sábado, 8 de junho de 2024

Ø LITURGIA DO 10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

 

 

Ø  LITURGIA DO 10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM-ANO B

 

- A Liturgia deste Domingo relata o testemunho bíblico da ação do mal e seus danos na vida do ser humano, mas aponta para a vitória de Cristo que nos liberta e nos convida a fazer parte se sua família.

 - Na primeira leitura, a cena do pecado original apresenta três personagens já conhecidos: o homem (Adão), a mulher (Eva) e a serpente. Após a interrogação de Deus, vemos os primeiros frutos do pecado: a confusão e a oposição. Adão e Eva se acusam mutuamente e também a serpente. Deus, por sua vez, age como se não soubesse de nada e espera uma confissão de seus filhos após o pecado para lhes conceder o perdão. Contudo, o que vemos é que preferem "terceirizar" a culpa e não assumi-la. Adão chega a colocar a responsabilidade em Deus, dizendo: "a mulher que tu me deste...". Nesse relato notamos que a iniciativa de Deus é de proximidade (onde estas?), mas a do ser humano é de afastamento (se escondem); Deus oferece seu perdão no gesto de procurar os seus, mas eles se recusam a confessarem sua fraqueza, mesmo assim Deus não os trata conforme seus pecados (Sl 103,10). Na cena do castigo somente a serpente recebe condenação que virá por meio da descendência da mulher.

 - O salmista nos ajuda a rezar essa realidade de um Deus que não condena os seus filhos, mas lhes oferece redenção. N'Ele encontra-se toda graça que é capaz de nos tirar do pecado.

- Na segunda leitura, São Paulo continua a nos orientar e mostra como devemos entrar no mistério da vida de Cristo: tornar-se semelhante, pois com Ele a vida se manifesta até na morte. O convite a ler toda a situação presente, claramente marcada pelas tribulações, à luz do futuro, do mundo que há de vir, das coisas últimas (escatologia) é o modo que São Paulo desperta em nós a esperança nas coisas futuras.

- Deus não erra na história da salvação. Podemos pensar "quem tem poder para refazer, de modo perfeito, o caminho de Adão?" O primeiro homem pecou e ficou privado da glória de Deus. "Na realidade [...] Adão, o primeiro homem, era efetivamente figura do futuro, isto é, de Cristo Senhor. Cristo, novo Adão, na própria revelação do mistério do Pai e do seu amor, revela o homem a si mesmo e descobre-lhe a sua vocação sublime (GS 22). Tudo isso nos ajuda a entender o caminho feito por Marcos em seu Evangelho na tentativa de responder à pergunta: "quem é Jesus?". O início e o fim do texto apresentam-nos a atitude da família de Jesus de ir ao seu encontro. Assim, a família volta à cena apenas no final e Jesus revela quem é a sua família: aqueles que fazem a vontade do Pai.

- Todavia, o ponto central está diante de quem diz que Ele "está possesso de um espírito impuro". Para esta afirmação, Jesus diz que "quem blasfemar contra o Espírito" não obterá perdão". Blasfemar contra o Espírito Santo é a mesma coisa que negar a verdadeira identidade divina de Jesus; negar que Ele é Deus, o seu Filho Amado e que n'Ele age o Espírito Santo quando, inclusive, cura as pessoas. O leitor destas páginas da Bíblia deverá entender quem é Jesus e como Ele age. Para nós, o discipulado é justamente estabelecer uma relação de familiaridade com Jesus e, portanto, seguir o seu exemplo: fazer em tudo a vontade de Deus Pai.

https://diocesedesaomateus.org.br/wpcontent/uploads/2024/05/09_06_24.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário