domingo, 9 de agosto de 2020

VOCAÇÃO DA FAMÍLIA

 A importância da vocação e da missão da família na Igreja e no Mundo

Todos – homens e mulheres – têm uma missão a ser cumprida ao longo da vida, que está ligada à vontade de Deus. Na família, isso não é diferente. Para aqueles que são chamados ao matrimônio, esta missão consiste em edificar um santuário para Deus. Portanto, é preciso aprofundar ainda mais quanto à vocação e à missão da família na Igreja, levando em consideração que a vivência de uma família reflete em toda a humanidade.

A escuta: o contexto e os desafios sobre a família

 

As mudanças antropológico-culturais da sociedade influenciam todos os aspectos da vida. É preciso uma abordagem analítica e diversificada que requer considerar “o perigo crescente representado por um individualismo exasperado que desnatura os vínculos familiares e acaba por considerar cada componente da família como uma ilha” (A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, n. 5). Uma das consequências disso é o membro familiar centralizar-se em seus próprios desejos, como se fossem absolutos, dificultando as relações e a gratuidade própria dos vínculos familiares.

 

Diante do quadro vivido em diversas partes do mundo, é de se destacar a relevância da vida afetiva. Segundo o Documento A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, o desafio da Igreja consiste em “ajudar os casais no amadurecimento da dimensão emocional e no desenvolvimento afetivo, através da promoção do diálogo, da virtude e da confiança no amor misericordioso de Deus” (n. 9). Mediante este desafio, se faz necessário uma árdua luta contra as tendências culturais que têm levado as famílias a uma afetividade cada dia mais ferida, instável e mutável. É nesse contexto que a Igreja é chamada a assumir o anúncio da verdade e da esperança para levar os valores do matrimônio e da família cristã.

 

O olhar sobre Cristo: o Evangelho da família

 

Diante das perspectivas futuras para a família, a Igreja reforça mais uma vez a questão do matrimônio indissolúvel: “Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mt 19,6). Foi o próprio Jesus que mostrou o valor da família. Ele mesmo quis vir ao mundo por meio de um núcleo familiar (Lc 1,26) e nele iniciar a sua missão (Jo 2,1-11).

 

Nos desígnios de Deus, a família tem um papel essencial, estando presente desde os primeiros momentos da criação, em Adão e Eva (Gn 1,27), ao receberem do Criador a missão de serem fecundos e se multiplicarem (Gn 1,28). Ele nos ensinou que “o homem deixará o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já serão uma só carne” (Gn 2,24). Aqui, já percebemos o quanto Deus quis se utilizar desta “célula” para realizar sua obra salvífica, visto que a mesma iria pecar e afastar-se dele.

 

O Concílio Vaticano II prova a grande preocupação da Igreja em relação ao matrimônio ao lançar na Constituição Dogmática Gaudium et Spes um capítulo inteiro voltado às questões matrimoniais e familiares. Este, porém, não é o único documento que trata do assunto, há também a Humanae Vitae, a Exortação Apostólica Familiaris Consortio, a Encíclica do Papa Bento XVI Deus Caritas Est e muitos outros, visto que o assunto não se esgota, pois, a sociedade está em constante mudanças.

 

Como ação ativa da Igreja, há um constante processo de animação e encorajamento das famílias a permanecerem nos valores do Evangelho, seguindo o olhar de Cristo.

 

Aos jovens que vivem desconfiados do matrimônio, surge a motivação para não hesitarem em acolher a riqueza deste sacramento, repleto do amor e da graça de Cristo.

 

Perspectivas pastorais

 

O referido Documento A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo propõe como perspectivas pastorais para as famílias: “O anúncio do Evangelho da família em seus diversos contextos; o compromisso da parte de toda a comunidade cristã, em preparar bem os nubentes para o matrimônio, recordando-os da importância das virtudes; acompanhar os primeiros anos da vida matrimonial; cuidar daqueles que vivem o matrimônio civil e/ou convivem, promovendo o matrimônio cristão; cuidar das famílias feridas, dentre outros” (A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, n. 29-61).

 

Se a família for bem formada e acompanhada na fé, certamente viverá sua missão no mundo, de ser templo do Espírito, casa de Deus, “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Fonte: https://edicoescnbb.blog/2018/08/08/a-importancia-da-vocacao-e-da-missao-da-familia-na-igreja-e-no-mundo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário