sábado, 28 de maio de 2022

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR– ANO C

OLÁ: PRA COMEÇO DE CONVERSA...               

1-    Liturgia da Solenidade da Ascensão do Senhor – Ano c

  

Neste domingo, celebrando a Ascensão do Senhor, agradeçamos a Deus Pai a elevação sagrada de seu Filho e recebamos d’Ele a confirmação de que todos nós fomos, com Ele, introduzidos na intimidade definitiva de Deus. Com Maria e os apóstolos, aguardemos a vinda do Espírito Santo, conforme a promessa de Cristo.(Folheto O Povo de Deus SP).

Com a Ascensão do Senhor, recordamos a grandeza do Pai, que vence a morte e eleva Jesus. No mistério pascal de Cristo, Deus nos mostra que a nossa missão consiste em realizar sempre a sua vontade. Somos fortalecidos pela graça e força do Espírito Santo para sermos continuadores da missão de Jesus. A Ascensão do Senhor é o selo da nossa vitória sobre as forças desse mundo e é uma garantia de nossa participação na glória eterna. Hoje, também celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Em nossa Arquidiocese temos a Rádio 9 de Julho, que é um grande veículo de comunicação do Evangelho em nossa cidade de São Paulo. Na mensagem dirigida ao povo por ocasião deste dia, o Papa Francisco pede aos fiéis para escutar com o ouvido e com o coração.

Porque Cristo seguiu o caminho da doação generosa até a morte na Cruz, o Pai O glorificou, como celebramos nesta solenidade da sua Ascensão ao céu. Nela, renovamos nossa esperança na vida eterna com Ele; rezamos pela missão da Igreja e pela unidade cristã; louvamos a Deus pelos recursos de evangelização dos Meios de Comunicação Social.

1-    56º Dia  Mundial dos Meios de Comunicação Social

 

Sob o título “Escutar com o ouvido do coração”, o Papa Francisco divulgou no último dia 24 de janeiro, data dedicada a São Francisco de Salles, a sua mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais (56º DMCS). A data será celebrada no dia 29 de maio de 2022, Domingo da Ascensão do Senhor.

 

2-    Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos( SOUC)

- Este ano, a Semana acontece de 29 de maio a 05 de junho com o tema: "Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem" (cf.: Mateus 2:2). A arte escolhida foi enviada por Alexandre Amorim. Baseada na técnica da xilogravura, representa os três reis magos indo ao encontro do menino Jesus que, com José e Maria, estavam na tenda de Belém. O Evangelho de Mateus nos lembra que o aparecimento do astro/estrela no céu da Judeia representa um sinal de esperança que conduz os magos e os povos da terra ao lugar de nascimento de Jesus. Esse astro é um dom, uma indicação da presença amorosa de Deus para toda a humanidade. A jornada realizada pelos magos até a manjedoura representa a busca da humanidade pela amorosidade de Deus e diversidade da criação. Eles nos revelam que, a partir de Jesus, Deus deseja a unidade entre todas as nações. Os magos viajam vindo de países distantes e representam culturas diversas, mas estão impulsionados pela mesma esperança que é a da inauguração de um novo tempo em que os conflitos, discriminações e violências sejam, por fim, superados. Por isso, as pessoas cristãs são chamadas a ser um sinal de Deus, vivendo de forma concreta a unidade na diversidade.

- Mais informações no site do CONIC: https:// www.conic.org.br/portal/

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário