domingo, 2 de agosto de 2020

LEITURAS DA MISSA

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A

PRIMEIRA LEITURA (Is 55,1-3)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim diz o Senhor: 1 “Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga. 2 Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão, desperdiçar o salário senão com satisfação completa? Ouvi-me com atenção, e alimentai-vos bem, para deleite e revigoramento do vosso corpo. 3 Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graças concedidas a Davi”.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.


SALMO 144(145) 

Vós abris a vossa mão e saciais os vossos filhos.

1. Misericórdia e piedade é o Senhor,
ele é amor, é paciência, é compaixão.
O Senhor é muito bom para com todos
sua ternura abraça toda criatura. 

2. Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam
e vós lhes dais no tempo certo o alimento.
Vós abris a vossa mão prodigamente
e saciais todo ser vivo com fartura. 

3. É justo o Senhor em seus caminhos,
é santo em toda obra que ele faz.
Ele está perto da pessoa que o invoca,
de todo aquele que o invoca lealmente.


SEGUNDA LEITURA (Rm 8,35.37-39)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 

Irmãos: 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? 37 Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! 38 Tenho a certeza de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente, nem o futuro, nem as forças cósmicas, 39 nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer, será capaz de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.


ACLAMAÇÃO (cf. Lc Mt 4,4b)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus, e não só de pão. Amém. Aleluia, Aleluia!

EVANGELHO (Mt 14,13-21) 

P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
T. Glória a vós, Senhor. 

P. Naquele tempo, 13 quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14 Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16 Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17 Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18 Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21 E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.
Palavra da Salvação.
– Glória a vós, Senhor!


TEXTOS BÍBLICOS DA SEMANA:

Seg.:Jr 28,1-17 / Mt14,22-36.Ter:Jr 30,1-2.12-15.18-22 / Mt15,1-2.10-14.Qua:Jr 31,1-7 / Mt 15,21-28.Qui:TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR Dn7,9-10.13-14 ou 2Pd 1,16-19 / Mt 17,1-9.Sex:Na 2,1.3;3,1-3.6-7 / Mt 16,24-28.Sab:Hab 1,12-2,4 / Mt 17,14-20.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário