domingo, 6 de junho de 2021

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 06 DE JUNHO DE 2021

“Quem faz a vontade de Deus,
esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mc 3,35).

10º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B


OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1- LITURGIA DO 10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Estamos retomando, irmãos e irmãs, o Tempo Comum da liturgia. A cada domingo somos convidados a fazer a experiência de intimidade com o Senhor, como os primeiros discípulos. A palavra de Jesus é sempre viva. Ela ilumina nossa consciência e nos pede uma adesão, cada vez mais firme e concreta, à proposta do Reino de Deus. Ao fazermos o caminho com Jesus, vamos nos configurando à sua vontade, e podemos ser chamados seus irmãos e irmãs. Essa é a nossa dignidade e alegria!

A liturgia deste décimo domingo do tempo comum, do ano litúrgico B, nos faz uma pergunta provocante: Como ser a família de Deus? Como fazer parte da família de Deus diante do projeto que Deus tem para cada um de nós. Somos confrontados, diariamente, com a dialética do bem versus o mal. Deus manifesta-nos o seu amor em seu Filho, Nosso Senhor Jesus cristo, que dialoga com os homens e as mulheres.

Um dos mistérios que mais questiona os nossos contemporâneos é o mistério do mal. Fica uma pergunta: Esse mal que vemos, todos os dias, tornar sombria e deprimente essa “casa” que é o mundo, vem de Deus, ou vem do homem? A Palavra de Deus responde: o mal nunca vem de Deus. Deus criou-nos para a vida e para a felicidade e deu-nos todas as condições para imprimirmos à nossa existência uma dinâmica de vida, de felicidade, de realização plena. O mal resulta das nossas escolhas erradas, do nosso orgulho, do nosso egoísmo e auto-suficiência. Quando o homem escolhe viver orgulhosamente só, ignorando as propostas de Deus e prescindindo do amor, constrói cidades de egoísmo, de injustiça, de prepotência, de sofrimento, de pecado. Fica claro, na primeira leitura, que prescindir de Deus e caminhar longe d’Ele, leva o homem ao confronto e à hostilidade com os outros homens e mulheres. Nasce, então, a injustiça, a exploração, a violência. Os outros homens e mulheres deixam de ser irmãos, para passarem a ser ameaças ao próprio bem-estar, à própria segurança, aos próprios interesses. Prescindir de Deus e dos seus caminhos significa construir uma história de inimizade com o resto da criação. A natureza deixa de ser, então, a casa comum que Deus ofereceu a todos os homens como espaço de vida e de felicidade, para se tornar algo que eu uso e exploro em meu proveito próprio, sem considerar a sua dignidade, beleza e grandeza.

No Evangelho de hoje Jesus anuncia o Evangelho, começa a pregar o Evangelho na cidade de Cafarnaum. Há sérias oposições à pregação de Jesus e ao Reino que ele prega. Jesus se “auto revela”. Jesus prega numa casa, onde estão sentados e instalados os parentes e os mestres da Lei, como se fosse uma Assembléia.

São três diálogos: dois com seus familiares, no princípio e no fim, e outro com os Escribas. Os familiares de Jesus querem leva-lo de Cafarnaum para Nazaré, considerado por eles de louco ou herético, que deveria voltar ao caminho autêntico de judeu.

O Evangelho de hoje apresenta três diálogos de Jesus: dois com os seus familiares, no princípio e no fim, outro com os escribas, no meio. Fitemo-nos, por fim, pelos familiares de Jesus. Diz-se que vão a Cafarnaum para levar Jesus desta casa onde está para a sua casa em Nazaré. Muitas são as razões: muito tempo fora da família, notícias contraditórias sobre a sua atividade, mensagem em contraste com a doutrina oficial dos escribas e fariseus, contato com os pecadores de quem é amigo, não seguimento da tradição dos antigos nem respeito pelo sábado; enfim, Jesus é considerado louco e herético. A intenção principal é reconduzi-lo ao caminho reto de um autêntico judeu. Há os que ficam de fora e os que estão dentro. Imagem atualíssima para nós hoje. Podemos andar por fora, arredios, ficar à porta, até nos chamarmos “católicos não praticantes”. Que significa isso? Faz sentido? Ou se é ou não se é. Aí está de novo a radicalidade da opção por Jesus. Ou ficamos fora, ou estamos dentro da casa, unidos a Jesus, a escutá-l’O e a segui-l’O com todo o nosso ser, com todo o nosso coração.

02- Dia do Sagrado Coração de Jesus: 11/06

O Dia do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel que se comemora na segunda sexta-feira após o Corpo de Cristo, sendo uma das três solenidades do Tempo Comum.

 

Esta devoção terá sido pedida pelo próprio Jesus Cristo, por intermédio de aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII.

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus nos conduz ao centro da fé cristã, iluminando-a na Teologia do Amor oblativo de Jesus Cristo, cujo lado aberto de Jesus, na Cruz, é o símbolo mais eloqüente.  Uma celebração para acolher o convite do Evangelho: olhar para aquele que transpassaram e perceber ali o motivo central da vontade divina: tanto amou a humanidade, a ponto de enviar seu Filho para salvá-la.

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

 

Coração de Jesus,
eu confio em vós,
mas aumentai a minha confiança.
Vós dissestes: "Pedi e recebereis".
Confiando nas vossas promessas,
venho pedir vossa ajuda.
Vós estais mais interessado
na nossa felicidade
que nós mesmos.
Por isso ponho em vosso Coração
os meus pedidos,
as minhas preocupações,
os meus sofrimentos
e as minhas esperanças.
Coração de Jesus,
eu confio em Vós,
mas aumentai a minha confiança.
Jesus, manso e humilde de coração,
fazei meu coração semelhante ao vosso.

 

https://www.calendarr.com/portugal/dia-do-sagrado-coracao-de-jesus/

 

03- IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA: 12/06

CONSAGRAÇÃO

(Antes de iniciar, pedir a graça que necessita.)
Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, agraciada do Pai, plena de beleza e virtudes. Confiante em vossa maternal bondade e cheio do desejo de crescer como discípulo de Cristo Senhor, venho ofertar-me inteiramente ao vosso Imaculado Coração, fonte inesgotável do mais puro amor. Consagro-vos, ó Senhora, todo meu entendimento, todo meu coração, toda minha vida, minha saúde, família, amigos e emprego. Dissipai, Senhora, por vossa Imaculada Conceição, toda maldade, egoísmo, fechamento do meu coração, para que sempre vos ofereça o amor que mereceis. Concedei-me, Virgem prudentíssima, a Graça de que necessito para que jamais, vítima de minhas fraquezas, seja afastado da presença de Jesus Cristo, vosso amado Filho. A quem por vossas preces e méritos me confio. Acolhei-me e defendei-me, doce e amável coração, agora e na hora da morte. Amém. D. Imaculado Coração de Maria. Todos: Sede o nosso refúgio. Amém.

04- MÊS DE JUNHO

 - Vermelho: O laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue. Isso se deve ao dia 14/06, o "Dia Mundial do Doador de Sangue". Junho ainda se colore de Laranja para a conscientizar sobre a anemia e leucemia.

EIS O SB SABENDO BEM DESTE 10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM E DESTA SEMANA:


01- PRA COMEÇO DE CONVERSA: - LITURGIA DO 10.º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B- DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (11/06) E ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – MÊS DE JUNHO;

02- LEITURAS DO 10.º D.T.C. ANO B

03-LITURGIA DA SEMANA E DATAS COMEMORATIVAS;

04- REFLEXÃO DOMINICAL I: FAZER A VONTADE DE DEUS;

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: UM JEITO DESCONCERTANTE;

06- LITURGIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: LEITURAS E REFLEXÃO;

07- ATUALIDADE: 5 RAZÕES PARA OS AMBIENTALISTAS USAREM OS PRINCÍPIOS CATÓLICOS;

08- ESTILO DE VIDA: O SENTIDO DO SOFRIMENTO PARA O CRISTÃO;

09- COMUNHÃO ESPIRITUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: COMO FAZER A COMUNHÃO ESPIRITUAL E QUAL O VALOR DESSA FORMA DE RECEBER JESUS: - ORAÇÃO PARA A COMUNHÃO ESPIRITUAL (PAPA FRANCISCO);

10- FORMAÇÃO - RELACIONAMENTO SAUDÁVEL: 10 DIAS PARA UM BOM NAMORO;

11- SANTO AGOSTINHO E A EUCARISTIA;

12- PENSE NISSO: LEIA AS MANCHETES ABAIXO E PENSE SOBRE ALGUMAS COISAS QUE ESTÃO ACONTECENDO...


DESEJO A TODOS UMA ÓTIMA REFLEXÃO!

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: bonadimansergio@gmail.com

# USO MÁSCARA PORQUE AMO A VIDA!

# VACINA SIM!

ALERTA PARA A ANEMIA E LEUCEMIA: DOE SANGUE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário