domingo, 27 de dezembro de 2020

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 27 DE DEZEMBRO DE 2020

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA E JOSÉ

OLÁ!

Vieram apressados os pastores e encontraram Maria com José, e o menino deitado no presépio (Lc 2,16).

Neste último domingo do ano civil, celebramos com alegria a festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Felizes por procurarmos trilhar os caminhos do Senhor, acolhamos os valores deixados pela família de Nazaré. Também tenhamos presentes as dificuldades enfrentadas pelas nossas famílias, em consequência da pandemia.

A liturgia deste domingo propõe-nos a família de Jesus como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… Como a família de Jesus – diz-nos a liturgia deste dia – as nossas famílias devem viver numa atenção constante aos desafios de Deus e às necessidades dos irmãos.


O Evangelho põe-nos diante da Sagrada Família de Nazaré apresentando Jesus no Templo de Jerusalém. A cena mostra uma família que escuta a Palavra de Deus, que procura concretizá-la na vida e que consagra a Deus a vida dos seus membros. Nas figuras de Ana e Simeão, Lucas propõe-nos também o exemplo de dois anciãos de olhos postos no futuro, capazes de perceber os sinais de Deus e de testemunhar a presença libertadora de Deus no meio dos homens.

A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que

vivem “em Cristo” e aceitaram ser “Homem Novo”. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que conosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.
A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.

O final do ano tem o poder de nos encher de esperança, ver o relógio chegar a 00:00 do primeiro dia do ano que se inicia é renovador. E a pergunta que não quer calar é: esse ano também será assim? Conseguiremos renovar as esperanças depois de um ano em que fomos confrontados com a nossa incapacidade de controlar as coisas?

Renovar a esperança é uma decisão e não deveria ser anual, ela precisa ser diária. Existe uma boa parte da nossa vida que não conseguimos controlar, existem várias situações diárias que não saem como esperamos, frente a cada uma delas você sempre terá duas opções: focar no que você controla ou focar no que está fora do seu controle.

Dia 01/01/21 vai trazer com ele o início de um ano, mas quem pode trazer uma maneira diferente de ver as coisas é você mesmo. Eu não sei o que o próximo ano nos reserva, e honestamente no final do ano passado não sei se alguém conseguia imaginar o que 2020 nos reservava, mas sabe o que eu aprendi? Não importa tanto o que passa fora, a vida sempre tem a ver com o que passa dentro. Como eu interpreto o mundo e os acontecimentos que a vida me reserva.

O SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA APRESENTA AS SEGUINTES REFLEXÕES:

 01- OLÁ: INTRODUÇÃO À TEMÁTICA DO DOMINGO DA SAGRADA FAMÍLIA E OS VOTOS DE 2021;
02- LEITURAS DA FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA E REFLEXÃO I;
03- LEITURAS DA SEMANA DA OITAVA DE NATAL;
04- REFLEXÃO DOMINICAL SOBRE O EVNGELHO DE LC 2,22-40;
05- PAIS E FILHOS: CONVIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE PANDEMIA;
06- 1.º DE JANEIRO: SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS;
07- LITURGIA DO DIA PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2021;
08- REFLEXÃO PARA O DIA PRIMEIRO DE JANEIRO DE 2021;
09- PANDEMIA DE CORONAVÍRUS: BRASIL FICA PARA TRÁS NA ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 E ACENDE ALERTA;
10- PAPA FRANCISCO E A FAMÍLIA;
11- PENSE NISSO: A FAMÍLIA É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA.

DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões.  Agradeço!

Sérgio Bonadiman

 

# FIQUE EM CASA!

SE PRECISAR SAIR, USE A MÁSCARA DE FORMA CORRETA:
COBRINDO NARIZ, BOCA E QUEIXO.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário