sábado, 14 de maio de 2022

SEJA BEM-VINDO!

DOMINGO, 15 DE MAIO DE 2022

QUINTO DOMINGO DA PÁSCOA – ANO C

Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor:  amai-vos uns aos outros como eu vos amei (Jo 13,34).

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...                                        

1- Liturgia do 5.º Domingo da Páscoa – Ano C

O tema fundamental da liturgia deste 5 º Domingo de Páscoa é o amor: «Nisto conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.» O distintivo dos seguidores de Jesus é o amor fraterno, a capacidade de amar até ao dom total da vida.

Neste domingo somos convidados a testemunhar o amor a Deus e ao próximo. Ele é quem identifica os seguidores de Jesus, ou seja, a capacidade de amar até o dom total da vida como Cristo nos amou. O novo mandamento: "amai-vos uns aos outros, como eu vos amei", é fundamento da nova comunidade. Ela deve se entregar como seu Mestre e Senhor cumprindo a vocação para a qual foi chamada: viver a santidade testemunhando o amor de Deus no mundo.

Palavras e gestos identificam cada pessoa. Colocando amor verdadeiro em tudo o que diz e faz, o batizado é reconhecido como discípulo missionário de Cristo, fiel a Ele em qualquer situação, comprometido na construção de “um novo céu e uma nova terra”.

02- A novidade do mandamento do Amor

A “novidade” do mandamento do amor O Evangelho de hoje leva- -nos ao Cenáculo, para nos fazer ouvir algumas das palavras que Jesus dirigiu aos discípulos no “discurso de despedida”, antes da sua Paixão. Depois de ter lavado os pés aos Doze, Ele lhes diz: «Dou-vos um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Assim como Eu vos amei, também vós deveis amar-vos uns aos outros» (Jo 13, 34). Mas em que sentido Jesus chama “novo” este mandamento? Porque sabemos que já no Antigo Testamento Deus tinha ordenado aos membros do seu povo que amassem o próximo como a si mesmos (cf. Lv 19, 18). A quantos lhe perguntavam qual fosse o maior mandamento da Lei, o próprio Jesus respondia que o primeiro é amar a Deus com todo o coração e, o seguindo, amar o próximo como si mesmo (cf. Mt 22, 38-39). Então, qual é a novidade deste mandamento que Jesus confia aos seus discípulos? Porque o chama “novo mandamento”? O antigo mandamento do amor tornou-se novo porque foi completado com este acréscimo: “Assim como Eu vos amei”, “Amai-vos assim como Eu vos amei”. A novidade está totalmente no amor de Jesus Cristo, aquele com o qual Ele deu a vida por nós. Trata-se do amor de Deus, universal, incondicional e ilimitado, que encontra o ápice na Cruz. Naquele momento de extremo abaixamento, naquele instante de abandono ao Pai, o Filho de Deus mostrou e ofereceu ao mundo a plenitude do amor. Voltando a pensar na Paixão e agonia de Cristo, os discípulos entenderam o significado daquelas suas palavras: “Assim como Eu vos amei, também vós deveis amar-vos uns aos outros”. (Papa Francisco, oração Regina Coeli, 19/5/2019).

https://www.diocesedeerexim.org.br/painel/admin/upload/revistas_pdf/rev-346-5-missas_maio_2022.pdf

3- Sínodo dos Bispos 2021-2023

Estamos vivenciando o Sínodo dos Bispos. Ele foi convocado pelo Papa Francisco. Nossa Igreja Diocesana participou pelo processo de escuta através de uma pesquisa realizada no site diocesano. Agora é o momento de enviar a síntese para a Equipe Nacional e esta encaminhará para a Santa Sé. Acompanhemos com nossas orações. - Sobre a logomarca do Sínodo dos Bispos: Uma grande árvore majestosa, cheia de sabedoria e luz, atinge o céu. Sinal de profunda vitalidade e esperança, exprime a cruz de Cristo. Traz a Eucaristia, que brilha como o sol. Os ramos horizontais se abrem como mãos ou asas e sugerem, ao mesmo tempo, o Espírito Santo. O povo de Deus não é estático: está em movimento, em referência direta à etimologia da palavra sínodo, que significa "caminhar junto". As pessoas estão unidas pela mesma dinâmica e respiram da Árvore da Vida, a partir da qual iniciam sua jornada. Essas 15 silhuetas resumem toda a nossa humanidade em sua diversidade de situações de vida, gerações e origens. Este aspecto é reforçado pela multiplicidade de cores vivas que são, elas próprias, sinais de alegria. Não há hierarquia entre essas pessoas que estão todas no mesmo nível: jovens, velhos, homens, mulheres, adolescentes, crianças, leigos, religiosos, pais, casais, solteiros, deficientes; o bispo e a freira não estão à frente deles, mas entre eles. Muito naturalmente, as crianças e depois os adolescentes abrem o caminho, referindo-se as palavras de Jesus no Evangelho: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e revelastes aos pequeninos". A linha de base horizontal: "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão", vai da esquerda para a direita no sentido de uma marcha, sublinhando e reforçando-a, terminando com o título "Sínodo 2021-2023": o ponto culminante que resume tudo. A autora da logomarca é a francesa Isabelle de Senilhes, que mora em Paris.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/conheca-ossignificados-da-logomarca-do-sinodo-2023-lancada-pelo-vaticano/

SB SABENDO BEM DESTE DOMINGO E DESTA SEMANA

 

01- OLÁ! PRA COMEÇO DE CONVERSA...

1. Liturgia do 5.º Domingo da Páscoa – Ano C;

2. A novidade do mandamento do Amor;

3. Sínodo dos Bispos 2021-2023.

02- LEITURAS DA MISSA DO 5.º DOMINGO DA PÁSCOA- ANO C;

03- LITURGIA DA SEMANA DE 16 DE MAIO A 22 DE MAIO;

       04- REFLEXÃO DOMINICAL I: “EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO:   QUE VOS AMEI UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO EU VOS AMEI” (Jo 13,34);

05- REFLEXÃO DOMINICAL II: MANDAMENTO NOVO PORQUE JESUS É O MODELO;

06- CATEQUESE: A MISSA EXPLICADA - O SENTIDO DE CADA PARTE DA MISSA (II);

07- EDUCAÇÃO: A QUE SE DESTINA E EM QUE SENTIDO NOS INTERPELA;

08- REZAR EM FAMÍLIA: COMO A ESPIRITUALIDADE MARIANA DEVE SER VIVIDA EM FAMÍLIA?

09- AMOR À FARMÁCIA E AO PRÓXIMO: UMA HISTÓRIA INSPIRADORA;

10- ATUALIDADE: POR QUE O FANATISMO É PERIGOSO PARA INDIVÍDUOS E A SOCIEDADE;

11- EPISTEMOLOGIA DA CATEQUESE: FORMAÇÃO CRISTÃ E MISTAGOGIA NOS DOCUMENTOS DO VATICANO II;

12- SANTO AGOSTINHO E O MANDAMENTO NOVO;

13- SUGESTÃO DE LEITURA

1. Espiritualidade, amor e êxtase (Frei Betto);

2. Os obstáculos ao amor e à fé: o amadurecimento humano e a Espiritualidade Cristã (José Del-Fraro Filho).

Caro(a) Leitor(a) amigo(a):

O meu abraço fraterno e uma ótima semana a todos!

ACESSE SEMPRE O BLOG: sbsabendobem.blogspot.com e divulgue aos seus amigos, conhecidos e contatos nas redes sociais. Comente, faça sugestões. Agradeço!

Escreva para: sbsabedobem@gmail.com

# VACINAR É UM ATO DE AMOR!

EU CUIDO DE VOCÊ E VOCÊ CUIDA DE MIM
E DEUS CUIDA DE NÓS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário