segunda-feira, 5 de setembro de 2022

DESTAQUES DA 59ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

 

 

DESTAQUES DA 59ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Os bispos reunidos na 59ª Assembleia Geral da CNBB, encaminharam decisões sobre dois temas de destaque do encontro. A tradução do missal e a formação para o ministério dos catequistas foram aprovados nesta quarta-feira (31 de agosto), no quarto dia de assembleia. Ambos os assuntos já vinham sendo debatidos pelo episcopado desde antes da assembleia.

 

O processo de tradução do missal levou 18 anos e agora está devidamente concluído. A votação que aprovou a versão final foi decidida por 269 votos favoráveis, 6 a abstenções e 3 votos contrários.

 

 A formação aprovada para o ministério do catequista foi pensada para ser um período de discernimento que proporcionará uma formação humana, comunitária, espiritual, doutrinária, teológica e pastoral-missionária. O trajeto formativo foi projetado para um período de cinco anos, oferecendo uma visão orgânica da pastoral para que os candidatos ao ministério possam abraçar com responsabilidade a missão que Deus quer confiar a eles.

 

A instituição de uma formação específica para o ministério do catequista é um pedido do Papa Francisco. Em maio de 2021, o sumo pontífice publicou o motu proprio Antiquum Ministerium criando o ministério do catequista.

Os bispos participantes da 59ª Assembleia Geral da CNBB também abordaram outros temas durante a quarta-feira. Dois assuntos de destaque do encontro foram pautados ao longo do dia, mas ainda aguardam aprovação.

 

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB voltou a apresentar, na manhã da quarta-feira, as alterações feitas ao texto de Estudos 114 da CNBB, sobre a Animação Bíblica da Pastoral. Tais modificações foram realizadas a partir das sugestões realizadas pelo episcopado, mas ainda precisarão ser aprovadas pelos bispos para que o texto se torne um Documento da CNBB.

 

Após três anos de trabalhos de escuta, a atualização do Estatuto d-a CNBB deve ser votada durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB. Uma das alterações importantes do Estatuto trata de esclarecer a tipologia, o papel e a relação dos Organismos com a CNBB. A proposta é criar uma classificação com três tipos de organismos, que distingue cada tipo de instituição com normas específicas de acordo com sua relação com a CNBB.

 

https://www.diocesejoinvile.com.br/informa/bispos-aprovam-formacao-para-o-ministerio-dos-catequistas-e-traducao-do-missal-2022-09-01-10-0813


Nenhum comentário:

Postar um comentário