoso comando: "Silêncio! Cala-te!" Diante das incertezas e tribulações, somos questionados: "Por que tendes tanto medo? Ainda não tendes fé?" Essa interpelação nos lembra de confiar totalmente em Deus, reconhecendo que Ele está no controle de todas as coisas e nunca nos abandona. Devemos aprender a enfrentar nossos medos com fé e coragem, seguindo o exemplo daquele padre citado acima, sabendo que Deus está conosco a cada passo do caminho. Com a força do Espírito Santo, fé e coragem, nosso auxílio, segurança e esperança estão no Senhor Deus, criador do céu e da terra, do mar e de tudo que nele existe (cf. Sl 146,6).

Dom Carlos Silva, OFMCap Bispo Auxiliar de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário