domingo, 13 de dezembro de 2020

LEITURAS DA MISSA

3.º DOMINGO DO ADVENTO- ANO B

ls 61,l-2a.10-11; Ct Lc 1,46-54; lTs 5,16-24; Jo 1,6-8.19-28


Primeira Leitura (Isaías 61,1-2.10-11)
Leitura do livro do profeta Isaías.

61 1 O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; 2 proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos, 10 Com grande alegria eu me rejubilarei no Senhor e meu coração exultará de alegria em meu Deus, porque me fez revestir as vestimentas da salvação. Envolveu-me com o manto de justiça, como um neo-esposo cinge o turbante, como uma jovem esposa se enfeita com suas jóias. 11 Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações.
— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus!


Salmo Responsorial Lc 1

A minha alma se alegra no meu Deus.

A minha alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador,
pois ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

O Poderoso fez por mim maravilhas,
e santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos os que o respeitam.

De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor.


Segunda Leitura (1 Tessalonicenses 5,16-24)
Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonicenses.

Irmãos, 5 16 Vivei sempre contentes. 17 Orai sem cessar. 18 Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19 Não extingais o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias. 21 Examinai tudo: abraçai o que é bom. 22 Guardai-vos de toda a espécie de mal. 23 O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24 Fiel é aquele que vos chama, e o cumprirá.
— Palavra do Senhor!
— Graças a Deus!


Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação (Is 61,1).


Evangelho (João 1,6-8.19-28)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

1 6 Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. 7 Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. 8 Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: "Quem és tu?" 20 Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: "Eu não sou o Cristo". 21 "Pois, então, quem és?", perguntaram-lhe eles. "És tu Elias?" Disse ele: "Não o sou". "És tu o profeta?" Ele respondeu: "Não". 22 Perguntaram-lhe de novo: "Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?" 23 Ele respondeu: "Eu sou a voz que clama no deserto: ´Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías´". 24 Alguns dos emissários eram fariseus. 25 Continuaram a perguntar-lhe: "Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?" 26 João respondeu: "Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27 Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado". 28 Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.
— Palavra da Salvação!
— Glória a Vós, Senhor!


LEITURAS DA TERCEIRA SEMANA DO ADVENTO

14.12 - 2ª Rx - Jr 23,5-8; Sl 71(72); Mt 1,18-24 - São João da Cruz
15.12 - 3ª Rx - Jz 13,2-7.24-25a; Sl 70(71); Lc 1,5-25 - Santa Nina ou Cristiana
16.12 - 4ª Rx - Is 7,10-14; Sl 23(24); Lc 1,26-38 - Santa Adelaide
17.12 - 5ª Rx - Ct 2,8-14; Sl 32(33); Lc 1.39-45 - Santa Olímpia
18.12 - 6ª Rx - 1Sm 1,24-28; Cânt.: 1Sm 2,1.4; Lc 1,46-56 - São Vunibaldo
19.12 - Sáb Rx - Ml 3,1-4.23-24; Sl 24(25); Lc 1,57-66 - Santo Urbano V
20.12 - Dom RX -4º ADV- 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16; Sl 88/89; Rm 16,25-27; Lc 1,26-38 - São Domingos de Silos


Fonte: http://www.npdbrasil.com.br/religiao/evangelho_do_dia_semana.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário