domingo, 23 de agosto de 2020

PENSAMENTOS DE SANTO AGOSTINHO

01- Estamos a caminho da unidade tendo como ponto de partida a diversidade. O amor deve reunir-nos para alcançar a unidade e não cair na dispersão da pluralidade. (Serm 284,4).

02-  Vós, linhagem escolhida, pequenos do mundo que deixastes tudo para seguir ao Senhor, ide atrás dele e confundi os poderosos. (Conf. 13,19).

03-  Buscai o que é suficiente para vós e não queirais mais. Porque tudo que excede o necessário oprime e não eleva, pesa e não honra. ( Serm. 135,6).

04- Não estranhes que certas pessoas queiram tirar o bom nome dos servos de Deus. Assim fazem porque não podem tirar-lhe as virtudes. (Carta 77).

05-  Ser cristão não é conquistar Cristo, mas deixar-se conquistar por ele. Deixa que ele conquiste em ti, que ele conquiste para ti, que ele te conquiste. (Com. Sl. 149, 10).

06-  Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer. (Serm. 154,8).

07-  A graça de Deus não somente nos faz conhecer o que devemos fazer, mas também fazer que conhecemos; não somente crer no que devemos amar, mas também amar o que cremos. (O combate cristão,12,13).

08- A verdadeira amizade só é verdadeira quando uma as pessoas ligadas a ti pelo amor derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Conf. IV, 4,7).

09-  O amor não se gasta como o dinheiro. O dinheiro se esgota quando é usado, enquanto o amor cresce com o uso. (Carta 192, 2).

10- Com o coração pedimos, com o coração buscamos. À voz do coração a porta se abre. (Serm. 91,3).


Nenhum comentário:

Postar um comentário